janelas / Anúncio do Microsoft Windows Server 2019 promete grandes espaços de armazenamento de 4 PB 1 minuto lido

MSFT

O Windows Server 2019 foi criado para fornecer uma série de vantagens sobre as partes existentes do software do sistema com base no kernel do NT. A Microsoft resumiu as mudanças no início da semana, e agora parece que o novo sistema operacional será capaz de suportar Direct Pools massivos.

O Storage Spaces Direct capacita os administradores de sistema a agrupar o espaço em disco em uma única grande área, o que não é um conceito novo de forma alguma. O Windows Server 2016 Datacenter Edition tinha a capacidade de fazer isso há dois anos. Mesmo a revisão de 2012 do pacote do servidor tinha alguns recursos básicos de pool. O que esta atualização faz, no entanto, começou a fazer algumas manchetes.

Cosmos Darwin, um gerente de programa designado para a equipe de desenvolvimento de produtos Windows Server da Microsoft, diz que Redmond em breve quadruplicará a quantidade de espaço de armazenamento que um pool poderia conter.

Isso se traduz em pools enormes de até quatro petabytes. Novos discos podem ser adicionados automaticamente a um pool assim que são montados, o que torna o processo muito mais fácil de lidar do que qualquer outro baseado na contabilidade manual de volume.

As organizações que não podem pagar por soluções de armazenamento mais caras podem querer montar coleções de dispositivos de armazenamento relativamente baratos baseados em interfaces SATA ou NVMe regulares. Embora uma coleção como essa ainda possa ser bastante cara, é muito mais barata do que outras tecnologias concorrentes. Também é muito mais fácil de lidar do que os conjuntos RAID mais tradicionais.

O suporte de dois nós também será integrado à nova versão do Storage Spaces Direct. Aparentemente, ele pode funcionar com infraestrutura que foi reduzida a apenas dois nós separados. Embora você possa pensar que precisa de um servidor separado, máquina virtual ou conexão da web para atuar como desempatador, Darwin promete que um pen drive USB comum pode realizar a mesma tarefa ao trabalhar com esse recurso.

Os drives USB não são estranhos às salas de servidores, de forma alguma, então isso deve representar uma solução de baixo custo que pode ser implantada mesmo em áreas que não têm conexões externas ou compartilhamentos de servidor. Ele nem precisa ter o suporte do Active Directory habilitado, o que pode ser útil para quem trabalhou em ambientes muito bloqueados com muitos recursos do Windows Server desabilitados.

Tag Windows Server 2019