Intel promoverá o padrão AIB que permite várias CPUs em um único dado após ingressar na CHIPS Alliance

Hardware / Intel promoverá o padrão AIB que permite várias CPUs em um único dado após ingressar na CHIPS Alliance 2 minutos lidos

Intel



A Intel está promovendo ativamente a ideia de montar e executar várias CPUs personalizadas em um único pacote de matriz. A empresa recentemente se juntou à CHIPS Alliance e até contribuiu com o padrão Advanced Interface Bus (AIB). A Intel espera promover uma adoção mais ampla do padrão, o que, por sua vez, pode estimular o desenvolvimento de aplicativos e plataformas que aproveitem as vantagens do mesmo.

A Intel conquistou um assento no conselho administrativo da CHIPS Alliance. A associação com a aliança não deve ajudar apenas a Intel, mas também outras empresas que trabalham com circuitos integrados e semicondutores de alta intensidade ou específicos para trabalhos. Simplificando, a Intel está tentando colaborar ativamente com a CHIPS Alliance para impulsionar o desenvolvimento e a adoção do Padrão AIB.



Intel compartilha detalhes cruciais sobre o barramento de interface avançada (AIB) com a CHIPS Alliance:

A CHIPS Alliance reconheceu oficialmente a Intel, um dos principais fabricantes de semicondutores ou processadores que ingressou como seu mais novo membro. Curiosamente, imediatamente após se associar, a Intel contribuiu com o Advanced Interface Bus (AIB) para a CHIPS Alliance.



O Advanced Interface Bus é um padrão de código aberto, livre de royalties e nível PHY para conectar múltiplas matrizes de semicondutores dentro do mesmo pacote. A Intel afirma que o gesto de boa vontade incentivará um ambiente de indústria em que o IP de silício possa ser desenvolvido usando qualquer processo de semicondutor como um 'chip'. O Padrão AIB também deve permitir uma integração mais fácil com outros chips em um único dispositivo para fornecer novos níveis de funcionalidade e otimização.



https://twitter.com/erkavita15/status/1221769117281079297

Simplificando, o padrão AIB abrirá imediatamente as possibilidades de personalizar fortemente os processadores com design e requisitos específicos de tarefas. Em seu estado predominante, CPUs e outros semicondutores vêm em uma matriz predefinida que é bastante difícil de personalizar. Além disso, os usuários finais geralmente não precisam de alguns componentes na matriz, mas precisam adquirir o processador completo. Isso aumenta desnecessariamente os custos e também torna o desenvolvimento caro.

Com a adoção mais ampla do Padrão AIB e eventual projeto e implantação da arquitetura Chiplet, os desenvolvedores de dispositivos e engenheiros de software serão capazes de escalar e crescer além dos limites da fabricação de semicondutores monolíticos padrão da indústria. Conforme mencionado acima, o ajuste fino do hardware físico real dos processadores deve reduzir o custo de desenvolvimento, não apenas reduzindo o custo de aquisição de semicondutores, mas também a codificação de software.



Intel espera que o mundo dos eletrônicos de consumo e a IoT adote o padrão AIB?

A Intel espera claramente que sua associação com a CHIPS Alliance impulsione substancialmente a inovação e a subsequente adoção do dispositivo personalizado e do design do chip. Os detalhes técnicos do AIB estarão disponíveis em breve no Página do GitHub da CHIPS Alliance . A propósito, a Intel e a CHIPS Alliance desenvolverão as especificações e garantias do AIB como parte do Interconnects Workgroup. Como esperado, o grupo garantiu que começaria a trabalhar imediatamente. O grupo também planeja fazer novas contribuições, que devem promover maior inovação e adoção das novas especificações AIB rapidamente.

Falando sobre o novo joinee e o desenvolvimento esperado do Padrão AIB, Dr. Zvonimir Bandić, presidente da CHIPS Alliance e diretor sênior de arquitetura de plataformas de próxima geração da Western Digital disse:

“Não poderíamos estar mais felizes em receber a Intel na CHIPS Alliance. A seleção da CHIPS Alliance pela Intel para as especificações AIB afirma o papel de liderança que a organização impacta nas ferramentas de desenvolvimento de hardware e software de código aberto. Esperamos uma adoção mais rápida do AIB como uma interface de chip de código aberto. ”

A CHIPS Alliance é hospedada pela Linux Foundation. Sua agenda principal é ajudar a encorajar mais ambiente de código aberto / colaborativo para a criação e implantação de SoCs abertos, periféricos e ferramentas de software. A Aliança é principalmente voltada para acelerar o desenvolvimento de ferramentas de código aberto para o rápido tecnologias emergentes que vão para produtos eletrônicos de consumo . A Alliance também está ajudando a impulsionar a colaboração nos aplicativos e padrões da Internet das Coisas (IoT).

Tag amd intel