Nvidia e ARM colaboram em uma plataforma de design de referência para ajudar as empresas a criar servidores baseados em Arm com aceleração de GPU

Hardware / Nvidia e ARM colaboram em uma plataforma de design de referência para ajudar as empresas a criar servidores baseados em Arm com aceleração de GPU 2 minutos lidos

Nvidia



A Nvidia introduziu recentemente uma plataforma de design de referência que permite às empresas construir servidores baseados em Arm acelerados por GPU. A empresa está bem familiarizada com o ARM, pois eles incorporaram a arquitetura em seus chips Tegra e outros produtos de sistema em um chip para jogos portáteis, veículos autônomos, robótica e computação IA incorporada.

Na conferência de supercomputação SC19, a empresa GPU anunciado uma colaboração com a ARM e seus parceiros de ecossistema Ampere, Fujitsu e Marvell, para garantir que as GPUs NVIDIA funcionem bem com processadores baseados em Arm. Esta parceria está se formando há um bom tempo, já que no início deste ano a Nvidia anunciou oficialmente o suporte para processadores com arquitetura ARM junto com toda a sua pilha de software de IA e HPC.



Além de tornar seu próprio software compatível com Arm, a NVIDIA está trabalhando em estreita colaboração com seu amplo ecossistema de desenvolvedores para trazer aceleração de GPU para Arm para aplicativos HPC, como GROMACS, LAMMPS, MILC, NAMD, Quantum Espresso e Relion. A NVIDIA e seus parceiros de ecossistema de aplicativos HPC compilaram um código extenso para trazer a aceleração de GPU para seus aplicativos na plataforma Arm.



Para habilitar o ecossistema Arm, a NVIDIA colaborou com os principais distribuidores Linux Canonical, Red Hat, Inc. e SUSE, bem como com os fornecedores líderes da indústria de ferramentas essenciais de HPC.



Centros de supercomputação líderes mundiais começaram a testar sistemas de computação baseados em GPU acelerados por GPU. Isso inclui Oak Ridge e Sandia National Laboratories, nos Estados Unidos; a University of Bristol, no Reino Unido; e Riken, no Japão.

- Nvidia Newsroom

Os chips ARM alimentam a maioria dos dispositivos móveis em todo o mundo, portanto, a arquitetura permanece com eficiência energética por design. Como a arquitetura é licenciada, com ARM, vários fabricantes de silício podem ser considerados. O consumo de energia continua sendo uma grande preocupação com os HPCs e o uso de ARM pode compensar esse problema em grande medida.



O uso do ARM em HPCs e data centers ainda é pequeno em comparação com sistemas x86, mas a Nvidia vê o potencial aqui. Seu arquirrival AMD também começou a competir ferozmente no mercado de HPC e Datacenter com seus processadores de servidor EPYC e aceleradores de GPU Radeon Instinct. A Nvidia precisa adotar o ARM cedo, já que, ao contrário de alguns fabricantes, a Nvidia não faz CPUs, por isso falta a coerência CPU-GPU que a AMD e Intel podem oferecer.

O mercado global de HPC foi avaliado em US $ 34,62 bilhões em 2017, dominado principalmente por empresas como IBM e Intel. Está se expandindo em ritmo acelerado a cada ano e muitos analistas prevêem um grande impulso com o início do 5G. Muitas empresas estão tentando se firmar aqui e isso acontece em um momento em que os ganhos de IPC da Intel parecem ter estagnado mesmo com arquiteturas mais recentes.

Tag BRAÇO nvidia