Como desbloquear e fazer root no Samsung Galaxy A51

De acordo com análises de mercado, o Samsung Galaxy A51 é um dos telefones Android de médio porte mais vendidos para o primeiro trimestre de 2020. Ele vem com uma tela AMOLED de 6,5 ”, chipset Exynos 9611 (10nm) com GPU MP3 Mali-G72 e 4GB / 6GB / Variantes de 8 GB de RAM.

O A51 não recebeu muito amor da comunidade mod, já que o Galaxy A71 é apenas um pouco mais caro, mas tem especificações muito melhores. Portanto, atualmente não há TWRP disponível para o A51, oficial ou não oficial. Ainda há uma maneira de desbloquear e fazer root no Galaxy A51, mas é extremamente complicado e requer muita paciência.

Você precisa do Windows e do Linux , mas não há problema em usar um USB Linux inicializável como o Kalix Live. Isso ocorre porque você precisará criar um novo arquivo firmware.img usando o terminal Linux durante este guia. Alternativamente, você pode usar o sistema Linux Bash para Windows.

Só podemos recomendar o procedimento para pessoas familiarizadas com Linux ou que tenham muito tempo e paciência e queiram desesperadamente fazer root no Samsung Galaxy A51.

Requisitos:

• PC com Windows e sistema operacional Linux inicializável ou Windows com sistema Linux Bash
  • Frija ou SamFirm para baixar o firmware oficial do Galaxy A51
  • GSI Android 10 A / B Gapps arm64v8
  • Extrator LZ4
  • Simg2img
  • LPunpack Tool
  • Odin
  • 7zip
  • Kernel permissivo

Desbloquear o carregador de inicialização Galaxy A51

1. Vá para Configurações> Sobre o telefone> toque em Número da versão 7 vezes para desbloquear o Modo de desenvolvedor.
  2. Vá para Developer Options> enable OEM Unlocking.
  3. Desligue o Galaxy A51 e segure ambos os botões de volume enquanto conecta o telefone ao PC via USB.
  4. O telefone será inicializado no modo de download. Segure o botão Aumentar volume para desbloquear o bootloader.

Seu Galaxy A51 fará uma redefinição de fábrica e reinicializará no assistente de configuração do Android.

Preparando os arquivos .img no Windows

1. Baixe o firmware oficial da Samsung para seu modelo exato do Galaxy A51 e variante de firmware regional.
  2. Extraia o arquivo denominado AP_file.tar.md5 do arquivo firmware.zip.
  3. Usando 7zip, extraia o arquivo denominado super.img.lz4 do arquivo AP_file.tar.md5.
  4. Coloque o arquivo super.img.iz4 na pasta LZ4, abra um prompt CMD e digite:
    lz4.exe -d super.img.lz4 superLZ4.img
  5. Agora coloque o arquivo superLZ4.img na pasta Simg2img e digite CMD:
    simg2img.exe -i superLZ4.img -o superSIMG.img

Criação de um arquivo flashável .img no Linux

Avisamos que este guia exigirá um terminal Linux (ou Linux Bash System para Windows). Pegue uma cafeteira fervendo.

Pegue o arquivo superSIMG.img da partição do Windows e coloque-o na pasta otatools / bin.

Extraia o arquivo .img usando o terminal Linux com este comando:

./lpunpack --slot = 0 superSIMG.img

Agora coloque o GSI Android 10 A / B Gapps arm64v8 na mesma pasta Linux de onde você acabou de extrair superSIMG.img e renomeie o arquivo GSI para system.img. Sua pasta deve conter odm.img, system.img, vendor.img e product.img.

Agora precisamos realizar uma etapa extremamente crítica e sensível, onde combinaremos todos esses arquivos em um único arquivo super.img. Leia esta seção cuidadosamente antes de continuar.

No comando Linux a seguir, existem alguns números muito importantes que você precisa alterar. Eles se referem aos tamanhos (em bytes) dos arquivos 3 .img que você extraiu (odm, fornecedor e produto), mais o system.img que você baixou / renomeou. Você precisa atualizar o código com os tamanhos reais em bytes de seus arquivos.

• sistema: somente leitura : 1577095168: principal (tamanho de system.img não analisado em bytes)
    • vendedor: somente leitura : 342155264: principal (tamanho de vendor.img em bytes)
    • odm: somente leitura : 643456: main (tamanho de odm.img em bytes)
    • grupo principal : 4293513600 (tamanho da partição principal 1577095168 + 342155264 + 643456 = 2776752512)
  • O tamanho do grupo principal é a soma dos 4 arquivos .img, calcule de acordo!

Agora, aqui está o comando do Linux que você precisa usar, depois de fazer os ajustes necessários:

./lpmake --metadata-size 65536 --super-name super --metadata-slots 2 --device super: 4294967296 --group main: 4293513600 --partition system: readonly: 1577095168: main --image system =. / system.img --vendedor da partição: somente leitura: 342155264: fornecedor da imagem principal =. / vendor.img - odm da partição: somente leitura: 643456: odm principal --image =. / odm.img --sparse --output. /super.img

Isso deve criar um novo arquivo denominado super.img, coloque-o na partição do Windows.

Atualizando o super.img no Windows

1. Use 7zip para criar um arquivo .tar e coloque o super.img que criamos no Linux dentro dele.
  2. Abra o Odin, desmarque Reinicialização automática e adicione o arquivo .tar à guia AP.
  3. Inicialize seu Galaxy A51 no modo de download e clique em Iniciar no Odin.
  4. Depois que o arquivo .tar for atualizado, não reinicie o Galaxy A51. Coloque o arquivo (NoForcedEnforce) .tar na guia AP e atualize-o também.
  5. Agora reinicie o Galaxy A51 na recuperação original e execute uma redefinição de fábrica.

Depois de voltar ao sistema Android, instale um aplicativo emulador de terminal e execute estes comandos:

su setenforce 0 getenforce (deve mostrar Permissivo)
Tag andróide Desenvolvimento Galaxy A51 Raiz samsung 3 minutos lidos