Como fazer um termômetro digital usando o Arduino?

Um termômetro digital mede a temperatura corporal de um corpo humano e a exibe na tela. Os termômetros digitais que estão disponíveis no mercado são um pouco caros. Assim, se tivermos os componentes necessários em casa, podemos fazer em casa um termômetro digital de baixo custo com a mesma eficiência de um termômetro que existe no mercado.



Termômetro digital

Como usar um sensor de temperatura para medir a temperatura corporal?

Sabemos que vamos medir a temperatura corporal de uma pessoa usando o Arduino. Portanto, vamos começar a reunir mais informações para iniciar o projeto.



Etapa 1: Componentes

Se quiser evitar qualquer inconveniente no meio de qualquer projeto, o melhor é fazer uma lista completa de todos os componentes que vamos usar. O segundo passo, antes de começar a fazer o circuito, é fazer um breve estudo de todos esses componentes. Uma lista de todos os componentes de que precisamos neste projeto é fornecida abaixo.



  • LM 35 (sensor de temperatura)
  • Tábua de pão
  • 220 OhmResistor
  • Fios de jumpers masculino / feminino

Etapa 2: estudar os componentes

Como já fizemos uma lista de componentes, vamos dar um passo à frente e fazer um breve estudo do funcionamento de cada um deles.



Arduino Nano é uma placa microcontrolada. O microcontrolador nele é ATmega328P. Requer um Código C para operar. Neste código, dizemos ao controlador como e quais operações realizar.

Arduino Nano

LM35 é um sensor de temperatura. Seu formato é como um transistor. Ele produz uma tensão de saída que é diretamente proporcional à temperatura. A tensão de saída pode ser facilmente usada para informar a temperatura em Celsius. É melhor do que os termistores porque é mais sensível à temperatura e fornece leituras precisas. Seu intervalo é de -55 graus a 150 graus centígrados.



Etapa 3: Fazendo o circuito

Vamos agora montar todos os componentes juntos para fazer um circuito.

  1. Insira a placa Arduino Nano na placa de ensaio.
  2. Pegue o sensor LM35 e conecte suas pernas através dos fios de jumper Macho para Fêmea ao Arduino. Conecte o Vcc e o pino de aterramento ao 5V e o aterramento da placa Arduino Nano e conecte o pino OUT ao A5 do Arduino. É melhor conectar um resistor ww0-ohm com o pino Vcc do sensor de temperatura LM35.

    LM35 (Imagem Cortesia: Instructables)

Etapa 4: Introdução ao Arduino

Se você ainda não estiver familiarizado com o IDE do Arduino. Não se preocupe, porque um procedimento passo a passo para configurar e usar o IDE do Arduino é fornecido abaixo:

  1. Baixe a versão mais recente do Arduino IDE em Arduino .
  2. Conecte sua placa Arduino nano ao seu laptop e abra o painel de controle.
  3. Clique em Hardware e som e então clique Dispositivos e Impressoras . Encontre aqui a porta à qual sua placa Arduino Nano está conectada. No meu laptop, é COM14, mas pode ser diferente no seu.

    Encontrar o porto

  4. Clique no menu de ferramentas e configure a placa para Arduino Nano.

    Tabuleiro de Configuração

  5. No mesmo menu de ferramentas, defina o processador como ATmega328P (antigo bootloader).

    Processador de configuração

  6. Agora, no mesmo menu Ferramenta, configure a porta que você já observou em Dispositivos e Impressoras.

    Porta de configuração

  7. Baixe o código anexado abaixo e copie-o em seu IDE. clique no botão de upload para gravar o código em sua placa Arduino Nano.

    Envio

Clique aqui para baixar o código.

Etapa 5: Código.

O código é muito simples. É explicado resumidamente a seguir:

1. O pino do Arduino para receber a entrada analógica é inicializado no início. Todas as variáveis ​​que serão usadas posteriormente para armazenar valores diferentes também são inicializadas aqui.

sensor int const = A5; // Atribuição do pino analógico A5 à variável 'sensor' float tempc; // variável para armazenar a temperatura em graus Celsius float tempf; // variável para armazenar a temperatura em graus Ferhanite float vout; // variável temporária para manter a leitura do sensor

2 configuração vazia () é uma função na qual inicializamos os pinos do Arduino para serem usados ​​como INPUT ou OUTPUT. A taxa de transmissão também é definida nesta função. A taxa de transmissão é a velocidade de comunicação da placa do microcontrolador com os sensores conectados.

void setup () {pinMode (sensor, INPUT); // Configurando o pino do sensor como entrada Serial.begin (9600); }

3 - void loop () é uma função que é executada repetidamente em um ciclo. Nesta função, a entrada para a placa Arduino é processada e a saída é enviada para os outros pinos ou exibida no monitor serial.

loop vazio () {vout = analogRead (sensor); // Lendo o valor do sensor vout = vout * (5.0 / 1023.0); tempc = vout; // Armazenando valor em graus Celsius tempf = (vout * 1.8) +32; // Convertendo temp para Ferhanite Serial.println ('no Grau C ='); Serial.print (tempc); Serial.println ('no Grau F ='); Serial.print (tempf); Serial.println (''); atraso (500); // Atraso de 1 segundo para facilitar a visualização}

Na função acima, uma entrada analógica está chegando ao pino A5 do Arduino. Essa entrada analógica é convertida para a forma digital usando uma fórmula. Nesta fórmula, a entrada analógica é multiplicada pelo total de volts fornecido pela placa do microcontrolador e dividido pelo valor analógico máximo que é 1023.

Quando esses dados analógicos são convertidos para a forma digital, eles são interpretados diretamente como a temperatura em graus Celsius. Para exibir a temperatura de Ferhanite no monitor serial também, usamos uma fórmula para converter essa temperatura em Ferhanite e depois exibi-la na tela.

Agora, como fizemos um termômetro digital usando o Arduino. Coloque este sensor LM35 em seu braço e cubra-o com um pano e divirta-se medindo sua temperatura corporal.