Como fazer um repelente de mosquito elétrico?

Hoje em dia, os mosquitos estão se tornando uma grande dor de cabeça porque aumentaram em número não apenas nas áreas rurais, mas também nas urbanas. A doença mais conhecida como Vírus da dengue é diagnosticado em um paciente após a picada do mosquito e está se tornando uma causa de mortes de pessoas atualmente. Esses mosquitos atacam principalmente comestíveis e seres humanos. Existem muitos repelentes de mosquitos disponíveis no mercado. Esses repelentes incluem espirais, esteiras, creme e vaporizadores líquidos. Todos eles têm suas aplicações em muitos lugares. Muitos desses repelentes de mosquitos têm efeitos diferentes no corpo humano. Esses efeitos podem ser na forma de reações alérgicas, irritações na pele, problemas respiratórios, etc. Para evitar todos esses problemas, a melhor solução é fazer um circuito elétrico com alguns componentes simples e facilmente disponíveis no mercado.



Circuito Repelente de Mosquito

Alguns circuitos repelentes de mosquitos elétricos estão disponíveis no mercado, mas podemos facilmente fazer um em casa que seja igualmente eficiente, mas de custo muito baixo. Então, neste projeto, vamos desenhar um circuito que será usado para espantar os mosquitos apenas com a produção de um sinal de ultrassom. Vamos usar um 555 Timer IC para produzir esses sinais.



Como fazer um circuito que Repele Mosquitos?

Como agora sabemos o resumo principal do nosso projeto, vamos dar um passo à frente e reunir mais algumas informações para começar a trabalhar neste projeto. O primeiro passo é fazer uma lista dos componentes e estudá-los.



Etapa 1: reunindo os componentes

A melhor abordagem para iniciar qualquer projeto é fazer uma lista de componentes e passar por um breve estudo desses componentes, porque ninguém vai querer ficar no meio de um projeto apenas por causa de um componente ausente. Uma lista de componentes que vamos usar neste projeto é fornecida abaixo:



  • NE555 timer IC
  • Bateria 9V
  • Piezo Buzzer
  • Capacitor de eletrólito de 0,01uF
  • Capacitor de cerâmica de 0,01uF
  • Veroboard
  • Fios de conexão

Etapa 2: Princípio por trás do Projeto

A gama de frequências que é audível para um ouvido humano varia de 20Hz - 20kHz . Qualquer intervalo de uma frequência acima ou abaixo desse intervalo será inaudível para um ouvido humano. Essas faixas de frequências são conhecidas como som ultrassônico. Humanos e animais têm uma gama diferente de frequências que é audível para eles. Muitos animais como gatos, cães e outros insetos podem ouvir o som que é inaudível ao ouvido humano, ou seja, o som ultrassônico. Essa capacidade de ouvir o ultrassom também está presente nos mosquitos.

O estresse é produzido na antena do mosquito por ondas de ultrassom. Geralmente, após a reprodução, os mosquitos fêmeas evitam as ondas de ultrassom que são produzidas principalmente pelos mosquitos machos. Este motivo pode ser usado para repelir afastá-los apenas gerando a onda de ultrassom da mesma frequência.

Assim, o objetivo principal é gerar uma onda de ultrassom cuja frequência varia de 20kHz - 38kHz . Ondas de ultrassom dessas frequências ajudarão a espantar os mosquitos.



Etapa 3: Projeto do circuito

Portanto, o coração do circuito é um circuito Multivibrador Astable que funcionará como um oscilador. Para fazer este circuito oscilador, um 555 Timer IC é usado. Este circuito acionará uma campainha piezoelétrica que produzirá uma onda de ultrassom e a enviará ao redor.

Para calcular os valores dos componentes que serão adequados para projetar o circuito para produzir uma frequência que é necessária é fornecido

F = 1,44 ((Ra + Rb * 2) * C)

Ra = 1,44 (2D-1) / (F * C)

Rb = 1,44 (1-D) / (F * C)

Na fórmula acima, vamos assumir o valor do capacitor e descobrir o valor dos outros componentes. outros componentes incluem os resistores Ra, que são conectados entre pin7 do temporizador IC e Vcc, e Rb, que é conectado entre o pino 7 e o pino 6 do temporizador IC. D é o ciclo de trabalho. Selecionaremos o valor do capacitor como 0,01uF. O valor da frequência e o ciclo de trabalho necessários são 38kHz e 60%, respectivamente. Substitua esses valores nas fórmulas acima e encontre os valores dos resistores.

Pin1 do 555 Timer IC é o pino terra. Pin2 do temporizador IC é o pino do gatilho. o segundo pino do Timer IC é conhecido como Trigger Pin. Se este pino estiver conectado diretamente ao pino 6, ele funcionará no modo Astable. Quando a tensão neste pino cair abaixo de um terço da entrada total, ele será acionado. Pin3 do temporizador IC é o pino para onde a saída é enviada. Pin4 do 555 Timer Ic é usado para fins de reinicialização. Ele é inicialmente conectado ao terminal positivo da bateria. Pin5 do temporizador IC é o pino de controle e não tem muito uso. Na maioria dos casos, ele é conectado ao terra por meio de um capacitor de cerâmica. Pin6 do temporizador IC é nomeado como o pino de limite. o pino 2 e o pino 6 estão em curto e conectados ao pino 7 para fazê-lo operar no modo Astable. Quando a tensão deste pino fica maior que dois terços da alimentação da rede elétrica, o Timer IC voltará ao seu estado estável. Pin7 do Timer IC é usado para fins de descarga. O capacitor recebe o caminho de descarga por meio desse pino. Pin8 do temporizador Ic está diretamente conectado ao solo.

Etapa 4: Compreendendo o circuito

Um circuito eletrônico que produz uma saída pulsada é conhecido como circuito multivibrador. a natureza do pulso depende da natureza da saída. Se um vibrador tem apenas um estado estável, é conhecido como um monoestável circuito vibrador. Se um vibrador tem dois estados estáveis, é conhecido como circuito vibrador biestável. Se um vibrador não tem estado estável, é conhecido como circuito vibrador Astable. Um vibrador Astable é usado como oscilador e um vibrador biestável é usado como gatilho Schmitt.

Um multivibrador astável produz oscilação sem disparo externo. Em nosso projeto, estamos usando o modo astável do multivibrador IC.

Etapa 5: Trabalho do Projeto

O princípio de funcionamento do projeto é bastante simples. Assim que podermos EM o circuito fechando o interruptor 555 temporizador IC está ligado. Como o capacitor (C1) é inicialmente descarregado, portanto, sua tensão é zero e o pino de disparo dos temporizadores 555 também é zero. Os resistores Ra e Rb são responsáveis ​​por carregar o capacitor (C1). A tensão no pino de disparo é menor que a tensão do capacitor, portanto, causa uma mudança na saída do temporizador. Quando o abastecimento é mudado EM o capacitor (C1) começa a descarregar através de R (B). Este processo continua até que a tensão volte ao estado original. Isso resulta em um sinal de saída de 38 kHz. O sinal resultante é enviado para a campainha piezoelétrica que será usada para gerar a onda de ultra-som que espantará os mosquitos. A frequência de saída também pode ser variada usando o potenciômetro presente no circuito.

Etapa 6: montagem dos componentes

Agora, como conhecemos as principais conexões e também o circuito completo do nosso projeto, vamos seguir em frente e começar a fazer o hardware do nosso projeto. Uma coisa deve ser mantida em mente que o circuito deve ser compacto e os componentes devem ser colocados tão próximos.

  1. Pegue um Veroboard e esfregue sua lateral com o revestimento de cobre com um raspador.
  2. Agora coloque os componentes com cuidado e perto o suficiente para que o tamanho do circuito não se torne muito grande
  3. Faça as conexões com cuidado usando o ferro de solda. Se houver algum erro ao fazer as conexões, tente dessoldar a conexão e soldá-la novamente de maneira adequada, mas, no final, a conexão deve ser apertada.
  4. Depois de feitas todas as conexões, faça um teste de continuidade. Na eletrônica, o teste de continuidade é a verificação de um circuito elétrico para verificar se a corrente flui no caminho desejado (que é com certeza um circuito total). Um teste de continuidade é realizado ajustando-se uma pequena voltagem (ligada em conjunto com um LED ou peça que cria comoção, por exemplo, um alto-falante piezoelétrico) sobre o caminho escolhido.
  5. Se o teste de continuidade for bem-sucedido, significa que o circuito está feito adequadamente conforme desejado. Agora está pronto para ser testado.
  6. Conecte a bateria ao circuito.

O circuito será semelhante à imagem abaixo:

Diagrama de circuito

Formulários

Existem algumas aplicações deste circuito. Dois deles estão listados abaixo:

  1. Se este circuito for modificado, gerando um sinal de um sinal específico, ele pode ser usado para repelir outros insetos também.
  2. Este circuito pode ser usado como um circuito simples de alarme sonoro.

Limitações

Embora este circuito seja simples e funcione bem, ele ainda tem algumas limitações. Algumas de suas limitações são fornecidas a seguir:

  1. Este circuito funcionará de forma eficiente se a população de mosquitos não for muito grande.
  2. Muitas configurações de frequência são necessárias para sintonizá-lo para dar a saída máxima.
  3. Os sinais de ultrassom, ao sair da fonte, seguem um caminho de 45 graus até a fonte. Portanto, se houver algum obstáculo no caminho desses sinais, eles irão desviar seu caminho.