Como consertar 'DifxFrontend failed!' Erro de inicialização no Windows?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Vários usuários têm entrado em contato conosco com perguntas após obterem um erro recorrente (a cada inicialização): Não foi possível reconhecer a operação: A! “DifxFrontend falhou!” . Outros usuários estão vendo esse erro ao tentar abrir um determinado aplicativo (mais comumente Spotify) - E depois de abrir o arquivo e ver o erro, eles podem usar o aplicativo normalmente. Na maioria dos casos, o pop-up quer abrir um arquivo domesticado no qual esse id de mensagem de erro é exibido. Embora o problema seja muito mais comum no Windows 10, também há ocorrências no Windows 7 e no Windows 8.1.



Mensagem de erro: Não foi possível reconhecer a operação: A! DifxFrontend falhou!



O que está causando o erro ‘DifxFrontend failed’?

Investigamos esse problema específico examinando vários relatórios de usuários e as estratégias de reparo comumente usadas para corrigir esse erro de inicialização específico. Acontece que vários cenários irão acionar essa mensagem de erro. Aqui está uma lista de possíveis culpados:



  • Malware se passando por “arquivo de suporte” - Acontece que esse comportamento pode ser causado por uma infecção de vírus que se apresenta como um arquivo de suporte (mais comumente como arquivo de suporte da Dell). Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de resolver o problema removendo a ameaça à segurança com um analisador de segurança competente. Vários usuários afetados relataram que o problema foi resolvido após realizar uma varredura profunda com o Malwarebytes.
  • Instalação corrompida do InstallShield - Outro culpado potencial é uma instalação corrompida do InstallShield que está usando demais os recursos do sistema, tentando continuamente concluir a operação de instalação. Se você estiver lidando com uma instância falha do InstallShield, poderá resolvê-la usando o Gerenciador de Tarefas para identificar o aplicativo culpado e removê-lo visitando seu local.
  • Interferência de terceiros - A interferência de aplicativos de terceiros também pode causar esse problema específico. Certos aplicativos são conhecidos por causar esse problema, mas o culpado pode ser mergulhadores. Como não há uma lista definitiva que conterá todos os aplicativos possíveis que causarão esse comportamento, a melhor maneira de identificar o aplicativo responsável é inicializar sua máquina no modo de inicialização limpa.
  • Arquivo corrompido do sistema - A corrupção do arquivo do sistema também pode ser responsável pela aparição desse erro na tela de inicialização. Se determinado arquivo do Windows foi afetado por corrupção, determinados aplicativos UWP ou Windows regulares também podem exibir esse comportamento quando seu serviço principal for tentado a ser iniciado. Nesse caso, uma varredura SFC ou DISM deve resolver o problema.

Se você está procurando maneiras de resolver esse problema e se livrar do pop-up irritante de inicialização, este artigo fornecerá várias estratégias de reparo que outros usuários afetados usaram com êxito para corrigir esse comportamento. Cada um dos recursos de estratégias de reparo em potencial abaixo foi confirmado para funcionar por pelo menos um usuário afetado.

Para obter os melhores resultados, aconselhamo-lo a seguir os métodos na mesma ordem em que os organizamos, visto que os ordenamos por eficiência e rigor. Independentemente do culpado que esteja causando o problema, você deverá eventualmente encontrar uma estratégia de reparo viável que resolverá o problema.

Vamos começar!



Método 1: executando uma verificação de segurança

Acontece que esse problema específico também pode ser causado por uma infecção por vírus. Vários executáveis ​​de malware se camuflarão como arquivos de suporte e tentarão se infiltrar na pasta de arquivos do sistema e no Registro.

O arquivo mais comumente relatado que causará o Não foi possível reconhecer a operação: A! “DifxFrontend falhou!” é um arquivo de suporte da Dell. Esse adware bastante comum acabará causando erros de inicialização se o pacote de segurança remover apenas parte da infecção do vírus.

Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de resolver o problema executando uma varredura de segurança com um scanner de remoção de vírus competente, como o Malwarebytes. Vários usuários afetados relataram que o problema foi resolvido após a execução de um varredura profunda com Malwarebytes - Depois de fazer isso e reiniciar o computador, a maioria dos usuários afetados relatou que o problema foi resolvido.

Executando a varredura no Malwarebytes

Se você não tiver certeza de como executar uma varredura profunda do Malwarebytes, siga este artigo passo a passo (aqui) para obter instruções passo a passo sobre como fazer isso.

Se o problema persistir mesmo depois de limpar seu computador de vírus ou se esse método não for aplicável, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 2: lidar com a instalação corrompida do InstallShield

Acontece que essa mensagem de erro também pode ocorrer se a instalação do InstallShield estiver incompleta ou danificada por arquivos corrompidos. O InstallShield usa DIFx (Driver Install Framework) para instalar drivers e versões posteriores do InstallShield e adicioná-los ao assistente de driver de dispositivo.

Mas, sob certas circunstâncias, o InstallShield pode usar demais os recursos do sistema, tentando continuamente concluir as instalações. Este comportamento pode ser visível dentro do Gerenciador de Tarefas - Se você vir um ou mais aplicativos com o nome de sua primeira conta do Windows, você está lidando com uma instância falha do InstallShield.

Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de resolver o problema acessando o Gerenciador de Tarefas, descobrindo a localização do aplicativo e excluindo-os completamente. Este procedimento foi confirmado para ser eficaz por vários usuários que lutam para resolver o Não foi possível reconhecer a operação: A! “DifxFrontend falhou!” erro.

Aqui está um guia rápido para cuidar do problema:

  1. pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas. Uma vez dentro do Gerenciador de Tarefas, selecione o Processos guia no menu da faixa de opções horizontal.

    Acessando a aba de processos

  2. Assim que estiver dentro do Gerenciador de Tarefas, role para baixo na lista de processos ativos. clique com o botão direito no aplicativo que contém seu Primeiro nome e escolher Abrir local do Ficheiro no menu de contexto recém-exibido.

    Descobrir a localização do aplicativo

  3. Depois de chegar ao local, faça backup de um caminho para ver a pasta inteira, clique com o botão direito do mouse e escolha Excluir no menu de contexto. Se a pasta estiver em um local do sistema, você pode ser solicitado a fornecer acesso de administrador para concluir a exclusão.
  4. Depois que a pasta for excluída, reinicie o computador e veja se o problema foi resolvido na próxima inicialização.

Se você ainda está vendo o erro de inicialização Não foi possível reconhecer a operação: A! “DifxFrontend falhou!”, vá para o próximo método abaixo.

Método 3: começando com inicialização limpa

Se os dois primeiros métodos acima funcionaram para você, um aplicativo de terceiros provavelmente é o que está causando o erro de inicialização constante. Uma vez que não podemos compilar uma lista definitiva que conterá todos os possíveis culpados, o melhor cenário é fornecer a você os meios para que você possa identificar o culpado em sua situação particular.

E a maneira mais fácil de fazer isso é atingir um estado de inicialização limpa, onde não há interferência de terceiros. Se o Não foi possível reconhecer a operação: A! “DifxFrontend falhou!” erro não ocorre enquanto o computador inicializa limpo, você pode assumir com segurança que está lidando com um componente do sistema.

Aqui está um guia rápido sobre como configurar sua máquina para iniciar com uma inicialização limpa:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Msconfig’ e pressione Entrar para abrir o Configuração do sistema cardápio. Se você ver o Controle de conta de usuário (UAC) prompt, clique sim para conceder acesso de administrador.

    Executando MSCONFIG

  2. Depois de conseguir entrar no menu de configuração do sistema, selecione a guia Serviços no topo do menu e marque a caixa associada a Ocultar todos os serviços Microsoft . Isso removerá todos os serviços do Windows da lista, para que você não corra o risco de desativá-los por engano.
  3. Após todos os serviços desnecessários terem sido excluídos, clique no Desativar tudo para evitar que todos os serviços de terceiros sejam iniciados na próxima vez que o sistema for inicializado.

    Desativar todos os itens de inicialização não Microsoft

  4. Depois de cuidar dos serviços, selecione o Comece guia da versão horizontal e clique em Abra o Gerenciador de Tarefas.

    Abrindo a janela de itens de inicialização através do Gerenciador de Tarefas

  5. Depois de conseguir entrar na guia do Gerenciador de Tarefas recém-aberta, selecione cada item de inicialização individualmente e clique em Desativar. Depois de concluir esta operação com cada serviço nessa lista, você terá efetivamente desativado a execução de todos os itens de inicialização na próxima sequência de inicialização.

    Desativando aplicativos desde a inicialização

  6. Agora que você chegou até aqui, atingiu efetivamente um estado de inicialização limpa. Para usá-lo, basta reiniciar o computador e aguardar a conclusão da próxima inicialização do sistema.
  7. Preste atenção durante a próxima sequência de inicialização para ver se o problema foi resolvido. Se o erro foi removido, agora você pode começar a fazer a engenharia reversa da etapa acima e reativar sistematicamente os serviços anteriormente desativados e itens de inicialização até conseguir identificar o culpado.

Se o mesmo Não foi possível reconhecer a operação: A! “DifxFrontend falhou!” o erro ainda está ocorrendo, vá para o próximo método abaixo.

Método 4: executando varreduras SFC e DISM

Se você já inicializou sua máquina no modo de inicialização limpa e o Não foi possível reconhecer a operação: A! “DifxFrontend falhou!” o erro ainda está ocorrendo, você pode presumir com segurança que o problema está sendo causado por um componente do sistema.

Em situações como essa, a melhor solução possível é contar com uma série de utilitários integrados que são projetados para cuidar de arquivos corrompidos do sistema e erros lógicos. DISM (Manutenção e gerenciamento de imagens de implantação) e SFC (verificador de arquivos do sistema) são dois utilitários capazes de fazer isso.

Enquanto o SFC usa um arquivo armazenado localmente para substituir arquivos corrompidos por cópias saudáveis, o DISM depende de WU (Windows Update) para baixar novas cópias das instâncias corrompidas que precisam ser substituídas. Mas, como os dois utilitários têm seus pontos fortes (o DISM é melhor com problemas de GUI, enquanto o SFC corrige muito melhor os erros lógicos), o cenário ideal é executar os dois utilitários (um após o outro) para garantir que qualquer problema corrompido seja corrigido.

Aqui está um guia rápido para correr Varreduras DISM e SFC em uma janela elevada do prompt de comando:

  1. Abra um Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R . Uma vez dentro da caixa de corrida, digite “Cmd” e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um Prompt de Comando elevado. Se você for solicitado pelo Controle de conta de usuário (UAC) , clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Executando um Prompt de Comando Elevado

  2. Quando estiver dentro do prompt de comando elevado, digite os seguintes comandos e pressione Entrar após cada um para iniciar uma varredura DISM capaz de identificar e resolver erros de arquivo do sistema:
    Dism.exe / online / cleanup-image / scanhealth Dism.exe / online / cleanup-image / restorehealth

    Nota: É importante certificar-se de que você tenha uma conexão estável com a Internet antes de iniciar a verificação para que o DISM tenha os requisitos para baixar cópias íntegras para substituir as corrompidas. Enquanto o primeiro comando fará com que o utilitário comece a procurar inconsistência, o outro iniciará o processo de reparo.

  3. Independentemente do resultado da primeira varredura, reinicie o computador. Na próxima sequência de inicialização, siga a etapa 1 novamente para abrir outro Prompt de Comando elevado. Mas desta vez, digite o seguinte comando e pressione Entrar para iniciar um Varredura SFC :
    sfc / scannow

    Nota: Não feche o prompt do CMD nem reinicie o computador até que o processo seja concluído! Isso pode facilitar o aparecimento de mais erros lógicos que podem criar erros adicionais.

  4. Assim que a segunda verificação de reparo for concluída, reinicie o computador e veja se o problema é resolvido na próxima inicialização do sistema.

Nota: Alguns usuários notaram que esse problema é causado por um problema com alguns aplicativos de terceiros instalados no computador. Um desses aplicativos é o discord, portanto, se você tiver o discord instalado, tente desinstalá-lo e verifique se o erro ainda persiste.

7 minutos lidos