Como verificar se o seu PC é compatível com Bluetooth no Windows 10

Mesmo que um dispositivo móvel sem Bluetooth seja virtualmente desconhecido, um PC com funcionalidade Bluetooth integrada é uma ocorrência bastante rara. Como essa tecnologia não é o padrão da indústria em laptops e computadores desktop, é bom saber como verificar se uma determinada máquina tem Bluetooth. Ainda mais, dependendo do que você está tentando realizar, também pode fazer sentido descobrir sua versão do Bluetooth.

Nota : Este guia foi desenvolvido com o Windows 10 em mente, mas você também pode aplicar as instruções abaixo a versões anteriores do Windows.

O que é Bluetooth?

Bluetooth é uma tecnologia usada para conectar vários dispositivos sem fio. É a tecnologia de conectividade preferida no celular porque funciona bem em um curto alcance. No PC, é comumente usado para conectar a máquina a periféricos e dispositivos externos - mais comumente, é usado para fones de ouvido.

Lembre-se de que, como tudo o mais no seu computador, a tecnologia Bluetooth requer hardware e software. Mesmo se você tiver um hardware Bluetooth integrado, ainda precisará dos drivers de software para suportá-lo.

Mas mesmo que o seu PC não inclua hardware Bluetooth, você ainda pode adicionar essa funcionalidade adquirindo um Dongle USB Bluetooth .

Como verificar se seu computador tem Bluetooth

Se você tiver problemas para determinar se o seu computador é capaz de suportar uma conexão Bluetooth, este artigo o guiará. Na tentativa de acomodar todas as necessidades possíveis, apresentaremos duas maneiras diferentes de investigar se sua máquina tem recursos de Bluetooth.

Se você deseja seguir a rota manual que também contará detalhes específicos, como sua versão do Bluetooth, siga Método 1 . Caso você esteja procurando um método que lhe dê a resposta com apenas alguns cliques, siga o Método 2, em que usamos um freeware para descobrir se o seu PC está equipado com Bluetooth.

Método 1: Descobrir se o seu PC tem Bluetooth via Gerenciador de Dispositivos

Além de permitir que você descubra se o PC de destino está pronto para Bluetooth, esse método também permitirá que você localize a versão específica do Bluetooth que está usando (se tiver o hardware para ela).

Siga as etapas abaixo para acessar o gerenciador de dispositivos e descobrir se o seu PC tem a funcionalidade Bluetooth:

1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite “ devmmgt.msc ”E pressione Entrar para abrir o Gerenciador de dispositivos. Se solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim no prompt. Exemplo de um PC sem um recurso Bluetooth integrado

Diálogo de execução: devmgmt.msc

2. Dentro Gerenciador de Dispositivos , procure e expanda a entrada chamada Bluetooth (ou rádios Bluetooth). Se você não conseguir encontrar uma entrada chamada Bluetooth ou Rádios Bluetooth , você provavelmente pode determinar que seu computador não oferece suporte à conectividade Bluetooth por padrão. No entanto, você ainda pode adicionar isso comprando um Dongle USB Bluetooth se for absolutamente necessário.

Exemplo de conexão Bluetooth funcional no PC

Nota: Também é possível que sua conexão Bluetooth não esteja funcionando corretamente porque você não tem os drivers de dispositivo apropriados instalados. Para verificar esta teoria, procure em Outros dispositivos para qualquer entrada que contenha a palavra Bluetooth. Se você encontrar algum, clique com o botão direito em cada um deles e clique em Atualizar driver e siga as instruções na tela para instalar as versões mais recentes do driver usando o componente de atualização do Windows.

3. Se você determinou anteriormente que o seu PC está equipado com a tecnologia Bluetooth, você pode cavar mais para descobrir sua versão Bluetooth específica clicando com o botão direito do mouse no driver do adaptador Bluetooth (em Bluetooth ou Rádios Bluetooth ) e escolhendo Propriedades .

Clique com o botão direito na entrada do adaptador Bluetooth e clique em Propriedades

4. Na tela de propriedades do seu Bluetooth adaptador, vá para o Avançado aba. Debaixo Informação de rádio Bluetooth , você encontrará sua versão do Bluetooth listada em Versão do firmware (ou Versão LMP ) Você deseja procurar o segundo valor (ex. LMP 6.1).

Descobrindo a versão da sua conexão Bluetooth

5. Para sua própria referência, abaixo você tem a tabela de versão LMP que o ajudará a determinar qual tecnologia Bluetooth você está usando:

Método 2: usando Bluetooth Version Finder para descobrir se seu PC tem Bluetooth

Se você achou o método acima muito demorado para suas necessidades, temos um método ainda mais fácil que você pode usar para verificar se sua máquina tem Bluetooth (e qual versão).

Este método envolve o uso de uma ferramenta gratuita de terceiros chamada Localizador de versão Bluetooth . Este freeware portátil é extremamente leve e permitirá que você verifique o hardware Bluetooth com um único clique duplo. Aqui está um guia rápido sobre como baixar e usar Localizador de versão Bluetooth :

1. Visite este link ( aqui ) e role para baixo até a parte inferior da tela para o Baixar seção. Lá, clique no Baixar botão para baixar um arquivo .zip contendo Localizador de versão Bluetooth .

Baixando Bluetooth Version Finder

2. Extraia o executável btVersion.exe do arquivo que você acabou de baixar com um utilitário como WinRar, WinZip ou 7zip.

Extraindo o executável do Bluetooth Version Finder

3. Clique duas vezes em btVersion.exe para abrir o freeware Bluetooth Version Finder. Se o seu PC tiver uma conexão Bluetooth ativa, você verá a versão do Bluetooth listada na janela Bluetooth Version Finder.

Exemplo de um PC com recurso Bluetooth integrado

Nota: Se o seu PC não tiver Bluetooth, você verá um ícone de ponto de interrogação em vez da versão do Bluetooth.

Exemplo de um PC sem um recurso Bluetooth integrado