Como ativar as teclas do mouse no X-Free



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

As teclas do mouse são um recurso que permite mapear o teclado numérico do teclado para os botões do mouse dentro de uma interface gráfica do usuário. Isso é útil porque ajuda a manter as teclas do teclado enquanto digita e usa o mouse ao mesmo tempo. Às vezes, as pessoas ativam essa função por motivos de acessibilidade ou até porque o mouse quebrou e ainda não há um substituto.



Enquanto o X Window System usado no Linux é muito anterior ao Linux e padronizou esse recurso em 1984, as distribuições modernas do Linux na verdade negligenciam o fornecimento de ferramentas decentes para ativá-lo. Os usuários de Debian, Ubuntu e Fedora podem ou não ter uma ferramenta gráfica em seu painel de configurações para configurá-lo. Felizmente, existe um truque que funciona em todas as distribuições que dependem do X-Free.



Ativando as teclas do mouse com uma ferramenta X-Free

Abra um prompt de comando gráfico pressionando CTRL e ALT enquanto pressiona T ou selecione-o no menu raiz de seu ambiente de área de trabalho. Digite setxkbmap -option keypad: pointerkeys e pressione enter. Certifique-se de que a luz Num Lock no teclado esteja apagada, mantenha pressionada a tecla Shift e pressione Num Lock. A luz deve acender. Pressionar as teclas 8, 4, 6 e 2 no teclado numérico agora moverá o cursor do mouse enquanto a tecla 5 irá clicar nele. Pressione a tecla * no teclado numérico para mudar a função da tecla 5 para o botão do meio do mouse e, em seguida, use a tecla - no teclado numérico para clicar com o botão direito. Empurre a barra do teclado numérico para enviá-lo de volta ao botão esquerdo.



Digitar tudo isso toda vez que você quiser usar as teclas do mouse é um pouco bobo, então é fácil fazer um script Bash para fazer isso automaticamente. Digite cd ~ / .local e pressione Enter seguido de ls e pressione Enter. Se houver um diretório chamado bin, digite cd bin e pressione Enter, mas se não houver, digite mkdir bin, pressione Enter, depois digite cd bin e pressione Enter. A partir daí, digite cada uma das seguintes linhas, pressionando Enter no final de cada uma:

gato >> teclas do mouse

#! / bin / bash

setxkbmap -option keypad: pointerkeys

mouse-keys-1

Quando você chegar ao final, mantenha pressionado CTRL e pressione D. Abra seu gerenciador de arquivos gráficos selecionando-o no menu raiz ou mantendo pressionada a tecla Windows e pressionando E. Navegue até ~ / .local / bin e clique com o botão direito no arquivo mousekeys. Clique na guia Permissões e certifique-se de que esteja configurada para Exibir conteúdo: Qualquer pessoa, Alterar conteúdo: Somente proprietário e Executar: Qualquer pessoa.

mouse-keys-2

Em seguida, você pode executar o script a qualquer momento a partir de qualquer shell do usuário, digitando as teclas do mouse e pressionando Enter, seguido de manter pressionada a tecla Shift e pressionar Num Lock.

2 minutos lidos