Tecnologia / A ferramenta de verificação de senha do Google atualiza o recurso integrado do Chrome e oferece proteção em tempo real contra hábitos de segurança insatisfatórios 3 minutos lidos

O Google Chrome obtém o recurso 'Enviar para seus dispositivos'

A popular e eficaz extensão do navegador Google Chrome, que realiza uma auditoria de segurança sobre más práticas de senha e brechas de segurança , agora foi promovido a um recurso integrado. A extensão do Chrome chamada Ferramenta de verificação de senha realiza essencialmente uma análise preliminar, mas completa, das senhas e revela se elas foram usadas em plataformas que foram comprometidas no passado. Parece que o Google está integrando de perto o recurso tão necessário ao seu próprio Gerenciador de Senhas, que é essencialmente um depósito virtual para senhas de usuários.

A verificação de senha do Google agora funcionará ainda mais de perto com o Gerenciador de senhas integrado. Juntos, a dupla deve ser capaz de melhorar a falta de higiene das senhas dos usuários da Internet. Anteriormente, o recurso Check-up de senha estava disponível como um complemento voluntário. Em outras palavras, os usuários do Google Chrome tinham a opção de baixar e instalar a extensão para verificar se suas senhas ou credenciais de login foram comprometidas em sites no passado. A extensão verificada em relação a vazamentos de senha conhecidos pela web para determinar se uma senha específica foi encontrada lá. Simplificando, a extensão foi capaz de alertar os usuários sobre o uso de senhas exclusivas e difíceis de adivinhar. Além disso, a funcionalidade central da extensão parece ser um forte lembrete sobre o uso de senhas diferentes para cada site que exige uma credencial de login.

A verificação de senha do Google agora é parte integrante do Gerenciador de senhas:

Enquanto a Ferramenta de verificação de senha, anteriormente informava apenas sobre brechas de segurança que também pode incluir as credenciais de login dos usuários, o recurso agora foi atualizado para incluir recursos ainda mais poderosos. Além de verificar se as senhas dos usuários já vazaram, o recurso aprimorado também pode informar se a senha está sendo reutilizada em sites. Desnecessário acrescentar que este é de longe o método mais fácil e o ponto mais fraco no qual os atacantes atacam.

Em muitos casos, adivinhar que o usuário pode ter usado as mesmas credenciais de login ou senhas em vários sites funciona. O Google e outras plataformas populares da web, incluindo várias plataformas de mídia social, enviam alertas regularmente e tentam educar seus usuários sobre uma melhor higiene de senha. No entanto, várias contas comprometidas podem ser vinculadas a senhas reutilizadas. Com a verificação de senha do Google, os usuários do Chrome podem melhorar seus padrões e começar a usar senhas exclusivas para cada site que exige uma credencial de login.

Além disso, a verificação de senha do Google também pode alertar os usuários se eles estiverem usando senhas fracas que são fáceis de adivinhar. Esta é agora uma prática muito comum. Na verdade, a maioria dos sites até implementa indicadores visuais simples de entender que vão de ‘Fraco’ a ‘Forte’ com base no comprimento e na complexidade das senhas.

Ser promovido de uma extensão para um recurso embutido que funcionará junto com o Gerenciador de senhas do Chrome significa que o recurso agora oferecerá um sistema de aviso preventivo muito melhor que funcionaria preventivamente. Uma atualização para a verificação de senha, ferramenta que deve chegar antes do fim do ano em curso, oferecerá proteção em tempo real para que os usuários possam estar cientes dos problemas de segurança com suas senhas sem precisar de uma extensão separada.

Boa higiene de senha, essencial para uma navegação segura na Internet:

Usar senhas exclusivas, complexas e longas sempre foi a defesa mais básica contra ataques cibernéticos generalizados. Grupos de ameaças persistentes são conhecidos por tentar penetrar outras contas do usuário comprometido. Usar a mesma senha em vários sites torna seu trabalho muito fácil.

O Google e outras plataformas têm sugerido ativamente aos usuários a ativação e o uso da técnica de autenticação de dois fatores, além de senhas fortes. No entanto, muitos usuários ignoram o conselho ou se recusam a ativá-lo, pois envolve o recebimento de um SMS e uma etapa adicional. A Ferramenta de verificação de senha do Google, trabalhando junto com o Gerenciador de senhas, pode ser a primeira linha de defesa preventiva do usuário. Os usuários da Internet que desejam realizar uma auditoria sobre suas senhas podem visitar Gerenciador de senhas do Google página agora. Há também o aumento disponibilidade de autenticação de impressão digital .

Tag Google Google Chrome