O fundador do Bodhi Linux aborda o fechamento do fórum da comunidade

Linux-Unix / O fundador do Bodhi Linux aborda o fechamento do fórum da comunidade 1 minuto lido

OpenSourceFeed, Bodhi Linux



Jeff Hoogland, desenvolvedor do Bodhi Linux, anunciou em 3 de junho que havia fechado o fórum de usuários e excluído todos os dados associados com ele. Ele também anunciou que a distribuição excluiu todos os e-mails, nomes e comentários associados à página do WordPress do Bodhi e, além disso, desativou os comentários.

Ele sentiu que as recentes mudanças legislativas na União Europeia poderiam ter causado problemas para a distribuição se ela fosse legalmente responsável pelos dados fornecidos por comentaristas com presença física em um país membro da UE. Como Bodhi Linux é uma pequena implementação GNU / Linux gerenciada em grande parte por Hoogland, ele sentiu que arriscar uma possível multa devido aos regulamentos do GDPR não valia a pena no longo prazo. Ele continuou dizendo que a Bodhi funcionalmente não ganha dinheiro após os custos operacionais.



Embora a situação fosse tratada de uma forma que certamente garantisse que todos os protocolos de segurança penitentes fossem seguidos e que os dados de todos fossem eliminados com segurança do sistema, parecia que alguns, em última análise, ofereceram acusações infundadas de que os padrões básicos de privacidade e segurança não estavam sendo seguidos a distribuição Linux.



Hoogland agora aproveitou a oportunidade para defender sua decisão nas redes sociais, dizendo que algumas pessoas o acusaram de fazer coisas ruins com dados que representavam pouco mais do que senhas, nomes de usuário e endereços de e-mail com hash. Ele ressaltou que o tempo gasto trabalhando para torná-los compatíveis com a legislação é tempo que poderia ser gasto em outras coisas. Isso é especialmente importante para distros menores que precisam trabalhar para corrigir vulnerabilidades e fornecer atualizações enquanto lidam com equipes muito menores do que os principais participantes do sistema operacional.



Embora a reação de muitas pessoas na comunidade de software livre e de código aberto tenha sido menos do que construtiva, deve ser um alívio para aqueles na comunidade GNU / Linux saber que todos os dados em questão foram excluídos com segurança.

Apesar de relatos em contrário, Bodhi ainda parece estar indo bem também. A distro continuará usando o Reddit e o Discord para se manter em contato. Hoogland também mencionou que o sub-Reddit agora será o principal canal de suporte da distro.

Tag Segurança Linux