Análise do ASUS ZenBook Flip S UX371EA

Avaliações de hardware / Análise do ASUS ZenBook Flip S UX371EA 13 minutos lidos

A ASUS tem lançado alguns laptops exclusivos já há algum tempo e também neste ano, testemunhamos laptops magníficos como o ASUS ASUS ZenBook Pro 15 UX535LI.



INFORMAÇÃO DO PRODUTO
ASUS ZenBook Flip S UX371EA
FabricarASUS
Disponível em Veja na Amazon

No momento, parece que a empresa está empurrando os limites dos ultra-books e estamos vendo conceitos únicos como laptops de tela dupla, laptops com ScreenPads, etc. Todos esses recursos podem acabar sendo inevitáveis ​​nos próximos ultra-books e ASUS provavelmente estaria tendo a maior contribuição em todo esse avanço.



A série ASUS ZenBook é, neste momento, uma das famosas séries de ultra-livros e estaremos revisando uma das últimas adições à série, ASUS Zenbook Flip S UX371EA, que parece ser um laptop de gama média que se concentra no qualidade da tela mais do que o desempenho do laptop. Vamos dar uma olhada no laptop e ver se vale a pena comprá-lo em 2020 ou não.



Especificações do sistema

  • Intel Core i7-1165G7 OU Intel Core i5-1135G7
  • SDRAM DDR4 de 16 GB (também tem a opção de 8 GB)
  • 13,3 ″ (16: 9) OLED UHD (3840 × 2160) 60Hz Glare Touchscreen com 100% DCI-P3 com ângulos de visão amplos de 178 °
  • Gráficos Intel® Iris Xe
  • SSD PCIe de 512 GB (também tem opções de 256 GB e 1 TB)
  • Teclado chicklet iluminado
  • IR Webcam
  • Intel Wi-Fi 6 com desempenho Gig +
  • Bluetooth 5.0

I/O Ports

  • 1 x USB 3.2 Tipo A (Geração 1)
  • 2 x Tipo C USB 3.2 com suporte Thunderbolt
  • 1 x HDMI

Diversos

  • Alto-falantes estéreo de 1 W integrados com microfone
  • Áudio Harmon Kardon
  • Bateria de polímero de lítio 67 Wh
  • Tipo de plugue: USB Type-C
  • Saída: 19 V DC, A, 65W
  • Entrada: 100 -240 V CA, 50/60 Hz universal
  • Dimensão: 305 x 211 x 13,9 mm (LxPxA)
  • Peso: 1,2 kg

Qualidade de design e construção

O ASUS ZenBook Flip S UX371EA é um daqueles ZenBooks que fornecem uma solução 2 em 1. Isso significa que o laptop pode ser girado 360 graus, basicamente convertendo-o em um grande tablet. Este é um dos laptops mais finos que você já viu, com cerca de 13,9 mm de espessura. O peso do laptop também é bastante impressionante, já que pesa cerca de 1,2 kg apenas, o que é quase a metade do peso de um laptop de última geração.



O laptop está disponível em uma única cor, que é Jade Black com realces de corte de diamante Red Copper. O lado superior do laptop ASUS escrito com a cor Red Copper e brilha muito bem em condições de iluminação amenas. Os cantos do portátil são redondos, embora o grau seja bastante acentuado e isto dá ao portátil um toque profissional. A parte interna do laptop também é na cor Jade Black e parece bastante simples, dando paz de espírito.



A tampa do portátil usa duas dobradiças ao contrário de alguns outros notebooks da ASUS que usam uma única grande dobradiça no centro. A construção toda em alumínio do portátil era definitivamente esperada com este preço e a empresa o entregou perfeitamente. Os engastes da tela são finos com certeza, mas não tanto quanto alguns ZenBooks anteriores que podem ter que fazer algo com o painel OLED. Falando do painel OLED, não se pode simplesmente ignorar a sensação sensacionalista depois de testemunhá-lo pela primeira vez.

Existem muitas aberturas para o fluxo de ar na parte traseira do laptop, enquanto as aberturas para os alto-falantes estão localizadas na parte frontal inferior. O laptop vem com alto-falantes estéreo certificados pela Harmon Kardon e o logotipo da Harmon Kardon também pode ser visto logo abaixo do teclado no lado direito do laptop.

A qualidade geral de construção do portátil parece ainda melhor do que seus antecessores, que eram conhecidos por sua construção de alumínio fino. O tema de cores exclusivo, juntamente com um design giratório de 360 ​​graus, dá ao laptop um charme incrível que você gostaria de ter em um laptop.

O processador

Captura de tela CPUz

O ASUS ZenBook Flip S UX371EA vem com o mesmo processador que a ASUS usou em alguns outros ZenBooks este ano, que é o Intel Core i7-1165G7. Este é o mais recente processador móvel da Intel e há uma grande melhoria no desempenho em comparação com os processadores da geração anterior. Na verdade, este processador é bastante comparável aos processadores móveis topo de linha da geração anterior, apesar de ter menos núcleos.

Este processador é baseado no processo SuperFin de 10 nm, ao contrário dos processadores anteriores que eram baseados no processo de 14 nm. É por isso que esses processadores também são muito mais eficientes e oferecem mais desempenho com menor consumo de energia. O codinome deste processador é Tiger Lake e há muitos outros processadores com essa arquitetura. Intel Core i7-1165G7 é um processador quad-core e, devido à tecnologia Hyper-Threading, fornece oito threads. O TDP deste processador é de 28 watts, embora este processador tenha um TDP configurável.

Captura de tela GPUz

O clock base do processador é 2,8 GHz enquanto o Turbo clock é 4,7 GHz. O tamanho do cache deste processador é de 12 MB, o que também é uma grande melhoria em relação ao cache de 8 MB dos processadores da geração anterior. O processador também oferece os recursos tecnológicos mais recentes, como Thunderbolt 4, que garante conectividade de alto nível.

O processador vem com Gráficos Intel Iris Xe , que tem uma frequência dinâmica máxima de 1,3 GHz e tem 96 unidades de execução. Esta placa de vídeo embutida está longe de ser uma placa de vídeo dedicada, mas para a maioria das aplicações de uso diário, parece o suficiente.

A tela

O componente mais esperado do ASUS ZenBook Flip S UX371EA é a sua tela e, com certeza, é único. O laptop vem com um painel OLED de 13,3 polegadas com resolução de 3840 x 2160, tornando-o uma tela super nítida de alto contraste que pode ser usada para muito mais do que apenas ver filmes e dramas. O pequeno tamanho do painel permite uma alta densidade de pixels e a tecnologia OLED amplifica a qualidade da tela.

Não existem muitos laptops com painéis OLED e mesmo aqueles que possuem um painel OLED são muito mais caros. A diferença entre um painel OLED e um painel IPS é que cada pixel em um painel OLED é ligado e desligado individualmente, o que permite pretos muito mais profundos do que um painel IPS, levando a uma taxa de contraste super alta.

Outra grande vantagem deste monitor é que ele vem com uma ampla gama de cores, fornecendo 100% DCI-P3, o que o torna um ótimo produto para aqueles que estão interessados ​​em arte e realizam tarefas com cores críticas. A tela também tem certificação DisplayHDR 500. Os engastes da tela são bastante finos nas laterais e na parte superior, a inferior parece um pouco grande para um pequeno laptop como este.

Portas de E / S, alto-falantes e webcam

A configuração de E / S do laptop é muito diferente da maioria dos outros ZenBooks que você veria no mercado. É mínimo no seu melhor, mas algumas pessoas podem não gostar deste novo design. O laptop oferece uma porta HDMI, uma porta USB 3.2 Gen 1 Type-A e 2 portas USB 3.2 Gen 2 Type-C. Você deve ter notado que não há porta de carregamento dedicada no laptop, o que significa que você terá que carregar o laptop usando a porta USB Type-C.

Felizmente, ambas as portas Tipo C suportam a tecnologia Thunderbolt 4 e é por isso que a conectividade com os dispositivos mais recentes não é um problema. Os tempos de carregamento do laptop também são realmente impressionantes e você pode carregá-lo até 60% em apenas cerca de 50 minutos. Os alto-falantes do laptop são semelhantes a outros ZenBooks, tendo certificação Harmon Kardon e fornecem uma configuração estéreo.

A webcam do laptop é uma webcam infravermelha que pode ser usada para habilitar o recurso Windows Hello, permitindo que você desbloqueie o dispositivo em segundos. A localização da webcam na parte superior parece uma solução viável, ao contrário de alguns outros laptops que fornecem a webcam na parte inferior da tela.

Teclado e Touch-Pad

O teclado do laptop oferece um layout diferente de outros ZenBooks e esta é uma das características dos laptops que fornece um teclado de ponta a ponta. A linha inferior do teclado possui teclas mais largas e as teclas direcionais dedicadas em um laptop tão pequeno são certamente um deleite. É um teclado chicklet e a distância de deslocamento das teclas é de cerca de 1,4 mm. O teclado é retroiluminado, como era de se esperar por esse preço, então você pode trabalhar facilmente no escuro.

O touch pad do laptop é semelhante a alguns dos ZenBooks anteriores, oferecendo também um teclado numérico, que não só parece legal, mas também melhora a funcionalidade do portátil sem usar o espaço dedicado de um teclado numérico. O touch-pad usa um espaço simples para rastreamento, sem nenhum tipo de botão, enquanto a área inferior é, obviamente, reservada para botões.

Metodologia para análise aprofundada

As especificações técnicas do ASUS ZenBook Flip S UX371EA não são muito diferentes de alguns ZenBooks de gama média anteriores além da tela. Realizamos muitos testes no laptop que irão ajudá-lo a decidir se este laptop é adequado para você ou não. Realizamos os testes em condições de estoque, usando o plano de energia do Windows de alto desempenho, e não usamos nenhuma almofada de resfriamento.

Usamos Cinebench R15, Cinebench R20, CPUz, GeekBench 5, PCMark e 3DMark para o desempenho da CPU; AIDA64 extrema para a estabilidade do sistema e estrangulamento térmico; 3DMark e Unigine Superposition para os testes gráficos; e CrystalDiskMark para a unidade SSD. Verificamos os parâmetros do hardware através do CPUID HWMonitor.

Quanto à tela, usamos o Spyder X Elite e realizamos vários tipos de testes de tela que podem ser verificados na seção de benchmark da tela abaixo.

Para a acústica, colocamos um microfone a 20 cm de distância na parte traseira do laptop e, em seguida, verificamos a leitura para configuração de inatividade e carga.

Benchmarks de CPU

Vimos laptops com Intel Core i7-1165G7 anteriormente também e parece que este processador tem muito potencial para ultra-books. O processador tem um TDP configurável de 12 watts a 28 watts e a frequência Turbo deste processador é 4,7 GHz para um único núcleo e 4,1 GHz para todos os quatro núcleos. O consumo de energia do processador durante as frequências Turbo chega a 48 watts e quando as térmicas começam a ir ao norte de 75 graus, os relógios começam a diminuir. Vamos dar uma olhada no desempenho deste processador para vários benchmarks.

Benchmarks de CPU do ASUS ZenBook Flip S UX371EA CineBench

Cinebench R15 CINEBENCH R20
Pontuação CPU Multi-core794Pontuação CPU Multi-core1212
Pontuação CPU Single-core179Pontuação CPU Single-core466

No benchmark Cinebench R15, o desempenho do processador foi impressionante para o teste single-core, o teste multi-core mostrou alguns sinais de afogamento térmico também. Com uma pontuação multi-core de 794 e uma pontuação single-core de 179, pode ser facilmente visto que os núcleos no teste multi-core tinham taxas de clock muito mais baixas.

O desempenho no benchmark Cinebench R20 também parecia bastante semelhante. Na verdade, como este teste dura muito mais do que o teste R15, as freqüências ficaram muito mais lentas durante o teste multi-core e é por isso que a relação MP ficou ainda mais baixa. O processador obteve uma pontuação single-core de 466 pontos e no teste multi-core, 1212 pontos, levando a uma proporção de MP de 2,6.

ASUS ZenBook Flip S UX371EA Single / Multi-Core Performance GeekBench

Desempenho de núcleo único Desempenho Multi-core
Pontuação de núcleo único1516Pontuação Multi-core3805
Criptografia3773Criptografia10733
Inteiro1330Inteiro3301
Ponto flutuante1544Ponto flutuante3743

No benchmark Geekbench, Intel Core i7-1165G7 pontuou de maneira semelhante ao benchmark Cinebench R20. Ele marcou 1563 pontos no teste de núcleo único e 3805 no teste de núcleo múltiplo, onde a relação MP torna-se em torno de 2,5, mostrando claramente o afogamento térmico durante o teste de núcleo múltiplo.

Benchmark 3DMark Time Spy

O desempenho do processador no benchmark 3DMark Time Spy não é tão bom quanto esperávamos. Ele obteve uma pontuação de CPU de 2374 pontos no benchmark com cerca de 7,98 FPS.

PCMark 10 Benchmark

O desempenho do processador no PCMark10 é melhor do que outros benchmarks devido ao fato de que a maioria dessas cargas de trabalho requerem um único núcleo. O processador alcançou uma pontuação alta de 4029 pontos, o que é bastante comparável a alguns processadores topo de linha do mercado atualmente.

Isso é tudo para os benchmarks relacionados ao Intel Core i7-1165G7. No geral, os resultados parecem bons quando se trata do desempenho de núcleo único, mas o desempenho de vários núcleos parece fortemente afetado pela solução de resfriamento, e se houvesse uma solução de resfriamento maior, os resultados dos testes de vários núcleos poderiam ter sido o dobro Melhor.

Benchmarks de GPU

O ASUS ZenBook Flip S UX371EA não vem com uma placa de vídeo dedicada, por isso usa a placa de vídeo integrada do processador Intel Core i7-1165G7, que é a placa de vídeo Intel Iris Xe. Esta placa gráfica tem uma frequência dinâmica máxima de 1,3 GHz e 96 unidades de execução.

3DMARK Time Spy Benchmark

Primeiro, verificamos o desempenho da placa de vídeo com o benchmark 3DMark Time Spy. A placa de vídeo obteve uma pontuação de 1074 pontos, com 6,48 FPS no primeiro teste gráfico e 5,55 FPS no segundo teste gráfico. Esta pontuação é muito mais baixa do que qualquer placa de vídeo dedicada da época, mas ainda é impressionante para uma placa de vídeo integrada.

Superposição de referência

O segundo teste que fizemos para a placa de vídeo é o benchmark Unigine Superposition e a placa de vídeo marcou 607 pontos neste benchmark. Esta pontuação é cerca de seis vezes mais lenta do que uma placa gráfica móvel RTX 2060.

Benchmarks de exibição

Como dissemos antes, a tela deste laptop é definitivamente o componente que mais espera dele e estávamos ansiosos para testá-la. É uma tela OLED de 4K com uma ampla gama de cores e usamos o Spyder X Elite para testar a tela do laptop com o software SpyderXElite 5.4.

Gama

Como você pode ver na imagem acima, o gama da tela era 2.0, onde o gama perfeito é considerado 2.2. Isso deixará sua tela um pouco mais escura do que o normal, o que pode ocultar os detalhes das sombras.

Gama de cores

A gama de cores deste monitor é exatamente como a empresa especificou e cobriu 100% do espaço de cores sRGB, 98% do espaço de cores DCI-P3 e 98% do espaço de cores AdobeRGB. Isso significa que você pode usar este laptop para aplicativos de gama ampla e não terá problemas em usá-lo para fins de impressão.

Relação de brilho e contraste

A imagem acima mostra a relação de brilho e contraste do portátil e como este é um painel OLED, a relação de contraste estático como esta é inevitável, claro. O brilho do portátil é bastante próximo ao brilho especificado de 500 Nits, o que o torna uma tela bastante brilhante. Os pretos são profundos como nada mais e essa é uma das melhores vantagens de usar um painel OLED.

Uniformidade de luminância

Na imagem acima, você pode verificar a uniformidade de luminância da tela com 50% de brilho. O desvio máximo do quadrante mais brilhante é de 2%, o que é superfino, considerando que a maioria dos visores IPS tem um desvio de uniformidade em torno de 10%.

Precisão de cor

A precisão das cores do display pode ser vista na imagem acima. A precisão dos tons de cinza é um pouco menor do que os tons de cores, mas, no geral, a precisão das cores desta tela não é problemática para aplicações de cores críticas, uma vez que o valor Delta E é 1,99.

No geral, a tela não é apenas perfeita para assistir a filmes e outras coisas, mas também é capaz de lidar com dados críticos de cores que você joga nela e isso torna este laptop uma máquina poderosa para artistas.

Benchmarks SSD

Captura de tela do CrystalDiskMark

O desempenho de um disco afeta muito o desempenho de um laptop e é por isso que a empresa usou um SSD super-rápido de 1TB baseado em PCI-Express neste laptop. A ASUS usou o SSD Western Digital SN730 neste laptop e verificamos o desempenho deste SSD através do benchmark CrystalDiskMark. Fizemos a repetição de 5x com teste de 4 GiB e você pode ver o desempenho na imagem abaixo.

Captura de tela do CrystalDiskInfo

O SSD alcançou uma taxa de leitura sequencial super rápida de 3402 MB / s e o mesmo pode ser dito sobre os 3085 MB / s de taxa de gravação sequencial. O desempenho de leitura aleatória do disco é satisfatório para o teste Q32T16, mas parece ser mais lento do que os concorrentes quando se trata de testes Random 4K com Q1T1.

Benchmark de bateria

O ASUS ZenBook Flip S UX371EA vem com uma bateria de polímero de lítio de 67 WHr que também suporta carregamento rápido, com alegações de carregamento de mais de 60% em cerca de 50 minutos. Não pudemos realizar nossos três tipos usuais de testes de bateria no laptop devido a algumas consequências imprevistas, então você terá que bastar em um único teste, onde verificamos o tempo da bateria durante o teste de estresse Unigine Heaven.

O laptop durou 177 minutos, o que soma cerca de 2 horas e 57 minutos. O tempo especulativo da bateria para reprodução de vídeo 4K é de cerca de cinco horas, enquanto em modo inativo, o laptop deve durar cerca de 15+ horas.

Estrangulamento Térmico

Não há dúvida de que este portátil vem com alguns dos melhores componentes móveis até agora, mas vimos muitos portáteis obtendo pontuações muito baixas devido ao afogamento térmico. Vamos dar uma olhada em como o afogamento térmico afeta este laptop. Testamos o laptop usando AIDA64 Extreme e verificamos os parâmetros do laptop com CPUID HWMonitor.

AIDA64 Extreme com HWMonitor

Em primeiro lugar, o TDP do processador Intel Core i7-1165G7 é de 28 watts, enquanto no modo Turbo, ele vai acima deste consumo de energia especificado, até 48 watts. Durante esse período, as temperaturas aumentam rapidamente e a potência e os relógios começam a diminuir. A solução de resfriamento deste laptop não é boa o suficiente para suportar a saída de calor deste processador, mesmo com relógios normais, por isso os relógios começam a diminuir e o consumo de energia do processador fica ainda abaixo de 28 watts.

Os clocks do processador no início eram 4100 MHz em todos os núcleos, enquanto em dezenas de segundos caíam abaixo de 4 GHz, já que as térmicas iam acima de 75 graus. Depois de executar o teste de estresse AIDA64 Extreme por cerca de 5 minutos, os relógios começaram a se estabilizar e as taxas de clock finais do processador estavam em torno de 1,3 GHz, onde utilizou cerca de 12 watts de potência.

No geral, parece que o potencial de resfriamento deste laptop não é suficiente nem mesmo para um processador eficiente, mas de ponta, como o Intel Core i7-1165G7, o que poderia ter sido evitado, mas à custa de uma solução de resfriamento um pouco maior e mais pesada, aumentando o peso e a espessura do laptop. O desempenho do portátil ainda é mais do que suficiente para aplicações de uso diário como navegação na web, razão pela qual a empresa optou por uma solução de refrigeração com este potencial.

Desempenho acústico / ruído do sistema

Para testar o desempenho acústico do laptop, colocamos um microfone na parte traseira do laptop a uma distância de 20 cm do laptop. Verificamos as leituras do microfone com o laptop ocioso e com um teste de estresse. O ruído ambiente da sala era de cerca de 32dB.

Como você pode ver abaixo, o laptop quase não faz barulho quando está ocioso. Mesmo com o teste de estresse, o desempenho acústico do portátil é certamente melhor do que seus predecessores, alcançando um resultado de baixo ruído de 35dB. No geral, parece que é pelo menos 6 - 10 dB mais silencioso do que a maioria dos notebooks da série ZenBook da geração anterior.

Conclusão

O ASUS ZenBook Flip S UX371EA é certamente um laptop exclusivo voltado para um grupo particular que está interessado em painéis de tela de última geração. O design do portátil é semelhante ao que vimos com alguns outros portáteis da série ZenBook topo de linha, enquanto os componentes de hardware usados ​​no portátil são um dos mais recentes, oferecendo alto desempenho, embora um tanto limitado pelo desempenho térmico do portátil. O laptop também oferece os recursos mais recentes, como Thunderbolt 4, que permite ao usuário ter conectividade de última geração.

Uma das melhores características dos laptops é seu painel de tela, já que vem com um painel 4K OLED, proporcionando uma reprodução de cores de gama ampla e uma precisão de cores impressionante. Isso permite que os artistas obtenham uma grande vantagem deste laptop e, mesmo se você não tiver, certamente irá gostar deste laptop para visualização de conteúdo. A grande bateria do laptop permite que os usuários tenham uma experiência perfeita e os tempos de carregamento do laptop também são muito melhores do que antes.

A solução de resfriamento do laptop é um dos fatores limitantes para o desempenho do laptop, mas para a maioria das pessoas que estão comprando este laptop para visualizar conteúdo online ou criar arte, você não sofrerá de qualquer tipo de gagueira, etc.

ASUS ZenBook Flip S UX371EA

Melhor laptop de visualização de conteúdo

  • Tela OLED 4K de ampla gama
  • Construção sólida
  • Aparência profissional
  • Fornece Thunderbolt 4
  • O desempenho de refrigeração não está à altura

18 resenhas

Processador : Intel Core i7-1165G7 | RAM: 16GB DDR4 | Armazenamento: SSD PCIe de 1 TB | Exibição : 13,3 ”4K OLED | GPU : Intel Iris Xe integrado

VEREDITO: O ASUS ZenBook Flip S UX371EA é um ultra-livro que tende a criar um novo limite para os visualizadores de conteúdo e fornece uma tela OLED 4K de alto nível para isso, enquanto fornece imensa potência bruta para cargas de trabalho diárias.

Verifique o preço

Preço no momento da revisão: $ 1545,00 (EUA) e N / A (Reino Unido)