Android 11 terá novas ferramentas para melhor transparência no acesso a dados privados por aplicativos e causas exatas para saídas de processos

Android / Android 11 terá novas ferramentas para melhor transparência no acesso a dados privados por aplicativos e causas exatas para saídas de processos 2 minutos lidos

O Android 11 adiciona um novo Menu de energia com todos os novos recursos



A próxima grande atualização do sistema operacional Android, Android 11, deve ter duas ferramentas importantes que promovem melhor transparência no acesso a dados privados e suas causas exatas de saídas. Essas ferramentas, chamadas APIs de auditoria de acesso a dados e Razões de saída de processos, são projetadas especificamente para fornecer aos desenvolvedores de aplicativos para smartphones Android, e possivelmente aos usuários, melhores insights sobre o desempenho de seus aplicativos.

Os desenvolvedores Android introduziram duas novas ferramentas criadas especificamente para oferecer informações mais claras sobre como os aplicativos instalados no smartphone acessam e processam as informações privadas do usuário. Espera-se que essas ferramentas sejam incluídas no próximo Android 11.



APIs de auditoria de acesso a dados

No Android 11, os desenvolvedores terão acesso a novas APIs que darão a eles maior transparência no uso de dados privados e protegidos. Os desenvolvedores indicam tal recurso pode ser útil, por exemplo, para aplicativos grandes que podem ter código legado e aqueles que usam bibliotecas de terceiros ou SDKs. Existem essencialmente duas APIs no pacote.



A primeira API é um ‘Callback’ permitindo que os aplicativos rastrear o uso de dados protegidos por permissões de tempo de execução ao código que acionou o uso. Para ser notificado, qualquer aplicativo pode definir um retorno de chamada em AppOpsManager que será invocado sempre que uma seção de código usar dados privados, como obter atualizações de localização. Os desenvolvedores e usuários de aplicativos podem criar uma lógica específica para rastrear, ingerir e analisar os dados.



A segunda API é voltada para aplicativos com maior complexidade. Em outras palavras, a segunda API é destinada a aplicativos com vários recursos. Um aplicativo para qualquer plataforma de mídia social pode ter um recurso de ‘encontrar amigos’ e um recurso de marcação de fotos. Nem é preciso acrescentar que todos esses recursos exigem um subconjunto de dados confidenciais. O ‘encontrar amigos’ usa a localização e os contatos de um usuário de smartphone Android. Enquanto isso, a marca de fotos usa localização, contatos e câmera. No Android 11, os desenvolvedores podem criar um novo objeto Context que lhes permite atributo um subconjunto do código do aplicativo para um ou mais recursos. Seguindo em frente, cada uso de permissão pode ser rastreado até os recursos associados ao contexto.

Razões de saída do processo:

Desenvolvedores e usuários de aplicativos Android sempre tiveram dificuldade em rastrear a causa do encerramento de aplicativos. Existem vários motivos comuns para o encerramento abrupto de um aplicativo. Isso inclui um ANR, uma falha ou a escolha do usuário de forçar o fechamento do aplicativo. Para entender e diagnosticar melhor a causa, alguns desenvolvedores estão adicionando código personalizado a seus aplicativos. O objetivo deles é criar análises personalizadas que costumam ser usadas para melhorar a integridade, estabilidade e tempo de execução do aplicativo.

O Android 11 apresenta um novo ActivityManager API para relatar informações históricas relacionadas ao encerramento de um processo de aplicativo. Os desenvolvedores podem usar facilmente a API para recuperar qualquer informação de diagnóstico de saída de processo histórico disponível, como se o encerramento de um processo é devido a ANRs, problemas de memória ou outros motivos.

Tag andróide