AMD Radeon Instinct MI100 HPC AI Accelerator com protótipo de GPU Arcturus com 32 GB HBM2 e 200 W TDP localizado online

Hardware / AMD Radeon Instinct MI100 HPC AI Accelerator com protótipo de GPU Arcturus com 32 GB HBM2 e 200 W TDP localizado online 2 minutos lidos

AMD RDNA



Quase dois anos após a AMD ter confirmado a GPU Arcturus de próxima geração, o Radeon Instinct MI100, um HPC AI Accelerator, apareceu online. Curiosamente, as especificações e recursos do computador de alto desempenho também vazaram online. Embora possam mudar, já que o equipamento de teste aparentemente ainda está em desenvolvimento, a plataforma parece concorrer com o HPC baseado em GPU Ampere de próxima geração da NVIDIA.

O próximo acelerador Radeon Instinct MI100 HPC da AMD, com a GPU Arcturus, vazou online. Embora a AMD há muito tenha confirmado a existência da GPU Arcturus, os detalhes sobre o próximo acelerador HPC / AI da AMD estão apenas aparecendo. Curiosamente, a GPU AMD Arcturus XL poderia ser um único grande dado monolítico. Em outras palavras, não suportará o design baseado em chips de nova geração, como a linha de CPU Ryzen da AMD que roda na arquitetura ZEN 2.



Especificações e recursos do protótipo do Testbench do acelerador HPC / AI Accelerator HPC AMD Arcturus GPU Powered Radeon Instinct MI100:

A bancada de teste do acelerador HPC / AI Accelerator AMD Arcturus GPU Powered Radeon Instinct MI100 é alimentada em ‘D34303’, que é uma matriz XL monolítica única. A placa de teste Radeon Instinct MI100 supostamente tem um TDP de 200W. A placa também possui 32 GB de memória HBM2 com velocidades de pino de 1,0 - 1,2 GHz. É bem possível que o design final da GPU Arcturus possa incluir a mais recente memória HBM2E ‘Flashbolt’ da Samsung, que oferece velocidades de 3,2 Gbps para até 1,5 Tb / s de largura de banda.



https://twitter.com/KOMACHI_ENSAKA/status/1225808917252337664



De acordo com o esquema de nomenclatura, o Radeon Instinct MI100 baseado em GPU Arcturus XL teria um desempenho de cerca de 100 TFLOPs de INT8. Isso é um aumento chocante de 66 por cento sobre a potência de cálculo INT8 (AI / DNN). Enquanto o cálculo FP16 pode ser avaliado em cerca de 50 TFLOPs, 25 TFLOPs de FP32, o cálculo FP64 pode ser 12,5 TFLOPs. Desnecessário acrescentar que estes são saltos substanciais nos benchmarks de desempenho e podem ser atribuídos à arquitetura gráfica significativamente atualizada, velocidades de clock aumentadas ou simplesmente devido ao maior número de CUs.

O tamanho do cache da GPU AMD Arcturus foi substancialmente aumentado, e também a contagem de CU dobrou de 64 para 128. Isso é o dobro de CUs do Vega 10. Se a AMD estiver usando 64 Processadores de Stream por CU como seu atual e confirmado futuro Projetos de GPU, então isso dá ao HPC cerca de 8192 Processadores de Fluxo.

GPU AMD Arcturus Um desenvolvimento paralelo ou bifurcação da arquitetura Vega?

É bem provável que o AMD Arcturus seja um derivado de Vega. No entanto, a AMD apenas lançará ou desenvolverá o mesmo para o segmento de Computação de Alto Desempenho. Embora semelhante em design, o AMD Arcturus e o Vega permanecerão independentes um do outro e, embora o Arcturus seja desenvolvido e vendido no mercado de HPC, que consiste em clientes AI / DNN e datacenter, o Vega será desenvolvido para jogos / consumidores segmento / prosumer.



É evidente que a AMD não está tentando ir diretamente contra os produtos que NVIDIA tem para o segmento HPC . Há rumores de que a GPU Ampere de próxima geração da NVIDIA para este segmento oferece até 18 TFLOPs de computação FP64. No entanto, a AMD pode estar alterando o campo de jogo, oferecendo mais FLOPs a um preço competitivo. Embora a AMD não tenha oficialmente reconhecido ou confirmado nada, os especialistas indicam que o mercado de HPC pode obter um produto da marca AMD Instinct no segundo semestre deste ano.

Tag amd nvidia