As 5 melhores alternativas do Splunk para gerenciamento e análise de registros

Cada dispositivo, aplicativo, servidor ou serviço conectado a uma rede gera logs. E para um administrador de rede, esses logs servem como uma fonte significativa de informações sobre o desempenho da rede. É a chave para diagnosticar a causa de vários problemas em sua rede, mas o mais importante, a análise de dados de registro pode ajudá-lo a prevenir o surgimento de problemas.



Alternativas do Splunk para gerenciamento e análise de registros

Mas, como você pode imaginar, é impossível lidar com esses dados manualmente. O grande volume de arquivos de log gerados a cada minuto é suficiente para sobrecarregar você. Além disso, os dados de log são gerados principalmente em um formato não estruturado, que é muito difícil de entender, analisar e visualizar. E foi isso que trouxe a necessidade de um software de gerenciamento de log dedicado. Uma necessidade disso Splunk foi capaz de cumprir de forma rápida e “adequada”. Pergunte a qualquer administrador de rede os três principais softwares de gerenciamento de log e o Splunk certamente aparecerá.



A ferramenta pode ingerir terabytes de dados gerados a partir de qualquer dispositivo, independentemente de ser estruturado ou não estruturado. Ele então indexará os dados para facilitar a filtragem e também para facilitar o acesso por meio de pesquisas. O Splunk vem com uma excelente funcionalidade analítica que permite monitorar os dados de registro para atividades anormais e enviar alertas automáticos quando necessário. A ferramenta também pode ser usada para criar gráficos de pizza e visualizações gráficas dos dados, o que é muito mais fácil de entender. Então, por que você gostaria de parar de usar o Splunk? Ou por que você não gostaria de usar o Splunk?



Por que você precisa de uma alternativa Splunk

Bem, o primeiro e provavelmente o principal motivo é o custo. O que eu entendo pode não ser um grande problema para grandes empresas. No entanto, não é ótimo saber que você pode economizar uma quantia significativa de dinheiro sem comprometer a qualidade e a profundidade de sua análise de registro? Como você verá mais tarde na postagem, temos até ferramentas totalmente gratuitas que você pode usar.



Além disso, o Splunk não é a ferramenta de gerenciamento de registros mais fácil de usar. Os processos de configuração são um pouco complexos e se você for um novato, vai envolver muito aprendizado e acostumação. Portanto, neste post, compilamos uma lista de 5 softwares de gerenciamento de log que você pode usar no lugar do Splunk para superar suas várias deficiências.

1. SolarWinds Loggly


Tente agora

Loggly é, sem dúvida, nossa principal recomendação como alternativa ao Splunk. Mas o que mais você espera da SolarWinds, que se posicionou firmemente como líderes do setor no nicho de monitoramento e gerenciamento de rede? O SolarWinds Network Performance Monitor pode ser seu produto de maior sucesso, mas ninguém pode contestar a integridade de seus outros produtos.

Loggly



E um dos recursos de destaque do Loggly, além do ótimo preço, é que ele está hospedado na nuvem. O registro remoto de dados significa que você não precisa lidar com alguns dos desafios de registro mais comuns, como o volume cada vez maior de registros. Também se traduz em menos tempo para pesquisar e analisar os logs.

Loggly também usa arquitetura sem agente, o que significa menos trabalho de configuração. Você não precisa instalar coletores de terceiros nos hosts de rede. Os logs são enviados via Syslog ou HTTP / S e podem vir em vários formatos, incluindo scripts AWS, JavaScript e JSON.

Outra coisa a ser observada são as várias técnicas empregadas pelo Loggly para reduzir o tempo necessário para solucionar e corrigir problemas com seus componentes. Por exemplo, é muito fácil pular de um alerta ou métrica para os registros relacionados. Todos os registros são exibidos no painel da ferramenta para fácil acesso. Isso é ainda mais reforçado pelo suporte de linguagem ampla ao pesquisar registros. Além disso, a ferramenta pode criar visualizações para ajudá-lo a interpretar rapidamente os dados e determinar a raiz do problema.

Visualizações Gráficas Loggly

Loggly também combina a coleta de log com funções analíticas para ajudá-lo a se concentrar apenas nos dados relevantes. Ele verifica os registros que estão variando do normal e os prioriza.

Além disso, se você estiver trabalhando em equipe, poderá desfrutar dos painéis compartilhados completos com visualizações de log que permitem que você colabore no gerenciamento de logs com os membros de sua equipe.

Loggly é uma ferramenta em que você pode confiar para crescer com sua empresa. Ele foi projetado para ingerir grandes volumes de dados e, ao mesmo tempo, reter esses dados a uma taxa satisfatória para facilitar a análise proativa. Ele também vem com um mecanismo de pesquisa realmente forte que pode processar grandes quantidades de dados e produzir os resultados necessários.

2. Sumo Logic


Tente agora

Sumo Logic é outra ferramenta baseada em nuvem que tem sido continuamente confiável por administradores de sistema e DevOps no gerenciamento de logs de seus dispositivos e aplicativos. O que o torna tão eficaz é a abordagem de monitoramento em tempo real que ele adota.

A ferramenta é conduzida por análises de alto nível e pode identificar rapidamente anomalias nos arquivos de log que podem ser indicadores de um problema. Em seguida, ele o alertará sobre o problema para que você possa resolvê-lo antes que ele piore. A rápida identificação do problema é ainda mais reforçada pela capacidade da ferramenta de criar uma representação visual de eventos de registro passados ​​e presentes.

Sumo Logic

Além disso, como o Sumo Logic pode armazenar registros históricos, ele também pode criar um padrão de registro de linha de base que usa para determinar quando seu host de rede está se comportando de maneira anormal.

Além de solucionar problemas, o Sumo Logic também pode desempenhar um papel importante nas decisões de negócios que você toma. Isso graças à sua plataforma de análise em tempo real, que pode ser usada para prever e analisar o comportamento do cliente.

Essa ferramenta também é ótima para colaboração com membros da equipe e permite regular os níveis de acesso com base na função de cada membro da equipe. E uma vez que é uma solução baseada em nuvem, você não precisa se preocupar com o crescimento de seus dados superando a capacidade do Sumo. A ferramenta será dimensionada automaticamente de acordo com suas necessidades.

Visualizações do Sumo Logic

Sumo Logic também é bastante flexível em sua funcionalidade. Ele permite a adição de mais recursos por meio de vários complementos que podem ser acessados ​​em seu mercado. O Splunk se orgulha de ter um mercado mais rico em termos de add-ons, mas ainda é um recurso digno de nota.

Sumo Logic também tem um ótimo plano de preços que se baseia em suas necessidades. Ele começa com um plano gratuito que oferece 15 GB de dados e vai para cima com base no seu volume de dados. A ferramenta não possui uma oferta local.

3. Fluentd


Tente agora

Como sempre, nossa lista nunca estará completa sem um software de código aberto. Principalmente porque eles vêm sem custo, o que os torna perfeitos para pessoas com um orçamento apertado. Mas a outra grande vantagem do software livre é sua flexibilidade. Eles podem ser usados ​​com qualquer sistema operacional e podem ser modificados para atender às suas necessidades de negócios, atualizando o código-fonte. Basta dizer que você terá que ser muito bom em programação para executar o último.

Como alternativa, você pode fazer uso das inúmeras extensões que geralmente estão disponíveis na comunidade do software. No caso do Fluentd, você terá acesso a mais de 500 plug-ins que pode usar para estender sua funcionalidade.

FluentD

Em si mesmo, o Fluentd é apenas um coletor de dados. Ele atua como o intermediário entre as fontes de dados de log e as ferramentas de processamento de log que você decidir adicionar a ele. Elasticsearch é uma ótima ferramenta que recomendo para pesquisar e analisar os dados registrados. E então use Kibana para visualizações. Mas primeiro, você precisa armazenar os logs em algum lugar. É por isso que o Fluentd oferece suporte à integração com vários bancos de dados, como MongoDB e MySQL. Antes de encaminhar os dados para os bancos de dados, o FluentD tenta convertê-los para o formato JSON, que é mais fácil de processar do que os dados brutos.

O Fluentd ocupa um espaço muito pequeno, o que significa que não exige muito dos recursos do sistema. O processo de configuração também é simples e leva cerca de 10 minutos ou menos. No entanto, isso não leva em consideração os vários plug-ins que você terá que instalar para tornar o software uma ferramenta completa de gerenciamento de log.

Como sempre digo, é melhor deixar o software aberto para os profissionais experientes. Se você está começando, será melhor com os produtos comerciais que seguram sua mão durante o processo de configuração e gerenciamento.

4. LogDNA


Tente agora

LogDNA é outra excelente alternativa ao Splunk, que oferece gerenciamento de registro em tempo real e pode registrar qualquer volume de dados de qualquer plataforma. Mas o que realmente se destaca para mim com esta ferramenta é sua flexibilidade. Ele está disponível para implantação como um software baseado em nuvem, local, nuvem privada ou nuvem híbrida.

Ele também usa o método de coleta de log baseado em agente e sem agente, onde os dados são enviados diretamente dos aplicativos ou de plataformas como AWS, Docker, Kubernetes e Syslog. A solução baseada em nuvem é a mais fácil de configurar e pode ser implementada em cerca de dois minutos.

logDNA

A outra característica impressionante do LogDNA é a funcionalidade de pesquisa avançada. Ele indexa os logs imediatamente, permitindo que você os encontre facilmente, filtrando ou pesquisando-os usando palavras-chave específicas. Isso será fundamental para identificar rapidamente os problemas antes que eles se tornem problemas para o cliente.

Os outros recursos que vale a pena mencionar incluem análise personalizada, alerta inteligente e controles de acesso baseados em funções. Todos os arquivos de registros são criptografados durante a transferência e o LogDNA também implementa outras políticas de segurança para que estejam em conformidade com os vários padrões de TI.

Todos os dados são visualizados em sua interface baseada na web, que também permite classificar os arquivos de log com base em suas fontes. A ferramenta também permite criar gráficos personalizados e visualização gráfica dos dados de log para um melhor entendimento.

Em termos de preço, o LogDNA difere da maioria das outras ferramentas, permitindo que você pague apenas pelo que usar. Portanto, se você registrar apenas 5 GB de dados em um determinado mês, isso é tudo que você paga. A maioria das outras ferramentas fornece um limite de dados para usar por um determinado período de tempo.

5. Graylog


Tente agora

GrayLog também é um software de análise de log de código aberto e, portanto, totalmente gratuito para o usuário. A menos que você prefira a versão Enterprise, que tem um custo. GrayLog apresenta uma interface muito amigável e tem impressionantes poderes de processamento. Ele pode lidar com dados que chegam a terabytes e oferece a opção de escalar ainda mais por meio de seu data center, nuvem ou ambos.

GrayLog

GrayLog também pode lidar com logs de qualquer origem, independentemente do formato. Além de coletar as mensagens de log de várias fontes, este software permite que você mesmo adicione os dados de log canalizando os relatórios do sistema para um arquivo. Os registros armazenados são apresentados no painel do software na forma de gráficos de pizza, histogramas e outras visualizações que aprimoram uma melhor análise.

GrayLog permite que você faça condições de alerta personalizadas e crie scripts sobre como responder às condições de alerta. Por exemplo, você pode configurá-lo para notificar o engenheiro responsável para que ele possa agir de acordo. Mas como eu disse com qualquer software de código aberto, esteja sempre pronto para fazer algum trabalho de configuração.