A Nvidia confirmou o boato de mudança para a Samsung Foundry para sua próxima arquitetura Ampere

Hardware / A Nvidia confirmou o boato de mudança para a Samsung Foundry para sua próxima arquitetura Ampere 2 minutos lidos

Nvidia Ampere



Alguns dias atrás, nós relatado que a Nvidia pode romper seus longos laços com a empresa de fabricação de semicondutores de Taiwan (TSMC). EE Times relataram que a Samsung propôs um preço melhor para fabricar a próxima arquitetura Apmere da Nvidia. Em uma postagem de blog sobre as superplacas gráficas RTX 2070 e 2060, líder da divisão coreana da Nvidia Yoo Eung-Joon confirmou a parceria rumores. Ele não mergulhou nos detalhes da parceria, mas chamou o compromisso da Samsung de produzir a arquitetura Ampere ' substancial . '

É relatado que a Samsung estava comprometida com o preço mais alto do TSMC, o que levou à colaboração entre os gigantes da tecnologia. A Nvidia também confirmou que o sucessor de Turing, Ampere, será anunciado no próximo ano. Eles não forneceram nenhuma informação sobre a próxima arquitetura de GPU, exceto o fato de que será baseada no processo de litografia ultravioleta extrema (EUVL) de 7 nm da Samsung. É um grande salto para a Nvidia, especialmente por causa da competição. As GPUs atuais da Nvidia estão sendo fabricadas na arquitetura de 12 nm, que é considerada obsoleta por muitos produtores de semicondutores agora.



Chegando às razões pelas quais a Nvidia decidiu deixar de ser seu parceiro de fundição. O motivo óbvio é o preço. É relatado que a Samsung cortou agressivamente os preços da TSMC para obter o próximo projeto da Nvidia. Pode-se pensar que a Nvidia deveria ter ficado com seu antigo parceiro, já que é melhor usar um processo refinado, afinal. Economicamente e estrategicamente falando, a escolha da Samsung pela Nvidia foi melhor. O fator preço é suficiente para a Nvidia aumentar seus lucros.



Embora a mudança seja mais interessante se olharmos com olhos de águia, a AMD anunciou recentemente sua arquitetura RDNA, que é um híbrido da próxima arquitetura Navi e GCN. O destaque da arquitetura é sua capacidade de escala. Teoricamente falando, ele também pode ser usado em dispositivos móveis. Agora adivinhe qual empresa procurou a AMD para licenciar sua arquitetura para dispositivos móveis. Foi a Samsung. A Nvidia fez parceria com a Samsung em uma escala muito maior. Seus laços com a Samsung podem ser benéficos para a Nvidia na frente competitiva contra a AMD.



Outro motivo econômico que pode ter levado a mudança da Nvidia é a demanda pelo processo de 7 nm da TSMC. Deve-se notar que a Nvidia será a última fabricante de processadores a optar pelo processo de 7nm. Grandes empresas como Apple, Qualcomm e AMD já adquiriram o processo 7nm da TSMC para suas respectivas ofertas. Embora a TSMC seja a maior fundição, não é possível para eles acomodar todos os seus clientes. Como mencionado anteriormente, a Nvidia é a última a adquirir o processo, e eles optaram por uma opção mais segura, que é a Samsung. Como a TSMC, a Samsung dominou o processo de 7 nm, mas não conseguiu obter clientes significativos até que a Nvidia anunciou seu plano de adotar o processo.

Isso ajudará as duas empresas, a Nvidia será capaz de produzir suas GPUs em tempo hábil e a Samsung poderá impulsionar seu processo de fabricação.

Tag nvidia samsung