Como forçar o fsck na inicialização



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O comando fsck executa uma verificação de consistência do sistema de arquivos em qualquer sistema operacional baseado em Unix e é frequentemente considerado uma tecnologia Linux comparável ao chkdsk. Os problemas de consistência do sistema de arquivos geralmente ocorrem como resultado de travamentos do sistema ou falhas de energia e bateria, bem como casos em que uma unidade é desmontada repentinamente de um sistema por qualquer motivo. Problemas de transferência de arquivos podem afetar as unidades de backup.



A maioria dos usuários casuais do Linux nunca terá que executar o fsck com regularidade, e isso é especialmente verdadeiro para aqueles que usam o sistema operacional em dispositivos integrados como smartphones e tablets. No entanto, os administradores de sistema geralmente precisam executar este programa e é impossível fazer isso em um sistema de arquivos ativo. Portanto, é necessária uma solução alternativa.



Força o fsck a rodar na inicialização do sistema

Se você não puder desmontar um sistema de arquivos por qualquer motivo, o que provavelmente significa que você inicializou a partir dele, você ainda pode forçar seu sistema a executar fsck na próxima inicialização com este comando:



sudo touch / forcefsck

Inicie um terminal gráfico selecionando-o no menu Aplicativos ou mantendo pressionada a tecla CTRL, ALT e T ao mesmo tempo antes de emitir aquele comando para ele. Você precisará inserir sua senha de administrador quando solicitado. Reinicie o sistema imediatamente após emitir o comando. Assim que estiver de volta, você pode verificar os resultados da verificação emitindo o comando:

mais / var / log / fsck / checkfs



Você também pode querer digitar:

cd /

ls

Isso é para garantir que o arquivo forcefsck seja removido. Se não for, digite:

sudo rm / forcefsck

fsck

1 minuto lido