Correção: o driver da impressora não está disponível

O erro “O driver da impressora não está disponível” significa que o driver instalado na sua impressora não é compatível ou está desatualizado. Também pode significar que o driver está corrompido e o computador não consegue reconhecê-lo.

Se o computador não reconhecer o driver ou função com ele, você não conseguirá acessar a impressora e usá-la para imprimir trabalhos. Esse problema é muito comum no mundo da impressão e pode ser corrigido com alguns ajustes aqui e ali. Dê uma olhada nas soluções listadas abaixo.

Solução 1: Desinstalando a impressora

Existem basicamente duas soluções principais que você pode usar para combater o erro ‘O driver da impressora não está disponível’. Você pode desinstalar a impressora, todos os softwares relacionados e depois instalá-los no sistema. Você pode usar todos os drivers disponíveis e selecionar o correto para o seu dispositivo.

Vamos desinstalar a impressora e todos os softwares relacionados e, em seguida, tentar conectá-los. Isso, por sua vez, instalará os drivers padrão.

1. Pressione Windows + R, digite “ ao controle ”Na caixa de diálogo e pressione Enter. Uma vez no painel de controle, certifique-se de que a opção Visualizar por: ícones grandes é selecionado. Agora clique Dispositivos e Impressoras .

1. Aqui, todas as impressoras serão listadas. Clique com o botão direito na impressora que está causando o problema e selecione “ Remover dispositivo ”.

1. Agora pressione Windows + R novamente e digite “ devmgmt. msc ”. Navegue até a categoria “ Filas de impressão ”, Clique com o botão direito na sua impressora e selecione“ Desinstalar dispositivo ”. Isso pode não estar presente depois de remover a impressora do painel de controle, portanto, nada com que se preocupar se você não a tiver.

1. Agora pressione Windows + R, digite “ appwiz. cpl ”Na caixa de diálogo e pressione Enter. Aqui, todos os aplicativos serão listados. Clique com o botão direito em todos os aplicativos da impressora e selecione “ Desinstalar ”.
  2. Depois de realizar todas as etapas acima, desconectar a impressora do computador, se estiver conectada por meio de uma conexão USB, ou desconecte-a do roteador, se estiver usando sem fio. Desligar seu computador , impressora e seu roteador . Desligue o fonte de energia de todos eles.
  3. Depois de esperar cerca de 10 minutos, conecte tudo de volta e inicie todos os módulos. Conecte a impressora ao seu computador usando um cabo USB inicialmente. Aguarde a detecção e deixe-o instalar os drivers necessários.

1. Agora navegue de volta para o painel de controle, clique com o botão direito no dispositivo e selecione “ Tornar a impressora padrão ”. Agora tente imprimir uma página de teste e verifique se o problema foi resolvido.

Solução 2: reinstalando os drivers mais recentes manualmente

Se a solução acima não funcionar, tentaremos atualizar os drivers da impressora manualmente. Existem também alguns casos em que a impressora está funcionando perfeitamente, mas devido a uma atualização do Windows, ela quebra. Os drivers atualizados do Windows podem ser problemáticos e podem não funcionar para todos os sistemas. Este caso foi particularmente notado com impressoras HP. Uma maneira de combater esse problema é atualizar o driver selecionado manualmente, baixando-o do site do fabricante e, em seguida, desabilitando a atualização do driver do Windows.

Antes de continuar, certifique-se de navegar até o site do fabricante e baixar os drivers específicos para o seu hardware em um local acessível.

1. pressione Windows + R para lançar o Corre Tipo ' devmgmt.msc ”Na caixa de diálogo e pressione Enter. Isso iniciará o gerenciador de dispositivos do seu computador.
  2. Navegue por todo o hardware, abra o submenu “ Filas de impressão ”, Clique com o botão direito no hardware da impressora e selecione“ Atualizar driver ”.

1. Agora o Windows abrirá uma caixa de diálogo perguntando de que maneira você deseja atualizar seu driver. Selecione a segunda opção ( Procure no meu computador o software de driver ) e prossiga.

Selecione o arquivo de driver que você baixou usando o botão de navegação quando ele aparecer e atualize-o de acordo.

Nota: Em alguns casos, a impressora pode não estar visível no gerenciador de dispositivos. Nessa situação, basta executar o instalador e o driver será instalado automaticamente.

1. Verifique se a impressora está funcionando corretamente neste momento. Se estiver, navegue até o site oficial da Microsoft e baixe o pacote “ wushowhide.diagcab ”.

1. Execute o pacote e clique em Próximo .
  1. Agora selecione Ocultar atualizações da opção dada.

1. Agora selecione a atualização da impressora (se houver) e continue. Agora o Windows Update não atualizará automaticamente os drivers da impressora até que você diga para isso.