Como automatizar o controle do sprinkler para detectar as condições climáticas com o Raspberry Pi?

Hoje em dia os sistemas de irrigação são usados ​​para supressão de poeira, mineração, etc. Esses sistemas também são usados ​​em residências para regar plantas. Os sistemas de irrigação disponíveis no mercado são caros para uma pequena área de cobertura. O Raspberry Pi é um microprocessador que pode ser integrado a quase todos os componentes eletrônicos para criar projetos interessantes. Um método é proposto abaixo para fazer um sistema de irrigação de baixo custo e eficaz em casa usando um Raspberry Pi.



Raspberry Pi para automatizar o controle de sprinkler (esta imagem foi tirada de www.Instructables.com)

Como configurar o aparelho e automatizá-lo através do Raspberry Pi?

O objetivo desta técnica é tornar um sistema tão eficaz quanto os sistemas disponíveis no mercado, com custo comparativamente baixo. Siga as etapas abaixo para automatizar o controle do aspersor por meio do framboesa pi.



Etapa 1: Coletando o Materiais

De acordo com as medidas do seu jardim, reúna a quantidade exata de tubos, diferentes adaptadores e componentes eletrônicos que se combinarão com o Raspberry Pi para formar todo o sistema.



Componentes elétricos



Componentes Mecânicos

Ferramentas

Você pode encontrar todos os componentes em Amazonas



Etapa 2: planejamento

A melhor abordagem é fazer um plano completo com antecedência, pois é uma tarefa difícil desfazer os erros em algum lugar entre a implementação de todo o sistema. É importante observar a diferença entre os adaptadores NPT e MHT. Certifique-se de instalar a válvula de drenagem na parte inferior absoluta da estrutura. Um diagrama de sistema de amostra é fornecido abaixo.

Diagrama do sistema

Etapa 3: cavar trincheiras e colocar pipeline

Antes de cavar a trincheira, verifique se há algo mais enterrado no solo e cave fundo o suficiente para colocar um cano e cobri-lo com um pouco de terra. Enterre os tubos e conecte-os aos vários conectores mencionados acima. Não se esqueça de instalar uma válvula de drenagem.

Etapa 4: coloque a válvula solenóide em uma caixa de plástico e conecte-o a todo o sistema

Parafuse os adaptadores de deslizamento NPT em ambas as extremidades da válvula solenóide. Em seguida, faça dois furos na caixa de plástico com largura suficiente para passar um tubo através deles até os adaptadores de deslizamento dentro da caixa e aplique adesivos de silicone nas juntas para tornar as conexões fortes. Agora, uma coisa importante aqui é observar a direção do fluxo na válvula de retenção correta. A seta deve apontar para a válvula solenóide.

Válvula solenóide (esta imagem foi tirada de www.Instructables.com)

Etapa 5: prenda o fio da válvula solenóide

Corte dois segmentos de fio de engate e passe-o pela caixa fazendo os orifícios apropriados e conecte-o à válvula solenóide com a ajuda de conectores à prova d'água. Use silicone para vedar os orifícios. Esses fios serão conectados na próxima etapa.

Etapa 6: Verifique se há vazamentos

Antes de ir mais longe, provavelmente você precisa verificar se há vazamentos em seus canos. Felizmente, você pode fazer isso antes de conectar o circuito ou até mesmo o Raspberry Pi. Para isso, conecte os dois fios da válvula solenóide diretamente ao adaptador de 12V. Isso abrirá a válvula e permitirá que a água flua para os tubos. Assim que a água começar a fluir, examine cuidadosamente os tubos e as juntas e verifique se há vazamentos.

Etapa 7: O circuito

A imagem abaixo mostra o circuito integrado ao Raspberry Pi que fará todo o sistema funcionar. O relé está funcionando como uma chave para controlar a alimentação 24 VCA para a válvula solenóide. Como o relé requer 5 V para operar e os pinos GPIO podem fornecer apenas 3,3 V, o Raspberry Pi acionará um MOSFET que ligará o relé que ligará ou desligará a válvula solenóide. Se o GPIO estiver desligado, o relé será aberto e a válvula solenóide será fechada. Quando um sinal alto chega ao pino GPIO, o relé será comutado para fechado e a válvula solenóide será aberta. 3 LEDs de status também estão conectados ao GPIO 17,27 e 22 que mostrarão se o Pi está recebendo energia e se o relé está ligado ou desligado.

Diagrama de circuito

Degrau 8: Circuito de Teste

Antes de todo o sistema ser implementado, é melhor testá-lo na linha de comando usando python. Para testar o circuito, ligue o Raspberry Pi e digite os seguintes comandos em Python.

importar RPi.GPIO ad GPIO GPIO.setmode (GPIO.BCM) GPIO.setup (17, saída) GPIO.setup (27, saída) GPIO.setup (22, saída)

Pin Setup

Isso inicializará os pinos GPIO 17,27 e 22 como saída.

GPIO.output (27, GPIO.HIGH) GPIO.output (22, GPIO.HIGH)

Ligar

Isso acenderá os outros dois LEDs.

GPIO.output (17, GPIO.HIGH)

Ligue o relé

Quando você digita o comando acima, o relé produzirá um som de “clique” que mostra que ele está fechado agora. Agora, digite o seguinte comando para abrir o relé.

GPIO.output (17, GPIO.LOW)

Desligue o relé

O som de “clique” que o relé produz mostra que tudo está indo bem até agora.

Etapa 9: Código

Agora, como tudo está indo muito bem até agora, faça upload do código no Raspberry Pi. Este código verificará automaticamente a atualização da precipitação das últimas 24 horas e automatizará o sistema Sparkling. O código está devidamente comentado, mas, ainda assim, é explicado geralmente a seguir:

  1. run_sprinkler.py: Este é o arquivo principal que verifica um API do tempo e decide se abre a válvula solenóide ou não. Ele também controla a E / S dos pinos GPIO.
  2. config: é o arquivo de configuração que contém a chave da API do clima, o local onde o sistema está instalado, os pinos GPIO e a soleira da chuva.
  3. run.crontab: É o arquivo que agenda o arquivo principal para ser executado certas vezes ao dia, em vez de executar o script python continuamente por 24 horas.

Link para Download: Baixar

Baixe o arquivo anexado acima e envie-o para Python. Desfrute do seu próprio sistema de sprinklers automatizados.