As 5 melhores ferramentas e software de transferência de arquivos gerenciados (MFT)

Você já ouviu a frase 'os dados são importantes?' Não? mas certamente você já ouviu pessoas dizerem que os dados são o novo petróleo. O que faz sentido, considerando que as pessoas estão ganhando bilhões vendendo dados. Agora, em qualquer rede empresarial, é garantido que você estará compartilhando dados com diferentes nós da sua rede e também fora dela. E então a questão é quão seguras são suas transferências de arquivos. Qual sistema de transferência de arquivos você usa em primeiro lugar?



FTP e outros padrões de transferência de arquivos

O protocolo de transferência de arquivos (FTP) é talvez o protocolo de transferência mais popular. Mas já se passaram décadas desde que foi inventado pela primeira vez e, infelizmente, não foi capaz de acompanhar as tendências atuais de segurança. Mas não é como se eles não tivessem tentado. SSH e SSL são tecnologias destinadas a criptografar o link entre o remetente e o destinatário para que os arquivos enviados entre eles permaneçam privados. No entanto, não é suficiente atender aos vários padrões de proteção de dados, como PCI-DSS.

Email e HTTP também são protocolos de transferência que podem ser usados, mas também têm suas deficiências. Por exemplo, o maior tamanho de arquivo que você pode enviar por e-mail é de 25 MB. Não esquecendo os vários preocupações com segurança criados ao longo dos anos.



E, portanto, são essas limitações com os métodos de transferência populares que deram a necessidade de surgimento do protocolo MFT (Managed File Transfer). Como o nome indica, você pode esperar obter mais controle sobre o processo de transferência de arquivos. Dá a você visibilidade completa do processo de transferência de arquivos, permitindo que você rastreie e registre dados de atividade nos dados enviados. Depois, há o principal motivo pelo qual o MFT deve ser seu padrão preferido em relação aos outros: a segurança. Ele tem uma série de recursos de segurança e conformidade que você simplesmente não encontrará em outros padrões, como criptografia de dados em repouso.





Outra coisa boa sobre o MFT é que ele pode ser facilmente integrado a infraestruturas de segurança pré-existentes, como antivírus, DLP e sistemas de controle de acesso. Mas chega disso, você entendeu. MFT é melhor do que as outras tecnologias. Agora, falaremos sobre o melhor software de servidor que você pode usar para implementar o MFT em sua rede.

Ferramentas MFT de código aberto

Em cada categoria de software, é sempre bom incluir pelo menos um software de código aberto. E não apenas pelo custo. Na maioria dos casos, o software de código aberto fornece melhor segurança, responsabilidade e flexibilidade do que os produtos comerciais. A única desvantagem é que eles exigem muitas configurações para serem configurados em sua rede. Mesmo os especialistas mais qualificados podem levar dias ou meses para configurá-lo para sua funcionalidade total.

No entanto, para este post, não irei incluir nenhum software de código aberto porque eles praticamente não existem. Se fosse FTP, talvez pudéssemos falar sobre o Nagios, mas todas as ferramentas MFT de código aberto foram compradas e transformadas em ferramentas comerciais ou simplesmente abandonadas por seus desenvolvedores.



Dito isso, há um produto, Yade que você poderia tentar se realmente gosta de código aberto. Não é um produto pelo qual posso jurar, porque não tenho informações sólidas sobre ele, mas existe desde 2012, o que é bastante promissor. Você também pode conhecê-lo pelo nome inicial, SOSFTP.

Alternativas gratuitas de uso para transferência MFT

Se for o custo, você está preocupado, então você pode tentar as várias ofertas gratuitas dos fornecedores comerciais. Na maioria dos casos, eles têm limitações para forçá-lo a comprar o produto completo, portanto, é um compromisso que você terá que fazer.

Mas, pessoalmente, não acho que a segurança de seus dados seja algo que você queira ignorar. É por isso que recomendo usar o software MFT comprovado. Existem mais de 40 soluções atualmente, mas eu reduzi a lista para 5 das melhores. Vamos começar.

1. Servidor de transferência de arquivos gerenciado Serv-U


Tente agora

O servidor de transferência de arquivos gerenciado SolarWinds Serv-U é uma excelente ferramenta que possui todas as opções necessárias para proteger suas transferências de arquivos e também oferece controle total sobre o processo de transferência. É uma atualização do servidor FTP Serv-U e agora inclui suporte para protocolos de transferência FTP, FTPS, SFTP e HTTP / S. Ele pode ser usado para a transferência de dados em redes IPv4 e IPv6. A ferramenta usa compartilhamento de arquivos ponto a ponto para facilitar o envio e a solicitação de arquivos em uma base ad-hoc.

Usando o servidor Serv-U MFT, você pode transferir dados de qualquer lugar. Isso graças à interface baseada na web. E como qualquer outro produto SolarWinds, este servidor MFT tem uma interface muito intuitiva e fácil de usar que permite que você execute todas as ações como monitoramento e automação de transferência de forma centralizada a partir de um único console. A SolarWinds coloca a aparência de sua interface de servidor em suas mãos, permitindo que você adicione logotipos personalizados, texto e modelos CSS.

Servidor de transferência de arquivos gerenciado Serv-U

Você ficará feliz em saber que não há limitação de tamanho de arquivo. Você pode enviar e receber arquivos maiores que 3 GB.

Para facilitar a conformidade com os vários padrões de segurança, esta ferramenta inclui o complemento Serv-U Gateway que você pode adicionar para fornecer uma camada extra de segurança à implantação do servidor FTP. O add-on garante que nenhum dado seja armazenado na DMZ, que está em conformidade com o PCI DSS e outros órgãos reguladores.

Mas um dos meus recursos de segurança favoritos é a capacidade de integrar o servidor MFT do servidor Serv-U aos servidores Active Directory e LDAP existentes. Isso fornece uma maneira fácil de controlar as permissões e o acesso aos vários arquivos que estão sendo compartilhados. Você pode aplicar limites aos dados compartilhados de forma que eles só possam ser visualizados por usuários, grupos, domínios ou servidores específicos.

Outra coisa, se houver um problema com o sistema de compartilhamento de arquivos, você não precisa ficar tentando adivinhar. Você pode verificar os logs de inicialização, configuração e atividade do domínio do servidor para rastrear rapidamente a causa. O servidor também está pré-configurado para enviar alertas quando uma atividade suspeita for detectada. Você pode responder pessoalmente ou programar o servidor para que execute scripts específicos ou exclua arquivos com base no evento acionador. Ele também pode gravar mensagens de log de eventos do Windows para serem analisadas posteriormente.

Servidor de transferência de arquivos gerenciado Serv-U

Você está em um ponto em sua organização em que cada arquivo enviado contém dados confidenciais e de missão crítica? Você está cansado dos inconvenientes causados ​​pelo uso da transferência via FTP? Bem, o servidor SolarWinds Serv-U MFT pode ser exatamente o que você está procurando.

2. GoAnywhere MFT Standard


Tente agora

GoAnywhere é uma ferramenta muito popular que facilita a transferência fácil e segura de dados entre sistemas, funcionários, clientes e parceiros comerciais. A ferramenta pode ser executada localmente ou na nuvem em plataformas como o Microsoft Azure. É compatível com todos os sistemas operacionais populares, incluindo Windows, Linux, AIX e IBM.

Um dos principais recursos do servidor GoAnywhere MFT é a tecnologia de cluster que permite processar grandes volumes de transferências, equilibrando a carga em vários sistemas. Também vinculado ao clustering está o recurso de failover ativo automático que permite a este software de servidor recuperar dados no caso de uma transferência malfeita.

GoAnywhere Managed File Transfer Standard

A IU também é bastante intuitiva, eliminando a maioria dos aborrecimentos associados aos sistemas mais antigos. Por exemplo, você não precisará de scripts personalizados ou ferramentas de função única que seriam necessárias no passado para executar várias atividades de transferência. A interface é baseada na web, o que torna muito fácil colaborar com seus parceiros, fornecedores, clientes, funcionários e colegas de trabalho para garantir que as transferências sejam concluídas com sucesso.

Ele também fornece uma maneira fácil de automatizar tarefas repetitivas que, consequentemente, economiza muito tempo e esforço.

GoAnywhere tem fluxos de trabalho de várias etapas para mais de 60 tarefas diferentes que podem ser totalmente automatizadas. Essas tarefas são principalmente repetitivas que tomariam muito do seu tempo todos os dias se você tivesse que executá-las manualmente. Você pode usar o planejador embutido para determinar o padrão de execução, organizando-os em uma fila.

GoAnywhere MFT Standard

Além disso, você pode utilizar as várias configurações de segurança no console para aumentar a segurança dos dados. Você também pode acessar dados auditados e criar relatórios que ajudarão a comprovar a conformidade. GoAnywhere fornece conformidade FIPS-140 2, que é paralela ao padrão de criptografia NIST definido pelo governo dos EUA. Ele também criptografa sinais e descriptografa arquivos usando o padrão de criptografia Open PGP e GPG.

Este servidor MFT possui um sistema de alerta para notificá-lo sobre situações como falha na transferência ou recebimento de arquivo. Também permite definir ações personalizadas a serem executadas com base no alerta. Por exemplo, você pode fazer com que ele baixe automaticamente um arquivo assim que for recebido.

3. Coviant Diplomat Managed File Transfer (MFT)


Tente agora

Outro software que será excelente no gerenciamento de transferências de arquivos é o Coviant Diplomat. É compatível com todos os outros protocolos de transferência de arquivos, incluindo FTP, HTTP, e-mail e servidores SMB. Uma grande característica desta ferramenta é que ela permite que você criptografe os arquivos por PGP antes de enviá-los e descriptografe os arquivos enviados antes de salvá-los em sua rede local.

A interface do usuário foi simplificada com configurações fáceis de seguir 'apontar e clicar', ao contrário do que acontecia no passado, quando você dependia de programas com script para executar transferências de arquivos. Essa ferramenta pode ser integrada a toda a sua rede para que você não precise instalá-la em vários locais.

Coviant Diplomat Managed File Transfer

Você será notificado automaticamente por e-mail quando uma transferência de arquivo falhar. O Coviant Diplomat também envia dados de registro das transferências com falha para que você possa rastrear facilmente o problema. Uma tarefa que é ainda mais simplificada pelo visualizador de log integrado que classifica os logs para ajudar a localizar a transferência de arquivos exata ou problemas de criptografia PGP. Alguns dos critérios de classificação usados ​​incluem 'classificar por id de transação' e por data. Esta ferramenta sempre tentará novamente as transferências com falha antes de avisar você.

A versão corporativa da Coviant oferece uma maneira de melhorar a segurança, introduzindo a autenticação de um ou dois fatores. Os usuários agora precisarão inserir um nome de usuário e uma senha para provar que são usuários de rede autênticos. Outras maneiras de aumentar a segurança são definindo os privilégios do usuário e introduzindo a expiração da sessão para os arquivos enviados.

Coviant Diplomat MFT Server

A escolha de qual edição escolher será influenciada por vários fatores. Só para citar alguns, há o número de transferências automatizadas executadas todos os dias, os padrões de tipo de transferência usados, a visibilidade em tempo real das transferências seguras de arquivos e a necessidade de recursos avançados como autenticação de dois fatores.

4. EFT da Globalscape


Tente agora

Globalscape EFT é uma solução abrangente de MFT que possui todos os excelentes recursos para facilitar a transferência segura e contínua de arquivos. É equipado com ótimas ferramentas de automação, colaboração e análise para uma solução de problemas eficaz. A ferramenta está disponível como um serviço e também pode ser implantada no local.

A automação é uma grande parte desta ferramenta. Você pode facilmente definir várias atividades para serem executadas automaticamente para que você não precise estar presente todas as vezes para concluir as transferências. Isso será especialmente útil em grandes organizações, onde grandes quantidades de dados são compartilhados todos os dias.

Transferência de arquivos gerenciados por EFT da Globalscape

A compatibilidade da ferramenta com os vários protocolos de transferência como HTTP, FTP e sua variante também é um ótimo recurso que facilita o compartilhamento fácil, independentemente do sistema operacional usado pelos funcionários, fornecedores e parceiros.

Para proteção máxima de seus dados, Globalscape incorpora o uso de software de transferência de arquivos criptografados, protocolos seguros, criptografias fortes, chaves de criptografia e políticas de senha. Além de proteger seus dados, isso é paralelo às várias regulamentações do setor, portanto, ajudará você a comprovar a conformidade.

Os relatórios e análises são importantes para rastrear suas transferências e garantir que os arquivos foram recebidos. Você também pode obter insights acionáveis ​​deles em relação ao que você pode fazer para melhorar a qualidade da transferência.

O que é uma ótima ferramenta de software se eles têm um sistema de suporte ruim, certo? Globalscape tem uma das equipes de suporte mais responsivas e você pode ter certeza de que qualquer problema que encontrar ao usar o software será resolvido imediatamente.

5. Accellion Kiteworks


Tente agora

A plataforma de controle e compartilhamento seguro de arquivos Accellion é outra excelente ferramenta perfeita para empresas que enviam arquivos confidenciais para fora de sua rede. Ele permite que você acompanhe os dados, veja onde estão armazenados e quem os está acessando.

Accellion também é uma solução para os requisitos de conformidade regulamentar. Isso ajudará a comprovar a conformidade com auditores internos e padrões de segurança como NIST e HIPAA. Essa ferramenta usa criptografia TLS 1.2 para proteger os dados em trânsito e AES-256 para proteger os dados estáticos.

Accellion Kiteworks

E o bom é que o Accellion permite que você faça tudo isso de uma maneira fácil, graças à sua interface de usuário intuitiva. É ainda reforçado por sua forte ênfase na colaboração. A Accellion oferece vários meios, como mensagens, e-mails e salas de dados virtuais, todos destinados a permitir que os usuários que estão dentro e fora da rede colaborem para garantir transferências bem-sucedidas. Esta ferramenta permite que você acesse, edite e compartilhe conteúdo de qualquer lugar. Você não precisa necessariamente estar dentro da rede.

É uma ferramenta de servidor MFT que prospera em simplicidade, o que o torna uma ótima opção se você usa um telefone celular para acessar arquivos várias vezes.

O Accellion está disponível em 3 planos. O negócio é o nível mais baixo e está limitado a 500 usuários. Ele permite 1 TB de armazenamento e o upload de arquivos é limitado a 2 GB. Os outros dois níveis, o Enterprise e os planos de conexão Enterprise não têm essa limitação e são minhas melhores recomendações se você lida com grandes transferências de dados diariamente.