Intel apresenta módulo de memória dual in-line Optane DC com stick de memória econômico

Tecnologia / Intel apresenta módulo de memória dual in-line Optane DC com stick de memória econômico 1 minuto lido

Gigazine



A superação da nova lacuna de tecnologia tem sido um grande desafio para a Intel e quase três anos depois da revelação da memória 3D Xpoint, a empresa finalmente criou o Optane DC e o definiu como uma “classe inteiramente nova” de armazenamento de dados e tecnologia.

Optane DC funciona diferente do DRAM tradicional e é executado em DIMM. Esta inovação vai realmente preencher a lacuna de DRAM e armazenamento de memória secundária, aumentando a quantidade de memória disponível na CPU para até 3 TB. O stick de memória cabe facilmente na placa-mãe do PC. O principal ponto levantado pela empresa é a estabilidade, mesmo quando o sistema não está funcionando com potência total.



O dispositivo estará disponível em três diferentes capacidades de armazenamento de 128 GB, 256 GB e 512 GB. O único sistema que oferecerá suporte a esses dispositivos de armazenamento inclui os processadores Xeon, os modernos atualizados. De acordo com a Intel, o que torna este stick de memória tão especial é o fato de ser econômico e ter um desempenho comparativamente bom até agora. Sendo assim rotulada como a “melhor solução de banco de dados”.



A Intel promete um aumento de até 9,4 vezes no desempenho das operações por segundo, basicamente diminuindo a latência. Isso é feito armazenando dados mais perto do processador, diminuindo o tempo de reinicialização de literalmente minutos para segundos. Os dados altamente criptografados serão salvos no hardware. Além disso, o stick de memória oferece uma análise mais rápida dos dados e mais ocorrências do servidor.



“Ao contrário da DRAM tradicional, a memória persistente Intel Optane DC oferecerá a combinação sem precedentes de alta capacidade, acessibilidade e persistência. Expandindo as capacidades de memória do sistema acessíveis (mais de 3 terabytes por soquete de CPU), os clientes finais podem usar sistemas habilitados com esta nova classe de memória para otimizar melhor suas cargas de trabalho movendo e mantendo grandes quantidades de dados mais perto do processador e minimizando a latência mais alta de buscar dados do armazenamento do sistema, ” escreve Lisa Spelman, vice-presidente e gerente geral de produtos Intel Xeon e marketing de data center da Intel.

A Intel está promovendo a disponibilidade para desenvolvedores de aplicativos em vez da disponibilidade para que as massas explorem grandes pedaços da memória recém-introduzida de uma maneira melhor e eficiente.