Como abrir o GNOME Image Viewer através do terminal



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Se preferir usar um prompt CLI, você pode querer abrir as imagens para visualização através do terminal em vez de clicar nelas em um gerenciador de arquivos. Saber como fazer isso também é útil se você precisar adicionar essa funcionalidade em um script. Como abrir um visualizador de imagens depende muito de quais pacotes você instalou ao configurar o Linux.



Usuários de ambientes de desktop diferentes do GNOME também podem acessar visualizadores de imagens semelhantes a partir do terminal usando comandos ligeiramente modificados. Embora o GNOME seja o ambiente de área de trabalho padrão para o Fedora, outras distribuições populares do Linux, como Ubuntu e Slackware, apresentam outros padrões.



Método 1: Usando Eye of Gnome ou Mate

Se você tem o pacote básico Eye of Gnome que vem com o GNOME2 instalado, pode simplesmente digitar eog theFile no prompt de comando. Substitua theFile pelo nome do arquivo que você estava procurando. Você pode acessá-lo por meio de um caminho absoluto, se necessário; portanto, um comando como eog /home/user/Pictures/bigPicturePath.jpg funcionaria. Se houver espaços no nome, basta colocá-lo entre aspas. Se você também tiver o pacote Eye of Mate instalado, deverá substituir eog por eom no comando, mas todo o resto deve ser o mesmo.



Método 2: usando gnome-open ou xdg-open

Você também pode emitir o comando gnome-open theFile.jpg com qualquer nome de arquivo que você gostaria de abrir uma imagem em seu visualizador de imagens padrão. Na verdade, isso funcionará com qualquer arquivo, já que o gnome-open abrirá um arquivo com o que ele acredita que será o aplicativo preferido.

Se você não estiver usando o GNOME, você pode fazer o mesmo com o xdg-open, que na verdade também deve funcionar em desktops GNOME. Se você simplesmente digitar xdg-open theFile.jpg, substituindo-o mais uma vez pelo nome do arquivo em questão, isso acessa o aplicativo preferido para um arquivo específico. Suporta vários ambientes de trabalho diferentes e funciona mesmo se você alterar o visualizador de imagens.



Os usuários do Xfce4 também podem usar exo-open fileName.jpg para fazer o mesmo. O programa xdg-open chama isso e chama pcmanfm $ 1 no LXDE. Ele chama o kde-open de “$ 1” nas instalações do KDE Plasma, que esses usuários também podem querer usar.

1 minuto lido