Como desativar a enumeração de fontes em Flash

Distribuições do Linux que incluem alguma forma de extensão de navegador Flash Player como parte de seu sistema de pacotes geralmente permitem acesso externo à Web para dados de configuração de fontes. Debian, Fedora e os vários * lançamentos Buntu geralmente fornecem uma interface Flash compatível com NPAPI personalizada. Outros usuários podem ter instalado sua própria versão do Firefox ou QupZilla e, portanto, podem estar transmitindo informações de fonte inconscientemente.

Essas informações são transmitidas com a intenção de ajudar os desenvolvedores da Web a descobrirem mais sobre quais fontes estão instaladas em quais tipos de dispositivos, mas geralmente deve ser visto como um problema porque é ineficiente e inseguro. Provavelmente, se você estiver executando o Linux, provavelmente não terá muitas das fontes instaladas nos dispositivos Android, iOS, OS X e Windows, tornando, assim, esta tecnologia inútil para começar. Felizmente, é muito fácil desativá-lo se você souber o lugar certo para colocar um arquivo de configuração.

Desativando a enumeração de fontes Flash

Primeiro, abra um prompt de comando gráfico pressionando CTRL e ALT enquanto pressiona T ou selecionando o ícone no menu raiz do ambiente de trabalho, dependendo da distribuição que você está usando.

Emita o seguinte comando para mover para o diretório certo:

2016-09-24_091939

É aqui que o arquivo precisa estar. Se o comando cd falhar, digite:

2016-09-24_091954

Você precisará inserir sua senha, se solicitado. Emita o comando:

ls

Isso retornará mms.cfg se o arquivo estiver lá. Se outros arquivos estiverem lá ou se não houver nada, você não precisará se preocupar com nada e poderá simplesmente seguir em frente. Se o arquivo já estiver lá, prossiga para a próxima etapa, mas certifique-se de não alterar mais nada no arquivo.

Digite sudo nano mms.cfg no prompt de comando e pressione Enter. Você será levado a uma tela de editor de texto onde precisará adicionar a linha

DisableDeviceFontEnumeration = 1

Segure CTRL e pressione O e, em seguida, pressione y para salvar o arquivo. Segure CTRL e pressione X para sair do editor de texto nano. Você pode desejar fazer logout de seu ambiente de área de trabalho ou reiniciar para certificar-se de que as alterações ocorreram.

1 minuto lido