Como criar suas próprias fontes para celular ou PC

trabalhe se conseguir obter um ângulo e iluminação realmente bons, se não se importar em fazer alguns retoques digitais.



Folha de modelo de fonte - clique para ampliar.

Se você estiver fazendo sua fonte puramente digitalmente, precisará desenhar cada caractere, símbolo e letra em uma única camada de imagem, conforme ilustrado abaixo. Ignore a qualidade horrível do desenho, é um exemplo de 5 segundos.



Usando a ferramenta Pen no Illustrator para criar a fonte.



Seus glifos devem ter cerca de 500 pixels de largura e altura - mas não maior que 1000 pixels , e não menor de 300. Isso permitirá que sua fonte seja exibida corretamente em dispositivos Retina. Também é uma boa ideia habilitar a grade / régua no Illustrator, para que todas as suas letras sejam alinhadas uniformemente (⌘ + R para Mac, CTRL + R para Windows).



Todas as suas cartas devem estar em uma única linha, para que possam ser importadas facilmente de uma vez. Seu alfabeto deve ser alinhado corretamente de A a Z, e os números também de 0 a 9, indo da esquerda para a direita (>> ABCDEFG).

Depois de desenhar a fonte inteira, você precisa de um software de criação de fontes dedicado. O software de criação de fontes pegará sua fonte ilustrada e a converterá em uma fonte real que pode ser instalada em dispositivos móveis ou PC. Algumas boas opções são:

  • FontForge ( Livre, código aberto)
  • FontSelf ( Adobe Illustrator + plug-in do Photoshop, $ 49)

Há realmente uma tonelada de opções por aí, variando de supercaras a gratuitas, mas extremamente limitadas. Se 'grátis' é o seu orçamento, um bom artigo para verificar é ' 7 ferramentas gratuitas para criar suas próprias fontes ”. Embora algumas das ferramentas nessa lista sejam baseadas no navegador e não possam importar gráficos, o que torna a maior parte deste guia inútil.



Portanto, no futuro, usaremos o FontSelf como nosso exemplo de referência, porque ele se conecta diretamente ao Photoshop / Illustrator. Se você escolher outro software de criação de fontes, precisará consultar a documentação sobre a importação de gráficos vetoriais para o software de criação de fontes.

Em qualquer caso, já que estamos usando FontSelf, vamos simplesmente:

Selecione a camada que contém nosso alfabeto desenhado no Illustrator.

  • Para um único caractere, digite ou cole o caractere relacionado no campo de texto Fontself e pressione “Criar Glyph”.
  • Para um alfabeto inteiro, pressione o botão “a-z” se for um conjunto de letras minúsculas ou pressione “A-Z” para maiúsculas.
  • Para qualquer outro conjunto de caracteres, pressione Lote.

Arrastar e soltar no painel Fontself também funciona como uma forma alternativa de criar glifos. Basta soltar sua seleção no topo da área relevante.

Ajuste a linha de base e as margens em torno de cada glifo no painel Fontself (basta clicar e arrastar), e você também pode alterar a tecla do teclado digitando um novo caractere abaixo de cada glifo.

Pressione Exportar para salvar sua fonte como um arquivo OpenType .otf e clique no link Abrir fonte exportada no alerta verde para instalar a fonte em seu sistema operacional.

Você também pode enviar o arquivo .OTF para o seu dispositivo móvel (Android ou iOS) e instalá-lo por qualquer método pelo qual você instalaria novas fontes em seu dispositivo.

Tag andróide Desenvolvimento Photoshop 3 minutos lidos