Correção: o diretório inicial do usuário root é / root



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Você deve ter notado um erro onde digitar cd ou cd ~ leva você para / root em vez de algo dentro do diretório / home que parece conter os diretórios home. Se você está recebendo esse erro, provavelmente já o percebeu todas as vezes que está operando como superusuário no Linux. Consertar é muito simples porque, na verdade, não é um erro.

Em vez disso, isso é causado por uma peculiaridade de como o Linux lida com o posicionamento do diretório inicial. Embora seja um comportamento esperado, ainda pode ser extremamente confuso se você nunca se deparou com ele antes.

Se você digitar os comandos cd ou cd ~ no terminal, você será levado de volta ao seu diretório inicial, não importa onde você esteja na hierarquia de diretórios do Linux. Isso é verdade mesmo se você estiver em uma partição separada ou até mesmo em uma estrutura de arquivo externo totalmente diferente. Se você alguma vez perdeu seu lugar enquanto escalava diretórios, simplesmente digitar cd o levará direto para onde você provavelmente começou no momento em que abriu seu terminal.

No Linux, o diretório inicial do usuário raiz é / home / root em algumas distribuições selecionadas, mas geralmente você o verá posicionado em / root bem no nível superior do início da estrutura do arquivo. Embora seja configurável, esta é a situação na grande maioria das distribuições Linux. Tente digitar o comando cd / root como um usuário regular no terminal. Você receberá um erro que diz “bash: cd / root: permissão negada” porque este é o diretório inicial do superusuário.

Agora que você fez isso, abra uma janela gráfica do terminal raiz digitando gksu x-terminal-emulator no terminal. Você receberá um prompt solicitando sua senha administrativa, porque isso instancia um prompt de comando totalmente elevado.

Muitas distribuições Linux, especialmente aquelas baseadas no Ubuntu, hash o nome do usuário root para que você não possa fazer login como ele. Se você estiver recebendo esse tipo de erro no Ubuntu ou em outra distribuição semelhante, este comando ainda fará com que você se conecte como root sem se preocupar com este sistema hash. De qualquer forma, isso abrirá uma janela de terminal separada daquela em que você está trabalhando.

Assim que você estiver no prompt do bash, digite o comando Quem sou eu; CD; pwd e pressione a tecla Enter. Isso primeiro identifica com quem você está conectado e, em seguida, muda para o diretório inicial do usuário atual. Você notará que está conectado como usuário root e o diretório inicial desse usuário não é / home / root, mas sim o próprio / root. As distribuições do Linux fazem isso porque algumas pessoas gostam de instalar todo o diretório / home em uma partição separada do nível superior / ponto de montagem.

Quando você terminar de usar a janela raiz, digite o Saída comando para sair desta janela, já que você ainda é o usuário root nela.

Se você tinha a estrutura de diretório / home instalada em algum outro disco e ela falhou fisicamente, ter / root em outro lugar o impede de perder a capacidade de, pelo menos, inicializar o sistema como um superusuário para fins de recuperação. A maioria das distribuições faz com que os diferentes diretórios de usuários normais sejam lidos uns para os outros. Cada um deles recebeu 755 permissões Unix. O diretório / root é especial porque tem 700 permissões, o que significa que apenas o superusuário root pode ler dele.

Quando você vê o símbolo ~, este é apenas um substituto que o shell usa para representar o diretório inicial do usuário, independentemente de onde ele esteja, então, contanto que você tenha uma saída semelhante ou idêntica à acima, não há erro para corrigir. Às vezes, você pode encontrar o termo til, que é o nome literal desse símbolo e significa a mesma coisa.

3 minutos lidos