As 7 melhores placas-mãe Z790 em 2022



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Você está no mercado para o melhor placa-mãe Z790 ?



Agora que o novíssimo Intel 13 º As CPUs da geração chegaram ao mercado, é o momento ideal para construir um PC para jogos de última geração com esses processadores no coração. No entanto, você deve considerar uma das novas placas-mãe Z790 se quiser aproveitar ao máximo seus 13 º CPU Gen.



O chipset Z790 é o principal chipset da placa-mãe desta geração, trazendo algumas melhorias vitais em relação ao processador de saída. Z690 plataforma. Isso torna o Z790 a escolha ideal para um novo PC de jogos de última geração com processador Intel 13 º CPU Gen Raptor Lake.



Também escolhemos o melhores placas-mãe para i9 13900K que você pode considerar, mas neste resumo, estamos nos concentrando exclusivamente no chipset Z790.

Vamos pular direto.

A melhor placa-mãe Z790 – nossas escolhas

1 Gigabyte Z790 AORUS Master Melhor placa-mãe geral Z790
Veja o preço
dois ASUS ROG Maximus Z790 Extreme Melhor placa-mãe Premium Z790
Veja o preço
3 ASUS ROG Maximus Z790 HERÓI Melhor placa-mãe Z790 para overclock
Veja o preço
4 MSI MPG Z790 carbono WiFi Placa-mãe Z790 de melhor custo-benefício
Veja o preço
5 Wi-Fi para jogos ASUS ROG Strix Z790-E Placa-mãe Z790 mais bonita
Veja o preço
6 MSI MAG Z790 TOMAHAWK WiFi DDR4 Melhor placa-mãe DDR4 Z790
Veja o preço
7 MSI Pro Z790-P WiFi DDR4 Placa-mãe Z790 de melhor orçamento
Veja o preço
# 1
Visualização
Nome do Produto Gigabyte Z790 AORUS Master
Prêmio Melhor placa-mãe geral Z790
Detalhes
Veja o preço
# dois
Visualização
Nome do Produto ASUS ROG Maximus Z790 Extreme
Prêmio Melhor placa-mãe Premium Z790
Detalhes
Veja o preço
# 3
Visualização
Nome do Produto ASUS ROG Maximus Z790 HERÓI
Prêmio Melhor placa-mãe Z790 para overclock
Detalhes
Veja o preço
# 4
Visualização
Nome do Produto MSI MPG Z790 carbono WiFi
Prêmio Placa-mãe Z790 de melhor custo-benefício
Detalhes
Veja o preço
# 5
Visualização
Nome do Produto Wi-Fi para jogos ASUS ROG Strix Z790-E
Prêmio Placa-mãe Z790 mais bonita
Detalhes
Veja o preço
# 6
Visualização
Nome do Produto MSI MAG Z790 TOMAHAWK WiFi DDR4
Prêmio Melhor placa-mãe DDR4 Z790
Detalhes
Veja o preço
# 7
Visualização
Nome do Produto MSI Pro Z790-P WiFi DDR4
Prêmio Placa-mãe Z790 de melhor orçamento
Detalhes
Veja o preço

Última atualização em 30/11/2022 às 04:53 / Links afiliados / Imagens da API de publicidade de produtos da Amazon



Por que você deve confiar em nós

Nós vivemos, respiramos e comemos placas-mãe aqui no appuals.com. Sejam os chipsets Intel ou AMD mais recentes, nós sabemos como lidar com uma placa-mãe. Nós os revisamos há anos e nossa experiência é demonstrada em nossas análises detalhadas e abrangentes. Nosso principal especialista em hardware de PC, Hassam Nasir , possui uma tremenda experiência no campo de análises de placas-mãe que remonta aos dias em que a Nvidia costumava adicionar um chipset SLI extra às placas-mãe!

Pode-se dizer que ele adora entrar nos mínimos detalhes do hardware do PC, como análise de PCB, desempenho de VRM, potencial de overclock de memória/núcleo, potencial de resfriamento de AIOs e a lista continua. Sua experiência não é uma surpresa, já que ele é obcecado por hardware de PC da era dos processadores Opterons e Smithfield Pentium.

No entanto, não confiamos apenas em nossa experiência – também submetemos todas as placas-mãe que analisamos a um rigoroso processo de teste. Testamos estabilidade, compatibilidade, potencial de overclock e muito mais. A principal especialização de nossa equipe está na área de testes de VRM, tanto para qualidade quanto para confiabilidade a longo prazo. Obviamente, também levamos em consideração a experiência do usuário ao escrever nossas avaliações. Esteja você procurando uma opção econômica ou a melhor placa-mãe do mercado, podemos ajudá-lo a encontrar o que você precisa.

1. Gigabyte Z790 AORUS Mestre

Melhor placa-mãe geral Z790

Prós

  • Fornecimento de energia excelente
  • Rede robusta de 10 Gigabits
  • Linguagem de design atraente
  • Conjunto de recursos compactados

Contras

  • Muito caro

2.382 avaliações

Fator de forma : E-ATX | chipset : Z790 | Memória : 4x DIMM, 128 GB, DDR5-8000 | Saídas de Vídeo : DisplayPort | Portas USB : 14x E/S traseiro, 9x interno | Rede : 1x 10 GbE LAN, 1x Wi-Fi 6E | Armazenar: 5x M.2, 4x SATA | VRM : 20+1+2 Fase

Veja o preço

A família de placas-mãe AORUS da Gigabyte continua a oferecer excelentes produtos premium, mesmo com a introdução das CPUs Raptor Lake. O preço da placa Z790 AORUS Master pode ser desanimador, mas seu poderoso sistema de fornecimento de energia e recursos incríveis valem o investimento.

o Gigabyte Z790 AORUS Master é uma excelente placa-mãe com muitos aprimoramentos úteis para jogadores e entusiastas de PC. Esta é uma versão DDR5 compatível com os mais recentes processadores Raptor Lake da 13ª geração da Intel e pode lidar com velocidades de memória DDR5 de até 8000MT/s.

E se isso não bastasse, ele pode acomodar até seis unidades SATA, tem quatro portas M.2 e uma série de conectores USB rápidos. Ele não apenas oferece suporte ao mais recente padrão Wi-Fi 6E da Intel para uma rede mais rápida e confiável, mas também possui um conector LAN de 10 GbE para conexões com fio.

Mais placas-mãe Gigabyte premium podem ser encontradas em nossa lista de melhores placas-mãe para i7 12700K .

  Melhor placa-mãe Z790

Gigabyte Z790 AORUS Master

Diferenciando-o de placas similares em sua faixa de preço estão os recursos Marvell 10 GbE LAN. Esse recurso torna esta placa uma excelente opção para amadores e criadores qualificados. Além de um BIOS UEFI inovador e compatibilidade com o Extreme Memory Profile (XMP) da Intel, o Z790 AORUS Master oferece um conjunto abrangente de recursos para ajuste fino e overclocking.

Uma pequena desvantagem é a falta de uma saída HDMI na E/S traseira, o que pode ter sido muito útil para diagnosticar erros.

O arranjo do módulo regulador de tensão (VRM) na placa Z790 AORUS Master é a maior glória da placa e possui um design impressionante de 23 fases. Vinte dessas fases são usadas para fornecer à unidade de processamento central energia limpa e estável nesta configuração. Com 105A de potência de CPU disponível, até mesmo o i9 13900K topo de linha pode sofrer overclock para fornecer uma experiência de qualidade.

O VRM possui um sistema de resfriamento eficiente, portanto, altas temperaturas nunca serão um problema. O calor adicional dos componentes do VRM é dissipado por uma coleção de dissipadores de calor sem prejudicar o desempenho. Isso é especialmente útil ao usar regularmente um overclock Intel Core i9-13900K processador.

A Gigabyte Z790 AORUS Master atende às preferências estéticas de muitas pessoas que valorizam muito uma placa-mãe. Com seu design limpo e iluminação sutil, o quadro é um prazer de se olhar. O uso da iluminação RGB é de bom gosto e a paleta de cores chama a atenção sem ser avassaladora.

A placa é um excelente complemento para qualquer configuração de jogo devido ao seu design moderno e esteticamente agradável. O novo design da tampa de E/S é impressionante, embora tivéssemos preferido uma aplicação mais silenciosa.

Nós também selecionamos esta placa-mãe em nosso resumo da melhores placas-mãe para i5 13600K , o que mostra a versatilidade dessa opção específica.

Finalmente, se você está procurando a melhor placa-mãe Z790 para o seu novo processador Intel de 13ª geração, você deve pensar em obter um Z790 AORUS Master. Possui um potencial de overclock praticamente inigualável graças ao seu conjunto abrangente de recursos e poderoso mecanismo de fornecimento de energia.

O único aspecto negativo real é que é muito caro em comparação com outras opções disponíveis. Se você quer o melhor placa-mãe geral Z790 , no entanto, você deve priorizar o Z790 AORUS Master.

2. ASUS ROG Maximus Z790 Extreme

Melhor placa-mãe Premium Z790

Prós

  • Configuração de VRM superpotente
  • Recursos extremamente premium
  • LAN de 10 Gigabits
  • Impressionante Iluminação RGB

Contras

  • Extremamente caro

2 Comentários

Fator de forma : E-ATX | chipset : Z790 | Memória : 4x DIMM, 128 GB, DDR4-7800+ | Saídas de Vídeo : 2 saídas de exibição USB-C, HDMI | Portas USB : 10x E/S traseiro, 10x interno | Rede : 1x 10 GbE LAN, 1x 2,5 GbE LAN, 1x Wi-Fi 6E | Armazenar: 5x M.2, 6x SATA | VRM : 24+1 Fase

Veja o preço

A ASUS ROG Maximus Z790 Extreme, no segmento premium da faixa de preços, é uma das melhores placas-mãe premium Z790 disponíveis. Ele oferece uma fantástica experiência de overclocking e está repleto de recursos. Embora tenha um preço caro, a qualidade de construção do produto é excepcional.

Mantendo os preços de lado, podemos dizer com segurança que o ASUS ROG Maximus Z790 Extreme é um dos melhores placas-mãe para jogos na plataforma Z790.

ASUS ROG Maximus Z790 Extreme é uma peça de hardware impressionante. O uso de uma impressionante paleta de cores vermelho e preto, juntamente com o uso de uma luxuosa iluminação RGB, contribuem para o tom assertivo do design. A estética transmite força e requinte; será um obstáculo em qualquer plataforma de jogos.

O novo estilo vintage ROG está presente em vários locais de iluminação RGB, que achamos bastante apelativos. O logotipo e a escrita da ROG foram pixelizados para dar a esta placa-mãe uma aparência única. Você não ficará desapontado com o ASUS ROG Maximus Z790 Extreme, seja pela aparência ou pelo desempenho.

  Melhor placa-mãe Z790

ASUS ROG Maximus Z790 Extreme

O sistema de distribuição de energia é a principal atração desta placa. O VRM no ASUS ROG Maximus Z790 Extreme está entre os melhores que você encontrará em uma placa-mãe. Os componentes de alta qualidade usados ​​neste VRM de 24+1 fases estão entre os melhores disponíveis. Com o formidável VRM da Maximus Z790 Extreme, você pode até fazer overclock do carro-chefe Core i9 13900K para deleite do seu coração.

Grandes dissipadores de calor de metal são combinados com tubos de calor para aprimorar ainda mais os recursos de resfriamento do conjunto VRM. Como ela pode lidar com qualquer CPU que você usar e fornecer fornecimento de energia consistentemente confiável, esta placa-mãe é fantástica para overclocking e jogos.

No que diz respeito às especificações, a ASUS ROG Maximus Z790 Extreme é uma placa-mãe de primeira linha com uma infinidade de recursos especiais que a tornam adequada para jogos e outras atividades com uso intensivo de recursos. Para começar, ele oferece cinco slots M.2 para sua alta velocidade SSD NVMe , tornando-o excelente para jogadores que precisam armazenar grandes quantidades de dados.

A placa-mãe também possui conexões WiFi 6E e LAN integradas, para que você possa manter uma conexão ativa com a Internet o tempo todo. Os profissionais criativos podem se beneficiar muito com a conexão LAN de 10 GbE oferecida nesta placa-mãe ASUS.

Além disso, possui dez portas USB na parte traseira, para que você possa conectar quantos dispositivos quiser sem se preocupar em ficar sem conexões. Esta placa-mãe é perfeita para PCs de jogos e estações de trabalho, pois não economiza em nenhum recurso essencial.

Uma opção semelhante da ASUS foi selecionada em nosso resumo do melhores placas-mãe para Ryzen 5 5600X também.

Em termos de placas-mãe premium Z790 no mercado, a ROG Maximus Z790 Extreme da ASUS é a melhor escolha. Este marca todas as caixas em termos de recursos e desempenho premium.

O preço é o único prejuízo, pois está entre os mais altos que você encontrará. O ASUS ROG Maximus Z790 Extreme é a nossa escolha para o melhor placa-mãe premium Z790 se você estiver preparado para gastar alguns dólares extras.

3. ASUS ROG Maximus Z790 HERÓI

Melhor placa-mãe Z790 para overclock

Prós

  • Fornecimento de energia robusto
  • Muita Conectividade
  • Estética única
  • Excelente Suíte de Armazenamento

Contras

  • Muito caro

4 Comentários

Fator de forma : ATX | chipset : Z790 | Memória : 4x DIMM, 128 GB, DDR5-7800+ | Saídas de Vídeo : HDMI, 2x USB-C | Portas USB : 12x E/S traseiro, 9x interno | Rede : 1x LAN de 2,5 GbE, 1x Wi-Fi 6E | Armazenar: 5x M.2, 6x SATA | VRM : 20+1 Fase

Veja o preço

Outra placa-mãe topo de linha que você encontrará em nossa seleção é a ASUS ROG Maximus Z790 HERO, que é membro da prestigiada série Maximus. A ASUS projetou uma variedade de placas-mãe especificamente com overclockers em mente, e os produtos desta série incluem algumas opções bastante sólidas e confiáveis ​​para os usuários escolherem.

Esta placa-mãe também foi uma das nossas principais escolhas em nosso resumo dos melhores placas-mãe para i7 13700K .

Nossa escolha para o melhor placa-mãe Z790 para overclock atualmente no mercado está o ASUS ROG Maximus Z790 HERO, graças ao seu excelente design VRM. A entrega de energia do ASUS ROG Maximus Z790 HERO é algo que muitos críticos e revisores consideram bastante atraente.

Ele vem com um excelente design de estágio de potência Dr.MOS de 20+1 fases e é carregado com recursos que jogadores e overclockers vão gostar de usar. A arquitetura VRM da placa-mãe é uma das mais duráveis ​​disponíveis no mercado, e não deve haver problemas em fornecer um Core i9 13900K com overclock com potência limpa e confiável.

  Melhor placa-mãe Z790

ASUS ROG Maximus Z790 HERÓI

Além disso, inclui um poderoso sistema de resfriamento para o VRM, que ajuda a manter as coisas frias, independentemente de quão quentes os componentes do VRM fiquem. Quando usado em conjunto com um Core i9 13900K, as temperaturas VRM desta placa-mãe estão entre as mais baixas que vimos nas placas-mãe Z790.

A placa-mãe Maximus Z790 HERO também vem com uma infinidade de recursos que são dignos de nota. Cinco SSDs NVMe podem ser suportados pela placa-mãe simultaneamente, o que é uma grande vantagem para jogadores e profissionais que precisam armazenar muitos dados. A placa-mãe tem um número respeitável de portas SATA, com um total de seis disponíveis para conectar discos rígidos extras ao sistema.

Além disso, a Maximus Z790 HERO está equipada com uma porta LAN de 2,5 GbE, bem como WiFi 6E para todas as suas necessidades de rede. Além disso, a placa possui um total de 12 portas USB traseiras, fazendo uma combinação de opções de conectividade bastante práticas.

A estética atraente da ROG Maximus Z790 HERO fará com que as pessoas falem sobre o seu sistema de jogos para PC. A placa possui um esquema de cores preto e vermelho metálico, além de ângulos agudos e detalhes de iluminação RGB, que conferem um toque de elegância ao design geral.

A iluminação RGB parece fantástica e as cores foram cuidadosamente sincronizadas umas com as outras. O uso de acentos nítidos e agressivos é outro belo toque que foi adicionado. O resultado final é bastante agradável para os olhos em geral.

A funcionalidade da placa é descrita como sendo muito simples e direta de operar. Além do fato de que todas as conexões e conectores são bem identificados e fáceis de alcançar, o ASUS Aura Sync a funcionalidade para a iluminação RGB da placa também é bastante simples de configurar.

Não deixe de conferir nossa seleção de melhores placas-mãe para Ryzen 9 7950X também para mais placas-mãe ASUS.

Vale a pena notar que a ASUS ROG Maximus Z790 HERO é uma placa-mãe de primeira linha que é uma combinação perfeita para CPUs premium da Intel 13 º Escalação do Gen. Ele não apenas possui um design VRM fantástico, mas também possui muitos sinos e assobios que combinariam excepcionalmente bem com um PC para jogos de última geração.

É um pouco caro, mas para uma placa-mãe Z790 desse calibre, o investimento pode valer a pena.

4. MSI MPG Z790 Carbon WiFi

Placa-mãe Z790 de melhor custo-benefício

Prós

  • Ótimo para overclock
  • Elementos de design agradáveis
  • Rede Versátil
  • Opções de armazenamento premium

Contras

  • Relativamente caro

Fator de forma : ATX | chipset : Z790 | Memória : 4x DIMM, 128 GB, DDR5-7600+ | Saídas de Vídeo : HDMI | Portas USB : 10x E/S traseiro, 7x interno | Rede : 1x LAN de 2,5 GbE, 1x Wi-Fi 6E | Armazenar: 5x M.2, 6x SATA | VRM : 19+1+1 Fase

Veja o preço

Uma das melhores placas-mãe Z790 para Intel 13 º Gen processadores é o MSI MPG Z790 Carbon WiFi. É uma placa-mãe topo de linha que oferece uma combinação de excelentes recursos e excelente qualidade durante o overclock. Mesmo quando combinada com um processador premium como o i9 13900K, o preço desta placa-mãe não é totalmente irracional, tornando-a um ótimo custo-benefício.

Uma opção MSI semelhante também foi selecionada em nosso resumo do melhores placas-mãe para i5 12600K .

Os usuários têm acesso a opções de rede e armazenamento inigualáveis, graças ao amplo conjunto de recursos do MSI MPG Z790 Carbon WiFi. Além de ter Wi-Fi 6E para rede, possui cinco slots M.2 compatíveis com dispositivos PCIe NVMe de última geração; isso cuidará de todos os requisitos de armazenamento que você possa ter. Ele também possui um conector LAN de 2,5 GbE para pessoas que desejam usar conexões com fio caso precisem de recursos mais convencionais.

Em termos de conectividade, a placa está repleta de portas USB que vêm em uma ampla variedade de configurações e velocidades. Mesmo que isso seja algo que deve ser antecipado em uma placa nessa faixa de preço, ainda é muito bom ver. O botão Limpar CMOS é outro pequeno recurso útil que pode ser usado durante a depuração de um problema.

  Melhor placa-mãe Z790

MSI MPG Z790 carbono WiFi

Ter um fornecimento de energia confiável é essencial ao usar processadores que consomem muita energia da linha Raptor Lake. A placa-mãe MSI MPG Z790 Carbon WiFi possui uma arquitetura VRM de 19+1+1 fases com componentes de qualidade e um sistema de refrigeração confiável. Este módulo regulador de tensão é mais do que capaz de gerenciar as principais CPUs Raptor Lake, mesmo quando as tensões são aumentadas.

O VRM é resfriado usando três dissipadores de calor independentes que estão ligados entre si por meio de tubos de calor de cobre. Como consequência disso, o sistema VRM geral que vem com o MSI MPG Z790 Carbon WiFi é de altíssima qualidade e deve ser capaz de lidar até com o overclocking mais exigente.

Quando se trata de selecionar uma placa-mãe, a estética é um fator crucial, e o MSI MPG Z790 Carbon WiFi não o decepciona em nada. O design do quadro é aerodinâmico e preto, e apresenta detalhes discretos que lhe conferem um ar de sofisticação. Esta placa-mãe em particular se desvia um pouco da linguagem de design convencional usada pela MSI, mas consegue se distanciar com bastante sucesso.

Apesar de ter sido projetada principalmente para uso em PCs de jogos, a placa-mãe MPG Z790 Carbon WiFi não parece deslocada em um sistema destinado a uso profissional. O MSI MPG Z790 Carbon WiFi tem uma aparência extremamente agradável em geral, e certamente ficará excelente em qualquer sistema que você escolher para instalá-lo.

Nossa seleção de melhores placas-mãe para Ryzen 5 7600X também tem mais opções vale a pena conferir!

Se você deseja construir um equipamento de jogos de alto desempenho em torno do chipset Z790, o MSI MPG Z790 Carbon WiFi deve estar em sua lista de placas-mãe a serem consideradas. O MSI MPG Z790 Carbon WiFi tem muitas qualidades excelentes, mas algumas das melhores são seu excelente potencial de overclock, sua robusta entrega de energia e sua rede de primeira linha.

O MSI MPG Z790 Carbon WiFi pode ser a resposta para você se você está procurando o Placa-mãe Z790 de melhor valor , graças ao seu preço relativamente razoável.

5. Wi-Fi para jogos ASUS ROG Strix Z790-E

Placa-mãe Z790 mais bonita

Prós

  • Design VRM Extraordinário
  • Iluminação RGB atraente
  • Cinco slots M.2

Contras

  • Muito caro
  • Sem porta LAN 10GbE

7 Comentários

Fator de forma : ATX | chipset : Z790 | Memória : 4x DIMM, 128 GB, DDR5-7800+ | Saídas de Vídeo : HDMI, DisplayPort | Portas USB : 12x E/S traseiro, 9x interno | Rede : 1x LAN de 2,5 GbE, 1x Wi-Fi 6E | Armazenar: 5x M.2, 4x SATA | VRM : 18+1 Fase

Veja o preço

A ASUS oferece o ROG Strix Z790-E Gaming WiFi em uma faixa de preço que fica entre os modelos mais sofisticados e os mais baratos. A melhor atração desta placa-mãe é que ela fornece quase todos os recursos avançados encontrados nas placas-mãe Z790 mais caras a um custo mais razoável. Além de ser funcionalmente excelente, sua impressionante execução RGB e linguagem de design diferenciada o tornam um deleite visual.

Esta placa-mãe também pode ser considerada uma das melhores placas-mãe para i9 12900K .

O ASUS ROG Strix Z790-E Gaming WiFi tem um design impressionante. A paleta de cores é sofisticada e moderna, com detalhes em preto, prata e vermelho. A iluminação RGB nesta placa é única, pois está escondida atrás de uma sobreposição translúcida que fica acima do escudo de E/S. Além de melhorar a iluminação, isso também dá um toque especial ao quadro.

Além disso, o aplicativo Aura Sync permite modificar os efeitos de iluminação e selecionar entre várias opções predefinidas. É a nossa escolha para o placa-mãe Z790 mais bonita graças ao seu layout inovador e atraente Iluminação RGB .

  Melhor placa-mãe Z790

Wi-Fi para jogos ASUS ROG Strix Z790-E

Apesar de sua boa estética, o ASUS ROG Strix Z790-E Gaming é mais do que aparenta. O robusto sistema de alimentação de 18+1 fases dá-lhe solidez para acompanhar o seu design elegante. Mesmo um com overclock O Core i9 13900K com esta configuração de VRM não é um problema. Considerando o preço intermediário da placa-mãe, o sistema de fornecimento de energia é excelente.

Da mesma forma, a ASUS garantiu que o VRM permaneça estável e frio com o uso de métodos de dissipação de calor e resfriamento suficientes. Para melhor transferência de calor, tubos de calor conectam os dois dissipadores de calor do VRM. Com o ASUS ROG Strix Z790-E Gaming WiFi, você pode parar de se preocupar com a temperatura dos componentes VRM.

O Strix Z790-E possui vários recursos premium, é claro. Com o pacote de armazenamento, você pode armazenar seus arquivos em cinco unidades M.2 e quatro unidades SATA. Uma porta LAN de 2,5 GbE e WiFi 6E lidam com a rede, que é o par para o curso nessa faixa de preço. Embora uma porta LAN de 10 Gigabit nesta placa-mãe fosse bem-vinda, sabemos que tal expectativa é impraticável dado o custo do produto.

Existem várias saídas e entradas, bem como um Raio cabeçalho, na parte traseira do dispositivo. Como seria de esperar de um produto topo de linha da ASUS, os recursos de conectividade da placa-mãe são de primeira linha.

O ASUS ROG Strix Z790-E Gaming WiFi é uma excelente escolha para gamers e atende a maioria de suas expectativas. É uma placa-mãe sólida no geral, sem grandes falhas para falar. No geral, porém, ainda é uma placa-mãe um tanto cara, especialmente quando comparada às alternativas.

Ainda assim, ele está repleto de comodidades úteis e funciona tão bem quanto qualquer um dos melhores em sua categoria. Esta é uma ótima opção a considerar se você precisa de uma versátil placa-mãe Z790.

6. MSI MAG Z790 TOMAHAWK WiFi DDR4

Melhor placa-mãe DDR4 Z790

Prós

  • Opção Orientada ao Valor
  • Suporte DDR4
  • Excelente fornecimento de energia

Contras

  • Sem Iluminação RGB
  • Aparência Simples

1 Comentários

Fator de forma : ATX | chipset : Z790 | Memória : 4x DIMM, 128 GB, DDR4-5333 | Saídas de Vídeo : HDMI, DisplayPort | Portas USB : 10x E/S traseiro, 7x interno | Rede : 1x LAN de 2,5 GbE, 1x Wi-Fi 6E | Armazenar: 4x M.2, 7x SATA | VRM : 16+1+1 Fase

Veja o preço

Embora as placas-mãe Z790 e a memória DDR4 não façam muito sentido econômico juntas, decidimos incluir uma em nosso resumo da placa-mãe para fins de conclusão. o MSI MAG Z790 TOMAHAWK WiFi DDR4 é o melhor placa-mãe DDR4 Z790 , Em nossa opinião. Apesar do estilo de marca bastante peculiar da prancha, ela tem um grande impacto e pode se defender contra pranchas que custam muito mais.

A MSI escolheu uma rota única em termos de design. Para fazer uma declaração mais modesta e furtiva, eles deram à série Tomahawk um visual totalmente preto. Essa variação, como as outras que usam a mesma linguagem de design, é elegante e sofisticada. Não há recursos chamativos ou iluminação RGB excessiva, mas a placa ainda tem uma aparência atraente.

Esta placa-mãe seria uma ótima escolha para os designs de PC totalmente pretos ou ocultos bastante difundidos. No entanto, dada a sua posição sobre o assunto, o fato de não ter iluminação RGB pode ser uma decisão controversa. No entanto, achamos que suas linhas limpas e elegância discreta são esteticamente agradáveis.

  Melhor placa-mãe Z790

MSI MAG Z790 TOMAHAWK DDR4

A configuração VRM de 16+1+1 fases se destaca como uma proposta particularmente atraente devido à impressionante robustez que oferece a um custo tão mínimo. É por isso que as placas-mãe Tomahawk, e a versão Z790 em particular, se tornaram tão populares. Até mesmo o Core i9 13900K funciona maravilhosamente com esta placa-mãe, já que pode sofrer overclock até certo ponto, desde que você seja realista com suas expectativas.

A MSI também pensou muito no resfriamento eficaz dos VRMs. O gigantesco conjunto do dissipador de calor apresenta várias pilhas de aletas e um tubo de calor. o VRM O sistema nesta placa é mantido resfriado e estável mesmo sob cargas prolongadas, demonstrando que a solução de resfriamento é mais do que suficiente para os componentes de distribuição de energia.

Por se tratar de uma placa-mãe Z790, a Tomahawk está equipada com todos os recursos de ponta. Para armazenamento, a placa oferece quatro slots M.2 e, para rede, suporta WiFi 6E e uma porta LAN de 2,5 GbE. Como foi dito anteriormente, este tipo específico é compatível com memória DDR4 operando em velocidades de até 5333 MT/s, representando um excelente equilíbrio entre desempenho e custo.

Há também muitos conectores na parte traseira, incluindo 10 USB de diferentes velocidades e tipos. Como um bônus adicional, a MSI incluiu saídas HDMI e DisplayPort na E/S traseira, o que pode ser útil em cenários específicos. Esta placa-mãe chega bem perto de ter todos os recursos que você deseja.

Em essência, o MSI Z790 TOMAHAWK WiFi DDR4 é uma ótima escolha para gamers. Não há problemas gritantes e o valor que você obtém pelo seu dinheiro é excelente. A geração de memória DDR4 e a ausência de iluminação RGB podem ser vistas como desvantagens, mas são muito insignificantes quando comparadas com os benefícios de todo o pacote.

7. MSI Pro Z790-P WiFi DDR4

Placa-mãe Z790 de melhor orçamento

Prós

  • Bastante Acessível
  • Fornecimento de energia aceitável
  • Boas opções de rede

Contras

  • Sem Iluminação RGB
  • Poucas portas USB traseiras

2 Comentários

Fator de forma : ATX | chipset : Z790 | Memória : 4x DIMM, 128 GB, DDR4-5333+ | Saídas de Vídeo : HDMI, DisplayPort | Portas USB : 8x E/S traseiro, 9x interno | Rede : 1x LAN de 2,5 GbE, 1x Wi-Fi 6E | Armazenar: 4x M.2, 6x SATA | VRM : 14+1+1 Fase

Veja o preço

MSI Pro Z790-P WiFi DDR4 é uma alternativa que tem um preço que não vai quebrar o banco e deve ser considerada como uma compra em potencial. É uma das poucas opções do Z790 acessíveis a um custo menor e, por ser tão barato, oferece muita utilidade.

Outra oferta de orçamento da MSI também foi selecionada em nossa lista dos melhores melhores placas-mãe B550 no mercado.

Apesar de seu custo modesto, o VRM desta placa foi projetado com componentes de alta qualidade e configurado para um desempenho decente no fornecimento de energia. O design VRM de fase 14+1+1 da placa não é o mais poderoso ou complicado do grupo, mas faz o trabalho muito bem. Se você emparelhar esta placa com uma CPU principal Core i9 13900K, poderá esperar uma operação de estoque impecável e até mesmo um pouco de overclock.

Além disso, possui não um, mas dois enormes dissipadores de calor para fornecer resfriamento adequado, o que permite manter seu desempenho mesmo quando a CPU instalada sofre overclock. A configuração padrão do VRM é louvável por seu segmento de preço.

  Melhor placa-mãe Z790

MSI Pro Z790-P WiFi DDR4

Em termos de recursos que oferece, o MSI Pro Z790-P WiFi pretende ir além do esperado. O pacote de armazenamento na placa-mãe é excepcional pelo preço, pois é equipado com quatro slots M.2 e seis portas SATA para seus vários tipos de dispositivos de armazenamento. A rede é cuidada por um conector LAN de 2,5 GbE, bem como WiFi 6E, que é uma combinação impressionante considerando o custo.

Como as oito portas USB traseiras atualmente disponíveis podem ser usadas muito rapidamente, esperávamos ver mais delas incluídas no layout. No entanto, levando em consideração o custo, não temos grandes reclamações sobre o conjunto geral de recursos. Dado que não há muitas placas-mãe Z790 nessa faixa de preço, esse modelo em particular oferece mais funcionalidade do que você pode esperar devido ao seu preço.

A placa tem uma aparência elegante e moderna devido ao esquema de cores preto e branco, e a forma angular lhe dá uma sensação de agressão que complementa sua estética geral. A falta de iluminação RGB na placa provavelmente deixará alguns jogadores insatisfeitos, pelo menos até certo ponto. Atualmente, alguma forma de iluminação RGB é quase necessária para integração em uma placa-mãe de jogos moderna.

Sobre o assunto de placas-mãe orientadas para o valor, não se esqueça de conferir nossa seleção de melhores placas-mãe B450 também.

Quando tudo é levado em consideração, a placa-mãe MSI Pro Z790-P WiFi DDR4 é uma das melhores placas-mãe na plataforma Z790 em termos de valor. Em comparação com seu custo, ele possui um conjunto de recursos competitivos e uma entrega de energia notável. Se você planeja construir um sistema de jogo de baixo custo empregando a plataforma Raptor Lake, certamente deve pensar seriamente em comprar esta placa.

Mesmo não sendo obrigatório, vamos dizer assim mesmo: esta placa-mãe é o que consideramos ser a placa-mãe Z790 de melhor orçamento no mercado.

Como escolhemos e testamos

O chipset Z790 adiciona um novo grau de dificuldade à já complicada tarefa de escolher a placa-mãe ideal para qualquer chipset. Essas placas-mãe devem ser capazes de suportar um dos processadores mais intensivos de recursos atualmente disponíveis, o Core i9 13900K.

No entanto, temos uma equipe altamente experiente de especialistas em hardware que estão mais do que prontos para o desafio de determinar quais placas-mãe são ideais para este processador.

Obviamente, começamos com a arquitetura VRM das placas-mãe relevantes. Como vimos, os 13 º A linha Gen Raptor Lake possui alguns processadores poderosos e eles exigem componentes VRM de alto nível se você quiser aproveitá-los ao máximo.

Também foram importantes os recursos oferecidos pelas placas-mãe Z790, especialmente o conjunto de recursos. Nenhum PC moderno baseado no Z790 estaria completo sem conectividade de ponta e opções de armazenamento.

Embora a estética possa ser interpretada de diferentes maneiras e seja de natureza subjetiva, demos atenção especial a ela. No entanto, monitoramos as análises de usuários de várias placas-mãe e fizemos os ajustes necessários em nossas classificações.

O custo das placas-mãe, ou mais especificamente a relação preço-desempenho das placas, foi o obstáculo final a ser superado. Embora todas as novas placas-mãe Z790 sejam caras, algumas são melhores do que outras.

Nosso diligente grupo de profissionais de hardware não perdeu um único detalhe durante o processo de teste. Para estabelecer uma avaliação objetiva e baseada em fatos, a equipe examinou cuidadosamente todos os aspectos das placas-mãe.

Para esta análise, fizemos overclock em um Core i9 13900K e o rodamos em um chassi fechado por longos períodos de tempo, durante os quais monitoramos as temperaturas VRM das placas.

Usando os resultados de nossos testes, compilamos uma lista das melhores placas-mãe Z790 atualmente disponíveis para sua consideração.

Z790 vs. Z690 – O que há de novo?

Embora o Z790 seja o chipset principal a ser feito especificamente para as CPUs Raptor Lake de 13ª geração, ele não oferece muitos avanços importantes em relação ao seu antecessor. Esta é uma melhoria incremental em relação ao Z690 e não deve ser vista como um motivo para mudar se você estiver satisfeito com seu sistema atual.

Assim como a plataforma Z690, o chipset Z790 é compatível com as CPUs de 12ª e 13ª geração da Intel. Em particular, a conectividade dos dois chipsets da placa-mãe e os avanços de E/S traseiros se destacam como atualizações dignas de nota. Mais conectores USB 3.2 Gen 2×2 20 Gbps e quatro conectores adicionais PCIe Gen 4 as pistas a jusante são apenas duas das melhorias feitas pelo Z790 em relação ao Z690.

A maioria dos aprimoramentos está relacionada aos recursos de armazenamento e rede do dispositivo. As placas-mãe Z790 podem incluir um slot M.2 extra e algumas portas USB extras aqui e ali, mas essas melhorias são mínimas no grande esquema das coisas.

RAM DDR5 x DDR4

Tal como acontece com o chipset Z690, o Z790 suporta memória DDR5 e DDR4. Na verdade, a Intel não alterou muito em relação à compatibilidade de memória entre o chipset Z790 e o chipset Z690 de última geração.

Portanto, os clientes dos processadores Raptor Lake de 13ª geração ainda precisam decidir entre a memória DDR4 e DDR5. Não existe uma solução simples para este tópico, pois ambas as gerações de memória têm suas vantagens e desvantagens.

A memória DDR5 não é apenas o caminho do futuro, mas também o presente. Atualmente, os kits de memória DDR5 são significativamente mais caros do que os kits de memória DDR4, mas a diferença de desempenho entre os dois aumenta a cada mês que passa. Os kits de memória DDR5 também funcionarão com futuros processadores Intel (ou AMD).

A memória DDR4, por outro lado, é mais econômica. Como a compra de um novo kit de memória DDR5 para novos computadores não está no orçamento de todos no momento, a reutilização de módulos DDR4 mais antigos é um ótimo método para reduzir custos. No momento em que este livro foi escrito, o desempenho da nova memória DDR4 é quase equivalente ao da memória DDR5, embora a primeira seja muito mais acessível.

Assim, o cliente se depara com a escolha de valor ou garantia de futuro.

guia do comprador

Você vai querer uma poderosa placa-mãe Z790 para acompanhar seu novo 13 º Processador Gen Raptor Lake, se você for um dos poucos afortunados que conseguiram colocar as mãos em um. As placas-mãe são notoriamente difíceis de comprar, mas com uma consideração cuidadosa, você pode encontrar a perfeita para sua configuração.

Ao procurar uma nova placa-mãe Z790 para seu 13 º Gen Intel build, tenha em mente os seguintes pontos.

Fornecimento de energia

A compra de uma nova placa-mãe em um chipset premium como o Z790 requer uma consideração cuidadosa do arranjo VRM da placa-mãe. O sucesso com que uma placa-mãe pode fazer overclock da CPU depende muito da capacidade do VRM de fornecer energia à CPU.

Quando o VRM em uma placa-mãe é bem projetado, ele pode fornecer mais energia para a CPU sem esquentar muito, permitindo overclocks maiores e mais estáveis. Por outro lado, uma placa-mãe com um VRM inferior tem maior probabilidade de superaquecer a CPU e estrangulá-la, resultando em um desempenho medíocre.

O VRM é mais crucial do que nunca, pois as CPUs modernas podem consumir até 250 W de energia apenas durante a operação de estoque. Se você não quer arriscar a perda de desempenho em condições de estoque, investir em uma placa-mãe topo de linha com um sistema de fornecimento de energia sólido é obrigatório.

Sem testes, é difícil dizer se um VRM é bom ou não, mas há muitos dados on-line que podem ajudá-lo a adivinhar. Numerosas avaliações VRM profissionais e de usuários de todas as principais placas-mãe estão acessíveis online.

Fator de forma

Ao escolher uma placa-mãe Z790, o fator de forma é uma das considerações mais importantes. A quantidade de área que uma placa-mãe ocupará no seu caso é determinada por seu “fator de forma”, que se refere ao tamanho e formato da placa-mãe. Os três tamanhos de caixa mais comuns são ATX, micro ATX e mini ITX.

O fator de forma ATX é o mais comum e amplamente utilizado, pois é o maior e oferece mais espaço para uma seleção de placas de expansão e outros componentes. micro ATX é um fator de forma ainda mais compacto do que o ATX, mas mantém o amplo potencial de expansão do ATX. O Mini ITX, na outra extremidade do espectro, é o menor fator de forma e foi projetado para gabinetes compactos ou projetos com espaço limitado.

Houve um aumento recente na popularidade das placas-mãe E-ATX, ou “Extended ATX”, que são significativamente maiores do que as placas-mãe ATX tradicionais. Placas-mãe premium que possuem uma ampla gama de recursos e capacidades geralmente usam esse fator de forma.

Antes de decidir sobre um fator de forma, você deve considerar o espaço disponível no seu gabinete e os componentes que deseja usar. Portanto, se você quiser rodar várias placas de vídeo em SLI ou CrossFire, precisará de uma placa-mãe ATX ou E-ATX. Se você precisa de um sistema de computador compacto que não ocupe muito espaço na mesa, um mini-ITX placa-mãe é o caminho a percorrer.

Em última análise, é fundamental selecionar um fator de forma que forneça a melhor compensação entre tamanho e recursos para suas necessidades.

Estética

Não é apenas o desempenho da placa-mãe que importa, mas também sua estética. No final, ninguém quer que sua poderosa configuração de jogo pareça um emaranhado de metal e cabos. Aqueles que se preocupam com a estética ficarão satisfeitos em saber que eles têm uma infinidade de seleções de placas-mãe para escolher.

Hoje em dia, as placas-mãe podem ser encontradas em uma ampla variedade de cores e com uma variedade de padrões de iluminação RGB que podem realmente destacar qualquer sistema. Além disso, vários fabricantes oferecem opções de personalização por meio de software baixado, permitindo que os clientes selecionem suas próprias combinações de cores e efeitos de iluminação.

Assim, ao selecionar uma placa-mãe, a funcionalidade não precisa ficar em segundo plano no design. Nunca houve um momento melhor para construir um PC que seja tão esteticamente agradável quanto poderoso.

Custo-benefício

Ao procurar comprar uma nova placa-mãe, o preço é um fator como qualquer outro. Embora o preço seja crucial, é igualmente necessário pensar no valor que você obterá pelo seu dinheiro. Encontrar um meio termo entre custo e produção é crucial.

É fácil se empolgar ao comprar uma placa-mãe porque há muitas opções para escolher. Mesmo assim, isso não garante que seja a opção mais econômica. Hoje em dia, as placas-mãe são carregadas com recursos e extras que apenas 5% dos jogadores médios utilizariam.

Você precisa se concentrar no preço ideal, onde o número de recursos disponíveis é ideal para o seu orçamento. Muito provavelmente, não será a possibilidade mais cara ou mais barata, mas será ideal para sua construção.

Encontrar o equilíbrio perfeito entre custo e desempenho em uma placa-mãe requer alguma pesquisa. Há uma grande variedade de placas-mãe por aí, então você deve encontrar uma que funcione para o seu orçamento.

Caminho de atualização

Ao decidir qual placa-mãe Z790 comprar para seu novo 13 º Gen system, a capacidade de atualização da plataforma é um fator importante. Ao construir um sistema em qualquer plataforma, a rota de atualização é crucial, mas é ainda mais com esta geração de CPUs.

O chipset Z790 é uma plataforma para a família de processadores Raptor Lake da Intel, a última família de CPU oficial da empresa para o soquete LGA 1700. Você não pode atualizar suas placas-mãe Z790 para CPUs mais novas, pois a Intel parou de oferecer suporte a CPUs para esse soquete (e, portanto, os chipsets).

Usar uma CPU Intel de 13ª geração com uma placa-mãe Z790 atual é essencialmente um beco sem saída em termos de atualizações. Se você planeja atualizar sua CPU para um modelo mais novo (como a 14ª geração da Intel) no futuro, também precisará substituir sua placa-mãe.

Além disso, espera-se que a memória DDR5 seja usada exclusivamente na próxima geração da Intel. Em relação à preparação para o futuro, esse é outro fator. Investir em um kit de memória DDR5 para seu PC de 13ª geração agora deve poupar você do trabalho de fazer uma troca no futuro.

Antes de escolher uma placa-mãe, é crucial pensar nas possibilidades futuras de atualizações do sistema. Se você ainda não conseguiu a placa-mãe ideal, não se preocupe. Com a ajuda de nosso abrangente guia de compra da placa-mãe , você pode ter certeza de encontrar uma placa-mãe que se encaixa tanto no seu orçamento quanto nas suas necessidades.

Melhor placa-mãe Z790 - Perguntas frequentes

O Z790 suporta a 12ª geração?

As placas-mãe Z790 suportam processadores Intel de 12ª geração. Tanto o Z790 quanto o Z690 têm suporte para as CPUs de desktop de 12ª e 13ª geração da Intel. Estas placas-mãe e CPUs são compatíveis com o soquete LGA1700.

A Z790 é melhor que a Z690?

O Z790 é melhor que o Z690 porque traz algumas melhorias importantes nas áreas de armazenamento e conectividade. O Z790 adiciona algumas pistas PCIe 4.0 downstream extras, bem como mais conectores USB 3.2 Gen 2 × 2 USB.

O Z790 é à prova de futuro?

O chipset Z790 não pode ser considerado à prova de futuro. Ele pode suportar apenas processadores Intel de 13ª geração, que serão a última família de CPUs a ser lançada nesta plataforma. A próxima geração (14ª geração) usará um novo soquete, bem como novos chipsets.

Qual é o melhor chipset para 13900K?

O chipset Z790 é o melhor chipset para Core i9 13900K, pois oferece suporte para overclock de CPU e memória. Além disso, as placas-mãe Z790 têm os melhores recursos e poderosas configurações de VRM para overclocking confiável.

O Z790 suporta PCIe 5.0?

O Z790 suporta a tecnologia PCIe 5.0. Você pode obter pistas PCIe 5.0 diretamente no slot PCIe x16 principal, bem como vários slots M.2 em uma placa-mãe Z790. No entanto, existem muito poucos dispositivos PCIe 5.0 no mercado que podem aproveitar essa nova tecnologia no momento.