Como corrigir BSOD de tela azul causado por dxgmms1.sys



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Vários usuários do Windows têm nos procurado em busca de ajuda, após serem cada vez mais incomodados por constantes travamentos de BSODs (Tela Azul da Morte) apontando para dxgmms1.sys como o arquivo responsável pelo erro crítico. O problema não é exclusivo de uma determinada versão do Windows, uma vez que conseguimos encontrar ocorrências verificadas no Windows 8.1 Windows 7 e Windows 10.



Falhas BSOD causadas por dxgmms1.sys



O que está causando os BSODs dxgmms1.sys no Windows?

Analisamos esse erro específico examinando vários relatórios de usuários e as estratégias de solução de problemas mais comumente usadas para corrigir esse problema específico. Acontece que existem vários cenários diferentes que podem produzir esse erro. Aqui está uma lista com potenciais culpados que você deve estar ciente:



  • Driver de GPU desatualizado - Esta é a causa número um pela qual esses BSODs específicos ocorrerão. Para consertá-los, tudo que você precisa fazer é atualizar seus drivers de GPU para a versão mais recente usando o Gerenciador de Dispositivos ou contando com o software proprietário do fabricante.
  • A falha é causada pela atualização KB3163018 - Há uma atualização ruim ( KB3163018) sabe produzir este tipo de BSOD. Se esse cenário for aplicável, você poderá resolver o problema instalando os dois hotfixes que a Microsoft lançou para esse problema.
  • GPU integrada está travando o sistema - Outra possibilidade é que sua GPU integrada Intel esteja em conflito com a GPU dedicada e acabe travando o sistema. Nesse caso, você poderá resolver o problema desativando a GPU integrada e contando apenas com a GPU dedicada.
  • Versão de BIOS desatualizada - Com base em vários relatórios de usuários, esse problema específico também pode ocorrer com placas-mãe que ainda estão com uma versão de firmware muito desatualizada. Nesse caso, você deve corrigir as falhas totalmente atualizando a versão do BIOS para a mais recente.
  • Arquivo corrompido do sistema - Outro possível culpado para esse problema é a corrupção do arquivo do sistema. Se um arquivo de kernel quebrado estiver causando a falha, a única maneira de resolver o problema é executando uma instalação limpa ou uma instalação de reparo.

Se você estiver procurando maneiras de resolver a mesma mensagem de erro, este artigo fornecerá várias etapas de solução de problemas verificadas. Cada uma das possíveis correções apresentadas a seguir foi confirmada como eficaz por pelo menos um usuário afetado que luta para resolver o mesmo problema.

Se quiser ser o mais eficiente possível, aconselhamo-lo a seguir os métodos na ordem em que são apresentados, visto que os ordenamos por eficiência e dificuldade. Tentamos cobrir todos os culpados em potencial, então você deve ser capaz de encontrar uma solução viável, independentemente do cenário que está encontrando.

Vamos começar!



Método 1: atualize a placa gráfica para a versão mais recente

Acontece que a correção mais popular nos casos em que o usuário está recebendo travamentos BSOD constantes apontando para o dxgmms1.sys arquivo como responsável é atualizar os drivers GPU para a versão dedicada mais recente.

Esse procedimento foi confirmado para ser eficaz por pelo menos uma dúzia de usuários que também estavam encontrando exatamente esse problema. Os usuários estão especulando que a falha acontece sempre que um aplicativo que exige muitos recursos não tem as dependências necessárias para concluir um processo.

Se esse cenário for aplicável, a atualização dos drivers de GPU deve resolver o problema indefinidamente. Aqui está um guia rápido para fazer isso:

  1. Abra um Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R . Então, digite “Devmgmt.msc” dentro da caixa de texto e pressione Entrar para abrir Gerenciador de Dispositivos .

    Running Device Manager

  2. Assim que estiver dentro Gerenciador de Dispositivos , role para baixo na lista de dispositivos instalados e expanda o menu suspenso associado a Adaptadores de vídeo .
  3. Em seguida, clique com o botão direito na GPU que você está usando ativamente e escolha Atualizar driver no menu de contexto recém-exibido.

    Atualize o driver gráfico clicando nele com o botão direito.

    Nota: Se você estiver enfrentando o problema em um laptop com uma solução de GPU integrada e dedicada, será necessário atualizar os dois drivers (mas priorizar a GPU dedicada, já que é a que será usada durante as tarefas que exigem recursos).

  4. Quando estiver na tela de atualização, clique em Pesquise automaticamente por software de driver atualizado . Aguarde até que a varredura seja concluída e siga as instruções na tela para instalar a versão mais recente da GPU que foi identificada.

    Procurando o driver mais recente automaticamente

  5. Assim que a versão mais recente for instalada, reinicie sua máquina e veja se as falhas de BSOD param de ocorrer na próxima inicialização do sistema.

Se você ainda está encontrando as mesmas falhas críticas, você também deve tentar atualizar sua placa GPU usando o software proprietário. Este método é um pouco trabalhoso, mas garante a instalação da versão mais recente disponível.

Hoje em dia, todos os principais fabricantes de placas de vídeo desenvolveram um software proprietário que identifica automaticamente e instala a versão mais recente da GPU do driver com base no seu modelo e versão do sistema operacional. Dependendo do fabricante que você usa, baixe um dos softwares antes de:

Experiência GeForce - Nvidia
Adrenalina - AMD
Driver Intel - Intel

Depois de baixar uma das ferramentas abaixo e usá-las para atualizar o driver da GPU, reinicie o computador e veja se o problema foi resolvido.

Se o mesmo BSOD travar ( dxgmms1.sys ) ainda está ocorrendo, vá para o próximo método abaixo.

Método 2: instalar todas as atualizações do Windows pendentes

Como muitos usuários relataram, esse problema específico pode muito bem ser causado por uma atualização incorreta ( KB3163018 ) Como o problema é bastante antigo, a Microsoft já lançou um hotfix para ele, lançando duas atualizações que irão resolver o problema ( KB3173428 e KB3172985 ) em casos em que as falhas de BSOD acontecem devido a uma atualização incorreta.

Essas duas atualizações são fornecidas por meio do WU, portanto, se o problema estiver ocorrendo devido a KB3163018 , você deve ser capaz de resolvê-lo simplesmente instalando todas as atualizações pendentes do Windows, pois as atualizações que corrigirão o problema são obrigatórias.

Aqui está um guia rápido para garantir que você instale todas as atualizações pendentes do Windows:

  1. Abra uma caixa de diálogo Executar pressionando Tecla Windows + R . Então, digite ‘ ms-settings: windowsupdate ’ e pressione Entrar para abrir o atualização do Windows guia do Configurações aplicativo

    Abrindo a tela do Windows Update

    Nota: Se você estiver usando uma versão do Windows anterior ao Windows 10, vá para o próximo método abaixo.

  2. Assim que estiver dentro da tela de atualização do Windows, clique em Verifique se há atualizações e aguarde a conclusão da verificação.
  3. Em seguida, siga as instruções na tela para instalar todas as atualizações pendentes do Windows (incluindo KB3173428 e KB3172985).

    Instalando todas as atualizações pendentes do Windows

  4. Se você tiver muitas atualizações pendentes, poderá ser solicitado a reiniciar o computador antes que o assistente de atualização instale os dois hotfixes para o problema. Se isso acontecer, reinicie de acordo com as recomendações, mas certifique-se de retornar a esta tela na próxima inicialização do sistema e continue instalando as atualizações até que o computador esteja atualizado.
  5. Assim que todas as atualizações pendentes forem instaladas, reinicie o computador mais uma vez e veja se o problema foi finalmente resolvido.

Se você ainda estiver encontrando falhas de BSOD apontando para o dxgmms1.sys arquivo, vá para o próximo método abaixo.

Método 3: Desativando a GPU integrada (se aplicável)

Acontece que, se você estiver usando um laptop que inclui uma GPU para jogos e uma solução integrada, é provável que o BSOD aleatório seja realmente causado por sua placa de vídeo integrada. Vários usuários afetados descobriram que, se desativassem a placa GPU, os travamentos do BSOD parariam de ocorrer. Isso é especificamente relatado para ser eficaz em situações em que o laptop está usando GPU integrado Intel HD 4000 ou mais antigo.

Na maioria dos casos, desativar a GPU integrada usando o Gerenciador de dispositivos resolveu o problema indefinidamente. Claro, seu laptop vai acabar consumindo mais energia, pois sempre usará a GPU dedicada, mas ainda é melhor trocar a vida da bateria por estabilidade.

Aqui está um guia rápido sobre como desativar a GPU integrada:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Então, digite “Devmgmt.msc” e pressione Entrar para abrir Gerenciador de Dispositivos .

    Running Device Manager

  2. Assim que estiver dentro Gerenciador de Dispositivos , role pela lista de dispositivos instalados e expanda o menu suspenso associado a Adaptadores de vídeo . Depois de fazer isso, clique com o botão direito em sua solução de GPU integrada e escolha Desativar dispositivo no menu de contexto recém-exibido.

    Desativando a GPU integrada

  3. Reinicie o computador e veja se as falhas BSOD param de ocorrer após a próxima inicialização do sistema.

Se você ainda está encontrando as mesmas falhas BSOD constantes associadas com dxgmms1.sys , vá para o próximo método abaixo.

Método 4: atualizando a versão do BIOS

Alguns usuários que também foram afetados por este tipo de BSOD conseguiram resolver o problema atualizando a versão do firmware do BIOS para a mais recente.

As instâncias, em que este tipo de BSOD é causado por uma placa-mãe, são raras; mas certamente é uma possibilidade que você deve considerar.

Lembre-se de que complicar o procedimento de atualização da versão do BIOS pode criar outros problemas de estabilidade para a máquina. Com isso em mente, só tente se já tiver feito isso antes e / ou se tiver certeza de que será capaz de fazer isso.

As etapas exatas para atualizar a versão do BIOS são muito diferentes de configuração para configuração, portanto, você precisará seguir as etapas adequadas ao fabricante da placa-mãe. Aqui estão algumas documentações dos fabricantes mais populares que o ajudarão a atualizar a versão do BIOS:

  • Dell
  • Acer
  • Lenovo
  • Asus

NOTA : Se o fabricante da sua placa-mãe não estiver listado aqui, pesquise online as etapas específicas.

Se este método não era aplicável ou não permitia que você se livrasse daqueles travamentos desagradáveis ​​do BSOD, vá para o método final abaixo.

Método 5: execute uma instalação de reparo

Se nenhum dos métodos acima permitiu que você resolvesse o problema, seu último recurso é redefinir todos os componentes do Windows e esperar que o problema seja relacionado ao software.

Uma maneira de redefinir todos os componentes do Windows é com uma instalação limpa, mas este procedimento também removerá quaisquer arquivos pessoais e aplicativos que você armazena atualmente no seu computador. A melhor maneira seria realizar um reparar instalar .

Este procedimento permitirá que você reinicie todos os componentes do Windows (incluindo arquivos relacionados à inicialização) enquanto mantém todos os seus arquivos pessoais (fotos, aplicativos, vídeos e outros tipos de arquivos).

Se você decidir ir para uma instalação de reparo, siga as instruções neste artigo ( aqui )

6 minutos lidos