Como reiniciar o Firefox a partir da linha de comando



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os usuários do Linux provavelmente estão acostumados a ver o Firefox instalado em seus sistemas por padrão e podem muito bem digitar o nome do programa em um terminal para iniciá-lo. O nome do navegador em letras minúsculas é suficiente para inicializá-lo, mas alguns usuários podem querer reiniciá-lo preservando sua sessão atual.



Potencialmente, você precisará fazer uma alteração na guia Preferências se desejar fazer isso, mas caso contrário, é extremamente fácil. Os usuários do Mozilla Firefox podem não estar cientes do fato de que também podem reiniciar o navegador a partir de uma linha de comando interna que não está relacionada ao shell bash geral com o qual a maioria dos usuários do Linux está familiarizada.



Método 1: reinicie o Firefox pela linha de comando

Você precisará ter um terminal gráfico Linux aberto para trabalhar nisso. Procure o terminal na linha Ubuntu Unity Dash para iniciar um se estiver usando Ubuntu puro. Os usuários do KDE e aqueles que usam Cinnamon ou MATE, como no Linux Mint, podem clicar no menu Aplicativos e depois clicar em Terminal no menu Sistema. Os usuários de Xfce4 e LXDE devem ter uma experiência semelhante. Quase todos podem manter pressionados Ctrl, Alt e T para abrir uma janela, independentemente do ambiente de trabalho.



No prompt de comando, digite killall firefox e pressione Enter para encerrar todas as instâncias em execução do navegador Mozilla Firefox. Lembre-se de que isso fechará os navegadores em execução sem solicitar a aprovação deles, o que pode surpreender os usuários que nunca experimentaram antes!

Tipo Raposa de fogo e pressione Enter para reiniciar o navegador Firefox e manter a janela do terminal ativa. Normalmente, você pode fechar a janela do terminal com segurança depois de fazer isso. Geralmente, você não terá que adicionar um E comercial para manter o shell bash ativo, já que as implementações modernas do Firefox começam a partir de um script. Esses dois comandos são tudo de que você geralmente precisa.

Método 2: recarregando as guias ao reiniciar o Firefox

Na maioria dos casos, todas as guias que você abriu antes de emitir os comandos serão recarregadas na nova sessão. No entanto, se você descobrir que o Firefox não os recarregou, selecione o menu Histórico e selecione Restaurar sessão anterior. Se você achar que as guias não estão sendo carregadas de forma consistente, você pode selecionar o menu Editar e clicar em Preferências ou digitar sobre: ​​preferências na linha do URL e pressionar Enter.



Há uma linha que diz Quando o Firefox inicia: seguido pelo comportamento que o usuário espera ao iniciar o navegador. Ele está definido como “Mostrar sua página inicial” por padrão, mas você pode clicar nele e alterá-lo para “Mostrar suas janelas e guias da última vez” para garantir que elas sempre voltem. Claro, você pode alterar esse comportamento com a frequência que desejar, retornando a esta tela.

Método 3: reinicie o Firefox a partir do GCLI

Quando você estiver executando o Firefox, mantenha pressionada a tecla Shift e pressione F2 para abrir a Interface de linha de comando gráfica ou GCLI. É uma linha de comando interna que o Firefox oferece para usuários avançados. Tipo reiniciar e pressione Enter neste prompt para reiniciar o Firefox instantaneamente.

Este comando também aceita alguns argumentos de linha de comando para quando você deseja reiniciar o Firefox em modos especiais de solução de problemas. Digitando reiniciar –safemode irá reiniciar o Firefox no modo de segurança e até mesmo fornecer uma caixa de diálogo especial para solução de problemas. Não clique na opção Atualizar se solicitado, a menos que você queira realizar uma operação de atualização do Firefox. Você sempre pode fechar a caixa de diálogo e reiniciar o Firefox a partir do menu Aplicativos ou da linha de comando se quiser cancelar a reinicialização do modo de segurança sem fazer nenhuma alteração real.

Se você tem medo de ter tido problemas de carregamento de cache no passado, digite reiniciar –nocache impedirá que o conteúdo do cache seja carregado ao reiniciar o Firefox. Isso não limpa o cache, digamos, da maneira que você faria se estivesse limpando o histórico do navegador, mas o deixa no lugar e carrega sem ele.

Com sorte, você nunca precisará fazer uso de nenhuma dessas opções, e nenhuma delas deve ser usada livremente. Geralmente, você só desejará reiniciar sem nenhum outro comando depois disso.

3 minutos lidos