Montando GPU verticalmente: isso afeta as térmicas?

Periféricos / Montando GPU verticalmente: isso afeta as térmicas? 5 minutos lidos

Nos dias modernos de construção de PCs, a tendência que parece estar tomando conta é montar sua GPU verticalmente para que você possa mostrar a beleza dela em toda a sua glória. Com muitas GPUs tendo iluminação RGB em sua cobertura, faz muito mais sentido dessa forma. Porém, onde certamente há elogios no que diz respeito à aparência, há também algumas preocupações gerais.



A maior preocupação são as térmicas da própria GPU, e a razão por trás dessa preocupação é válida. Você vê, quando você monta sua GPU verticalmente em seu gabinete, os ventiladores ficam muito mais próximos da janela lateral. Isso normalmente não seria um problema para uma GPU resfriada a água, mas para uma GPU resfriada a ar, isso é um pesadelo já que a lacuna menor não é boa o suficiente para o fluxo de ar. Na verdade, o fluxo de ar fica drasticamente obstruído, o que resulta em aumento das térmicas, bem como estrangulamento térmico, que por sua vez afeta as velocidades do clock por tê-las reduzidas em geral.

Neste artigo, vamos nos concentrar nos aspectos positivos e negativos de como funciona a montagem vertical da GPU e, no final, também explicaremos como isso afeta as temperaturas. Então, vamos dar uma olhada, vamos?





Os aspectos positivos da montagem vertical da GPU

Por mais triste que possa parecer, a montagem vertical da GPU não oferece muitos benefícios, para começar. SA, na verdade, só pensamos em um benefício e vamos dar uma olhada nele agora.



  • Melhor estética: Com sua GPU montada verticalmente, você pode ter uma visão completa de toda a cobertura da GPU junto com os ventiladores também. O bom é que a maioria das GPUs modernas vêm com iluminação RGB totalmente integrada que pode ser sincronizada com o resto de seus componentes. Portanto, ter uma GPU montada verticalmente só vai tornar sua experiência melhor em termos de aparência.

Infelizmente, por incrível que pareça, não há nenhum benefício tangível em ter sua GPU montada verticalmente. Isso, combinado com o fato de que os negativos que vêm com montagens verticais acabam superando os positivos, é outro problema a se ter em mente.

Os aspectos negativos da montagem vertical da GPU

Agora que examinamos o único aspecto positivo, é hora de examinarmos os lados negativos da montagem vertical. Com toda a honestidade, existem algumas desvantagens. Então, vamos dar uma olhada.



  • Pode bloquear outros slots: Isso normalmente não acontece se você tiver uma GPU fina o suficiente, mas considerando como as GPUs modernas estão se tornando cada vez mais grossas por causa dos coolers que estão usando, é provável que a montagem vertical da GPU acabe bloqueando os outros slots, o que irá resultar na impossibilidade de instalar nada nesses slots.
  • Aumente as temperaturas: Esta é uma das maiores razões pelas quais nunca sugeriríamos uma solução de montagem vertical. Ao seguir esse caminho, você colocará a GPU muito perto da janela do seu gabinete e bloqueará o fluxo de ar de forma significativa. Isso resultará em aumento de temperatura, o que em troca terá um impacto negativo em uma lista de outros fatores que não serão bons para a GPU.
  • Custo extra: A menos que seu gabinete seja fornecido com um, você terá que investir em um cabo de montagem vertical de boa qualidade. Na maioria das vezes, você terá que escolher um cabo que seja blindado para garantir que não haja quedas de desempenho ou falhas repentinas.

Agora que esclarecemos as desvantagens da montagem vertical da GPU, a próxima etapa é ver como a montagem vertical afeta as térmicas. Embora já tenhamos falado sobre isso antes, desta vez, vamos mencionar alguns detalhes que julgamos necessários.

Como a montagem vertical de uma GPU pode afetar as térmicas

Montar uma GPU verticalmente afeta as térmicas de forma negativa. No entanto, há muitas coisas no trabalho que fazem isso acontecer. A seguir, você verá como ocorre esse processo.

Fluxo de ar restrito

Contanto que você esteja usando uma GPU refrigerada a ar, depois de montar a GPU verticalmente, ela fica muito perto da janela, o que faz com que a GPU agora tenha um fluxo de ar muito restrito. Com os coolers ficando cada vez mais grossos, isso só vai dificultar as coisas, já que a GPU agora será posicionada muito mais perto da janela.

Temperatura aumentada

A próxima etapa do processo será o aumento da temperatura. Isso ocorre devido ao fato de o fluxo de ar ficar restrito, o que por sua vez acaba aumentando a temperatura geral do cartão.

Velocidades de relógio diminuídas

Quando as temperaturas começam a aumentar, o impulso da GPU começa a perceber isso e começa a reduzir as velocidades do clock. Normalmente, o efeito nos quadros não é tão drástico, mas para alguns jogos que realmente se beneficiam desses fatores, isso pode ser um grande problema.

Estrangulamento Térmico

Embora as velocidades de clock reduzidas sejam um sinal de estrangulamento térmico, elas não são classificadas como tal. O estrangulamento térmico real ocorre quando a temperatura da GPU ultrapassa o limite e começa a reduzir os relógios significativamente para continuar funcionando. Esse problema é mais comum em algumas das GPUs mais antigas do que nas mais novas, porque elas ainda têm uma camada relativamente nova de pasta térmica.

Vida de GPU diminuída

Este é talvez o problema mais grave quando se trata de montagem vertical da GPU e é a redução da vida útil da GPU. Se você não ouviu o suficiente, usar os componentes do seu PC continuamente em temperaturas mais altas terá um impacto negativo na vida útil e pode, mais ou menos, diminuir a vida útil dos componentes também.

Se falarmos de GPUs mais quentes, como a linha RX 500, podemos dizer que, nesse caso, a montagem vertical não será uma boa ideia, porque durante nossos testes de nossos diferentes RX 590s vimos cerca de 15-18c de diferença na montagem normal em comparação com a montagem vertical, então se você possui uma GPU RX série 500 e sua GPU é montada verticalmente, fique de olho nessas temperaturas.

Reflexões finais

Não há como negar que a montagem vertical parece muito mais legal do que a montagem padrão, mas vem com seu quinhão de ressalvas que são bastante severas. No entanto, se você levar isso absolutamente a sério, há duas coisas que você pode fazer para montar verticalmente sua GPU e não ter o impacto da temperatura.

O primeiro é investir em uma montagem de GPU vertical CableMod. O suporte é projetado de forma que afaste a GPU da janela e dê a ela amplo espaço para respirar. Claro, ele vem com algumas ressalvas, mas vale a pena tentar e o custo.

A segunda é uma abordagem um pouco mais cara, que é colocar sua GPU debaixo d'água. O que basicamente significa refrigeração líquida da GPU. Uma vez que não haverá nenhum fluxo de ar envolvido nesse processo, é uma das abordagens mais inteligentes, embora seja do lado mais caro.

Além dessas duas formas, não recomendamos montar sua GPU verticalmente porque ela não vai terminar bem em nenhuma circunstância.