4G vs 5G: Tudo o que você precisa saber!

Periféricos / 4G vs 5G: Tudo o que você precisa saber! 4 minutos lidos

O mundo agora é móvel. Não, não me refiro ao tipo de telefone móvel móvel, quero dizer, está tudo em movimento. Estamos sempre nos movendo e é praticamente uma exigência hoje em dia estar conectado com o mundo todo, onde quer que você vá. As redes móveis são o que nos permite permanecer conectados ao longo do dia, onde quer que estejamos. A tecnologia de rede móvel continua a evoluir e melhorar o tempo todo e nossa tecnologia 4G atual foi uma grande melhoria em relação ao 3G quando foi lançada no final dos anos 2000. O 4G tornou a velocidade da Internet móvel até 500 vezes mais rápida do que o 3G e permitiu o suporte para HD TV no celular, videochamadas de alta qualidade e navegação rápida no celular. O desenvolvimento do 4G foi um grande feito para a tecnologia móvel, especialmente para a evolução dos smartphones e tablets. 4G agora é comum em todo o mundo, mas as coisas estão prestes a mudar novamente.



A esperada tecnologia de telecomunicação móvel de quinta geração, conhecida como 5G, deve ser uma mudança radical na rede móvel - prometendo velocidades de download exponencialmente mais rápidas e compartilhamento de dados em tempo real.



Como funciona o 5G?

5G é fundamentalmente diferente de 4G. Isso trouxe uma nova onda de avanços tecnológicos para a indústria. Ele usa uma nova interface de rádio 5G, juntamente com outras novas tecnologias, que utiliza o espectro de ondas milimétricas que permite que mais dispositivos sejam usados ​​na mesma área geográfica. Ele usa frequências de rádio muito mais altas do que 4G. As redes 4G usam frequências abaixo de 6 GHz, mas 5G usa frequências extremamente altas na faixa de 30 GHz a 300 GHz para transferir exponencialmente mais dados pelo ar para velocidades mais rápidas, congestionamento reduzido e latência mais baixa. Essas altas frequências são ótimas por uma série de razões, uma das mais importantes é que elas suportam uma grande capacidade de dados rápidos.



Transição - a diferença



Eles não apenas ficam menos confusos com os dados celulares existentes e, portanto, podem ser usados ​​no futuro para aumentar as demandas de largura de banda, como também são altamente direcionais e podem ser usados ​​ao lado de outros sinais sem fio sem causar interferência. Isso é muito diferente das torres 4G que disparam dados em todas as direções, potencialmente desperdiçando energia e energia para transmitir ondas de rádio em locais que nem mesmo solicitam acesso à internet.

5G também usa comprimentos de onda mais curtos, o que significa que as antenas podem ser muito menores do que as antenas existentes, ao mesmo tempo que fornecem controle direcional preciso. Uma vez que uma estação base pode utilizar ainda mais antenas direcionais, isso significa que o 5G pode suportar mais de 1.000 dispositivos a mais por metro do que o 4G. O que é um grande salto em relação à tecnologia existente suportada por 4G. Este é um caso ideal, porém, e realisticamente isso irá variar muito, já que os comprimentos de onda mais curtos são muito mais facilmente absorvidos até mesmo pela umidade e chuva. Portanto, os provedores de rede precisam de antenas maiores em uma cidade ou menores em edifícios específicos e também usam repetidores para manter o sinal. Provavelmente será uma mistura de todos os itens acima para garantir uma conectividade confiável.

Como o 5G é melhor do que o 4G?

Simplificando, 5G é exponencialmente mais rápido que 4G. Além disso, reduziu o congestionamento e a latência, o que permite aos provedores de rede garantir velocidades mais altas para mais dispositivos em uma área.



3.5G / 4GLTE / 5G - Comparação de velocidade de download por OOKLA

Como o 5G ainda não está amplamente disponível, as velocidades reivindicadas não são muito realistas - é melhor pensar no 5G como oferecendo uma faixa de velocidade e as velocidades reais que você obtém dependerão da rede à qual você está se conectando, do quão ocupada ela está é, qual dispositivo você está usando e alguns outros fatores. No entanto, ele foi testado várias vezes e mostra continuamente velocidades de download diárias de 100 Mbps, no mínimo. Existem muitas variáveis ​​que afetam a velocidade, mas as redes 4G geralmente mostram uma média de menos de 10 Mbps, o que torna o 5G pelo menos 10 vezes mais rápido do que o 4G no mundo real.

Tão importante é o fato de que o 5G oferece muito menos latência. Latência é o tempo que leva para os dados de seu dispositivo serem carregados e atingirem seu objetivo. Ele mede o tempo que leva para os dados irem da origem ao destino em milissegundos (ms). É muito útil ter baixa latência ao considerar jogos e aplicativos nos quais o tempo é importante. Ele tem aplicativos úteis para carros autônomos e streaming de jogos, algo que o Google Stadia está trazendo. Com redes 4G, você observa uma latência média de cerca de 50 ms. Isso pode cair para 1 ms com a tecnologia 5G, o que é uma grande mudança.

Mas, indiscutivelmente, o maior diferencial do 5G em relação ao 4G será como um portal para a Internet das Coisas (IoT) se tornar um fenômeno mundial. Usar 5G permite que a IoT entre em jogo, permitindo que você conecte seu smartphone, termostato sem fio, console de videogame, travas inteligentes, fone de ouvido de realidade virtual, câmeras de segurança sem fio, tablet e laptop ao mesmo roteador sem se preocupar se eles vão pare de funcionar quando estiverem todos ligados ao mesmo tempo.

As preocupações com a largura de banda não estarão mais presentes como no 4G, uma vez que o 5G tem uma permissão muito maior para largura de banda devido às ondas de rádio de frequência mais alta que utiliza. O 4G está atingindo os limites técnicos de quantos dados ele pode transferir rapidamente através de blocos de espectro, mas o 5G vai superar isso e permitir que muitos mais dispositivos sejam conectados na mesma área geográfica. Pelo contrário, se você é um jogador obstinado que planeja jogar em uma rede 5g, compre um roteador que suporte dados de celular e conecte seu PC com estes Lan Cables de nossos revisores, já que as conexões com fio ainda têm o potencial de tornar sua experiência de navegação na Internet a mais estável em todos os momentos.