Palit Gaming Pro GeForce RTX 3070 - Análise do Cooler

A Nvidia GeForce RTX 3070 tornou-se imediatamente um dos produtos de tecnologia mais populares a ser lançado este ano após seu anúncio em 1º de setembrost, 2020. Os entusiastas de jogos de PC estavam extremamente animados para colocar as mãos na nova placa de vídeo da Nvidia, que prometia desempenho semelhante ou melhor do que o carro-chefe da última geração RTX 2080Ti por menos da metade do preço. A RTX 3070 de $ 499 se equipara ou supera a RTX 2080Ti de $ 1200 em jogos, ao mesmo tempo em que provou ser uma placa de vídeo muito mais eficiente em geral. Isso significava que o RTX 3070 era uma peça de silício muito procurada que muitos jogadores queriam colocar em suas mãos.



Assim como com os lançamentos de placas de vídeo anteriores, o RTX 3070 não está disponível apenas na variante Founder’s Edition da Nvidia, mas também em várias outras variantes dos Add-in-Board Partners da Nvidia. Uma das variantes AIB do mercado de reposição é da Palit Microsystems, que é um dos maiores fabricantes de placas de vídeo do mundo em volume, e tem como alvo principalmente os mercados europeu e asiático. Palit lançou 3 variantes de suas placas gráficas da série RTX 3000:

  • Palit Gaming Pro RTX 3000 series
  • Palit Gaming Pro OC série RTX 3000
  • Palit GameRock OC série RTX 3000

Hoje, daremos uma olhada no conjunto de resfriamento e nos componentes do Palit Gaming Pro RTX 3070 para ajudar os compradores em potencial a tomar uma decisão de compra informada, caso desejem comprar uma variante AIB do RTX 3070.



O Palit Gaming Pro RTX 3070 apresenta uma solução de resfriamento robusta.



O cooler é uma das principais coisas que está nas mãos do parceiro AIB e deve ser um fator na decisão de compra também. Os compradores em potencial devem estar bem informados sobre os pontos fortes e as desvantagens das soluções de resfriamento usadas em vários cartões de pós-venda diferentes de parceiros AIB. O desempenho do resfriamento pode impactar diretamente o desempenho dos jogos da placa de vídeo, especialmente nas novas arquiteturas de placa de vídeo, como Ampere, que usa dados térmicos para aumentar as velocidades de clock da placa automaticamente. Portanto, é importante estar bem informado sobre as soluções de resfriamento que são usadas nessas placas de vídeo e se elas são ou não suficientes para manter a GPU fria e silenciosa mesmo sob carga pesada.



Processo de desmontagem

Para chegar ao cooler para analisar seus diferentes componentes, primeiro temos que derrubar a própria placa. Desmontar o Palit Gaming Pro RTX 3070 foi bastante fácil e direto, e mesmo usuários relativamente inexperientes não devem ter problemas com este processo.

Primeiro, alguns parafusos devem ser removidos da placa traseira da placa para remover a placa traseira de plástico da placa. Em segundo lugar, 4 parafusos devem ser removidos para separar o suporte de retenção que segura o PCB firmemente contra o refrigerador. Finalmente, 2 parafusos devem ser removidos da placa de E / S, e então a placa de circuito impresso da placa pode ser removida do cooler. Separe cuidadosamente a placa de circuito impresso do cooler para que as almofadas térmicas entre os diferentes componentes da placa de circuito impresso e o cooler não se rasguem. É sempre uma boa ideia manter um conjunto extra de almofadas térmicas com você para substituí-las se elas forem danificadas. Os cabos da ventoinha e os cabos de iluminação RGB também devem ser cuidadosamente removidos antes que o cooler seja completamente separado do PCB.

Parte traseira do PCB e a placa traseira.



Já publicamos uma análise aprofundada do PCB do Palit Gaming Pro RTX 3070. É altamente recomendável que você verifique Este artigo onde demos um mergulho profundo no design do PCB e nos componentes do Palit Gaming Pro RTX 3070.

Componentes do refrigerador

Depois de remover a placa e separar o conjunto do cooler do PCB, é hora de analisar os componentes individuais do próprio cooler.

Placa de base de cobre

Provavelmente, a parte mais importante de todo o conjunto do dissipador de calor é a placa de base de cobre niquelado que faz contato direto com a matriz da GPU GA104. A placa de base é razoavelmente plana com uma grande área de superfície que é consideravelmente mais larga e alta do que as dimensões da própria GPU. A pasta térmica permitirá a transferência eficiente de calor da matriz da GPU para a placa de base de cobre, que é então transferida por todo o dissipador de calor com a ajuda de heatpipes de cobre.

A grande placa de base de cobre niquelado é responsável por resfriar o chip da GPU.

Grande dissipador de calor

A placa de vídeo Palit Gaming Pro RTX 3070 apresenta um grande dissipador de calor robusto que se estende por todo o comprimento da placa. O dissipador de calor possui uma alta densidade de aletas que ajuda a aumentar a área de superfície do dissipador de forma exponencial, resultando em uma dissipação de calor mais eficiente. As aletas correm perpendicularmente ao comprimento do cartão, o que significa que os ventiladores soprarão o ar direto para baixo nas aletas, fazendo com que o ar quente saia do cartão pelas laterais em vez de pelo verso. Este é geralmente considerado um excelente esquema de resfriamento, mas requer uma boa ventilação do gabinete para expelir o ar quente do gabinete.

Há também uma placa niquelada de duas seções que é aparafusada no dissipador de calor principal. Esta placa serve para resfriar os chips de memória e também os componentes VRM do PCB. A placa auxilia na transferência de calor desses componentes para o dissipador, de onde é dissipado.

O dissipador de calor considerável se estende por todo o comprimento da placa.

Canos de calor de cobre

Há um total de 6 heatpipes de cobre niquelado que são os principais conduítes para a transferência de calor dos componentes geradores de calor para o próprio dissipador de calor principal. Esses heatpipes são colocados metodicamente em todo o conjunto do dissipador de calor para maximizar a superfície de dissipação de calor.

Os heatpipes são claramente visíveis nesta foto do refrigerador.

Cada um dos 6 heatpipes contata a placa de base de cobre e transfere calor da GPU para o dissipador de calor principal. 4 heatpipes vêm do lado esquerdo da placa de base de cobre e percorrem todo o comprimento do dissipador de calor subjacente. Mais 2 heatpipes saem do lado direito da placa de base e percorrem o conjunto de aletas no lado direito do cartão. Esses heatpipes viajam linearmente e, em seguida, enrolam-se para dentro para formar uma forma de W, a fim de aumentar a área de superfície que é coberta pelos heatpipes. Palit apelidou esta abordagem de tecnologia “Double U Heat Pipe”. Essa abordagem ajuda a maximizar a transferência de calor dos componentes geradores de calor.

Fãs

A Palit instalou três ventoinhas de 95 mm no cooler Palit Gaming Pro, todas girando na mesma direção. Os ventiladores têm a marca TurboFan 3.0 com rolamentos de esferas duplos e essa tecnologia ajuda a reforçar a estabilidade do ventilador. A nova tecnologia TurboFan 3.0 também é resistente a poeira IP5X e afirma reduzir as vibrações do ventilador enquanto prolonga a expectativa de vida dos ventiladores. Os ventiladores também apresentam um modo de tecnologia 0 db que desliga os ventiladores quando o sistema está inativo ou sob uma carga leve. Geralmente, observamos em nossos testes que os ventiladores desligam abaixo de uma temperatura operacional de 55ouC. Isso mantém a placa de vídeo silenciosa e também aumenta a expectativa de vida dos ventiladores porque eles giram apenas quando precisam.

O Palit Gaming Pro RTX 3070.

Design de Fluxo

A Nvidia foi pioneira em um novo design de refrigeração empolgante em suas placas de vídeo da série Founder’s Edition RTX 3000, nas quais o PCB foi encurtado, mas a cobertura do ventilador ainda permanece longa. Isso significa que o ar é puxado pela extremidade do dissipador de calor por uma ventoinha que ajuda a resfriar o dissipador de forma mais eficiente. A maioria dos Os parceiros AIB também implementaram uma versão deste design em seus cartões e Palit não é exceção.

No Palit Gaming Pro RTX 3070, há uma área considerável do dissipador de calor que não possui PCB sob ele, tornando-o ideal para a implementação desse design de fluxo contínuo. A terceira ventoinha empurra o ar direto pelo dissipador de calor, que é expelido pela parte de trás da placa. Existem muitas aberturas na placa traseira em um belo padrão de colmeia que permite que o ar seja expelido através da placa traseira e para dentro do próprio gabinete. Esta solução oferece um nível adicional de resfriamento além do resfriamento tradicional do dissipador de calor e dos heatpipes.

O padrão de favo de mel na placa traseira permite que o ar flua através do dissipador de calor.

Resfriando os componentes do PCB

Compreender as diferentes partes da solução de resfriamento torna mais fácil entender como os diferentes componentes da PCB são resfriados no Gaming Pro RTX 3070.

  • A GPU: O molde GA104 é o principal componente gerador de calor do Palit Gaming Pro RTX 3070 e é resfriado pela placa de base de cobre niquelado, que contata 6 heatpipes diretamente. Os heatpipes viajam em diferentes direções no dissipador de calor principal para aumentar a área de superfície para dissipação de calor. As ventoinhas sopram ar frio no dissipador de calor para remover o calor das aletas do dissipador e o calor é dissipado para fora da placa de vídeo.
  • O GDDR6: Existem 8 módulos de memória GDDR6 no PCB que também precisam ser resfriados para garantir o desempenho ideal. Uma grande placa de metal niquelado é aparafusada ao dissipador de calor principal, que entra em contato com os módulos GDDR6 por meio de uma almofada térmica. Esta placa transfere o calor dos módulos de memória para o dissipador de calor principal, onde é dissipado.
  • Os VRMs: Os VRMs são resfriados de maneira semelhante aos módulos GDDR6. Existem almofadas térmicas longas e finas que cobrem os MOSFETs e as bobinas e garantem a transferência de calor desses componentes para a placa de metal. O calor é então transferido para o dissipador de calor, onde os ventiladores ajudam a dissipar o calor para o gabinete.

O arranjo das almofadas térmicas no PCB e no cooler.

Resultados de refrigeração

No geral, o cooler do Palit Gaming Pro RTX 3070 é muito bem construído e tem cobertura decente de todos os principais componentes geradores de calor. As almofadas térmicas são colocadas onde necessário para garantir a máxima transferência de calor entre os componentes e o refrigerador. Os 3 ventiladores também complementam muito bem o grande dissipador de calor e garantem uma operação fria e silenciosa, mesmo sob carga de trabalho.

Nossos testes de resfriamento comprovam que o Palit Gaming Pro RTX 3070 tem um desempenho excelente quando se trata de térmicas e acústicas. O teste de tortura Furmark foi usado para levar a placa de vídeo até seus limites térmicos a fim de avaliar a eficiência do cooler. Durante a execução em seu perfil de estoque com a curva de ventilador padrão, o Gaming Pro RTX 3070 atingiu o pico de apenas 67ouC com uma temperatura ambiente de 23ouC. Os ventiladores estavam girando a apenas 39%, o que se traduz em cerca de 1400 RPM, o que era quase inaudível fora do gabinete.

Quando fizemos overclock da placa manualmente movendo o controle deslizante de limite de energia para 113% e adicionando um deslocamento de + 150Mhz no núcleo e + 1000Mhz de deslocamento na memória, a placa atingiu o pico de apenas 71ouC sob as mesmas condições, com os ventiladores funcionando agora a 50%, o que se traduz em cerca de 1900Mhz sob carga total. Este é um resultado muito impressionante para a placa tanto térmica quanto acusticamente.

A Placa Gráfica Palit Gaming Pro RTX 3070 8GB.

Esses números mostram que o cooler é muito bem construído e oferece excelente eficiência e bom perfil de ruído. Os resultados térmicos provam que há bastante espaço para o usuário fazer um overclock da placa sem se preocupar muito com as temperaturas.

Veredito

Embora não seja sensato basear sua decisão de compra no sistema de resfriamento de uma placa gráfica específica, é um dos recursos mais importantes que você deve considerar antes de comprar uma placa de reposição. Os parceiros AIB têm os recursos e a liberdade para colocar boas soluções de resfriamento personalizadas em suas placas gráficas e é exatamente isso que a Palit fez com seu Palit Gaming Pro RTX 3070.

O Gaming Pro verifica todas as caixas quando se trata de construir a qualidade do cooler, com cobertura decente de todos os componentes geradores de calor também. Os 3 ventiladores fornecem bastante potencial de resfriamento, enquanto também mantêm um perfil de som silencioso, mesmo sob carga total. O dissipador de calor e o sistema de tubo de calor da placa provaram ser eficazes em nossos testes e forneceu alguns números impressionantes tanto térmica quanto acusticamente. Considerando que o Palit Gaming Pro RTX 3070 deve ficar próximo ao MSRP, deve provar ser uma boa compra se o comprador decidir ir com ele em vez do Nvidia Founder’s Edition RTX 3070.