Como resolver o desempenho do PS4 e a corrupção de dados reconstruindo seu banco de dados

Se você tem um Sony Play Station 4 visivelmente mais lento do que o normal, demorando mais para inicializar ou demorando mais para encontrar coisas em seu disco rígido para carregar (conteúdo baixado ou extensões, por exemplo), seu Play Station é provavelmente sofrendo de um caso de memória dispersa que leva um tempo para vasculhar e encontrar exatamente o que está procurando. Para acelerar o desempenho de seu Play Station, você pode reconstruir seu banco de dados. O processo de reconstrução é muito mais rápido do que o processo de desfragmentação do disco rígido, por isso recomendamos fazer isso como uma solução de ajuste de desempenho rápida e eficaz.



Preparação para a reconstrução do banco de dados

Enquanto a Sony afirma que a reconstrução do banco de dados pode levar algumas horas para ser concluída, os usuários que realizaram o processo podem testemunhar que leva apenas alguns minutos, nada na estimativa de uma hora ou mesmo a metade disso. Algo a ser observado a esse respeito é que o sistema, na verdade, executa automaticamente uma reconstrução do banco de dados cada vez que é atualizado e também quando você o liga depois de não desligá-lo corretamente. Um PS4 Pro de 1 terabyte deve levar apenas alguns minutos e você pode esperar que outras variantes do Play Station levem tempos semelhantes de reconstrução do banco de dados. Em qualquer caso, não execute este procedimento quando estiver com pouco tempo ou tiver um jogo configurado. Tire uma janela sólida de meia hora para realizar este procedimento, talvez seja responsável por uma hora inteira para estar do lado seguro (embora não esperemos que demore mais de 10 minutos).

Reconstruindo seu banco de dados: guia passo a passo

Como entrar no modo de reconstrução do banco de dados



Para implementar a reconstrução do banco de dados em seu Play Station 4, você precisará realizar as seguintes etapas:



  1. Se o seu Play Station 4 estiver funcionando, acesse o menu rápido e clique em “Desligar PS4”. Isso vai desligá-lo. Não reinicie.
  2. Assim que estiver completamente apagado e todas as luzes no console e no controlador se apagarem, conecte o seu controlador ao console por meio do cabo USB. Isso é importante porque a conectividade Bluetooth não funcionará no modo de segurança que estamos tentando entrar para a reconstrução do banco de dados.
  3. Depois de conectar seus controladores ao console por meio de suas conexões com fio, pressione o botão liga / desliga na frente do console e mantenha-o pressionado até ouvir dois bipes consecutivos. Este sinal indica que o console está inicializando no modo de segurança. Depois de ouvir os dois bipes, você pode soltar o botão e aguardar a inicialização do console.

    Barra de progresso de reconstrução do banco de dados



  4. Seu PS4 será carregado no modo de segurança e um menu do modo de segurança será exibido na tela. A quinta opção na tela será a opção “Reconstruir banco de dados”. Use o controlador para navegar até esta opção e clique nela.
  5. Assim que você solicitar a reconstrução do banco de dados, seu console será desligado e carregado com o logotipo do PS4, bem como uma barra abaixo dele que mostra o progresso da reconstrução do banco de dados. Aguarde até que esta barra seja concluída e deixe seu console iniciar sozinho. Durante este processo, tome cuidado para não deixar o console desconectar da energia. Não pressione nenhuma tecla no controlador para interromper o processo. Isso pode causar corrupção de dados.

Pensamentos finais

A reconstrução do banco de dados pode ser uma forma inteligente e eficaz de acelerar o sistema do Play Station e o desempenho do jogo. O processo leva apenas alguns minutos e pode ser feito diretamente do menu de inicialização segura, sem a necessidade de conexões externas ou downloads de software. Este processo é menos invasivo em comparação com o procedimento de desfragmentação de disco, que move fisicamente os dados, e atinge o mesmo efeito simplesmente remapeando as localizações dos dados no banco de dados do sistema para busca e acesso mais rápidos.