Como fazer um alarme de intrusão hipersensível para casa?

Os alarmes de segurança instalados nas residências são um grande motivo para a redução dos roubos. Os assaltantes entram nas residências geralmente à noite e quando os assaltantes entram nas residências, em primeiro lugar, procuram as câmaras e alarmes de segurança instalados nas residências e depois avançam para a recolha do dinheiro e outros bens valiosos. Neste projeto vamos montar um circuito eletrônico e depois instalá-lo em um local adequado da casa. O local preferencial é perto da lâmpada que está instalada no topo do portão da casa e é quase sempre ligada EM à noite. Ao instalar o circuito, vamos ter certeza de que o circuito é colocado perto da lâmpada, pois é composto por um Infravermelho (IR) e detecta qualquer obstáculo colocado à sua frente quando é colocado em alguma área mais clara.



Alarme de intrusão

Como fazer um alarme de intrusão doméstica usando o sensor de infravermelho?

Agora, como temos a ideia básica do nosso projeto, vamos avançar para a coleta dos componentes, projetar o circuito no software para teste e, finalmente, montá-lo no hardware.



Etapa 1: componentes necessários (hardware)

  • LM358 (amplificador operacional)
  • Potenciômetro (10k)
  • Potenciômetro (4,7k)
  • Módulo Transmissor IR
  • LED's
  • Capacitor de cerâmica (0,1uF)
  • Resistor de 10k ohm
  • Resistor de 100 ohm
  • Resistor de 330 ohm (x2)
  • Placa PCB
  • FeCl3
  • Campainha
  • Bateria 12V
  • Clipe de bateria
  • Ferro de solda

Etapa 2: Componentes necessários (software)

  • Proteus 8 Professional (pode ser baixado de Aqui )

Depois de baixar o Proteus 8 Professional, projete o circuito nele. Incluímos simulações de software aqui para que seja conveniente para iniciantes projetar o circuito e fazer as conexões apropriadas no hardware.



Etapa 3: estudar os componentes

Agora, como fizemos uma lista de todos os componentes que vamos usar neste projeto. Vamos dar um passo adiante e fazer um breve estudo de todos os componentes principais.



  1. 555 Timer IC: Este IC tem uma variedade de aplicações, como fornecer atrasos de tempo, como um oscilador, etc. Existem três configurações principais do IC do temporizador 555. Multivibrador astável, multivibrador monoestável e multivibrador biestável. Neste projeto, vamos usá-lo como um Astable multivibrador. Neste modo, o IC atua como um oscilador que gera um pulso quadrado. A frequência do circuito pode ser ajustada sintonizando o circuito. ou seja, variando os valores dos capacitores e resistores que são usados ​​no circuito. O IC irá gerar uma frequência quando um pulso quadrado alto é aplicado ao REDEFINIR PIN. Podemos obter a saída de que precisamos trocando os valores de R4, R5 ou variando o valor do capacitor (C3). Os pinos 2 e 6 do IC estão em curto usando um fio jumper para permitir desencadeando após cada ciclo. Neste projeto, o mecanismo de carga do Capacitor (C3) é que ele carrega através dos resistores (R4) e (R5) e descarrega através do resistor Resistor (R5).
  2. LM-358 (amplificador operacional): Este IC consiste em dois amplificadores operacionais de alto ganho e a única coisa sobre este IC é que uma fonte de alimentação separada não é necessária para o funcionamento de cada comparador. Duas entradas são invertidas e não invertidas e há uma saída. Além disso, existem dois pinos Vcc e Terra. As entradas são V1 e V2. A entrada pode ser aplicada a V1 ou V2. V1 é um pino positivo e é chamado de pino não inversor. V2 é o pino negativo e é chamado de pino de inversão. A saída do amplificador é alta quando a tensão não inversora (V1) é maior que a tensão inversora e a saída é baixa quando a tensão inversora (V2) é maior que a tensão não inversora.

    LM - 358

  3. Módulo Transmissor e Receptor IR: Módulos transmissores e receptores IR são amplamente usados ​​em projetos eletrônicos. Por exemplo, eles são usados ​​em robôs de rastreamento de linha, robôs domésticos, etc. Ambos operam em 2 ou 3 Volts e diminuímos o potencial conectando um resistor em série com o LED do transmissor IR. O transmissor irradia sinais infravermelhos. O transmissor IR transmite qualquer comando e, em seguida, o receptor IR que atua como um fotodiodo e o detecta e responde de acordo. O receptor IR funciona em modo polarizado reverso. Um controle remoto padroniza um vislumbre de luz indetectável que é transformada em instrução e é coletada pelo módulo receptor.

    Transmissor e receptor IR

Etapa 4: Princípio de funcionamento do circuito

O papel principal é dos sensores IR neste projeto. Sempre que um obstáculo passa pela frente de um sensor infravermelho, os raios que são transmitidos pelo transmissor são refletidos em direção ao receptor. O potencial é alto no lado da saída do Amplificador Operacional quando os raios são recebidos pelo receptor IR e no circuito, a saída é conectada ao REDEFINIR pino do IC do temporizador 555. A função principal é do pino 4 dos temporizadores 555 porque quando a tensão de entrada é baixa, a tensão de saída também é baixa e vice-versa. Quando vemos a alta tensão de saída, um sinal de alta frequência é observado no lado da saída e podemos fazer algumas modificações no circuito para atingir esse sinal.



  1. Objeto presente: O circuito será trocado EM à noite e sempre que um obstáculo está presente na frente dele, o receptor recebe as radiações infravermelhas e a saída no Op-Amp é alta devido ao pino de reset do temporizador 555 estar alto e o buzzer produz um som alto.
  2. Nenhum objeto presente: O circuito permanecerá comutado FORA quando nenhum obstáculo está presente na frente dele, o receptor não recebe as radiações infravermelhas e a saída no Op-Amp é baixa devido ao pino de reinicialização do temporizador 555 estar baixo e a campainha não produz nenhum som.

A saída do IC do temporizador 555 é passada por um capacitor de 1uF e, em seguida, é enviada para a campainha que produz um som alto e claro. O circuito será colocado em local adequado da casa e será LIGADO à noite, portanto, se algum ladrão tentar arrombar, o alarme começa a tocar e as pessoas dentro de casa chamam a Polícia ao ouvir o som da campainha .

Sensor infravermelho funcionando

Etapa 5: Simulando o circuito

Antes de fazer o circuito, é melhor simular e examinar todas as leituras em um software. O software que vamos usar é o Suíte Proteus Design . Proteus é um software no qual circuitos eletrônicos são simulados.

  1. Depois de baixar e instalar o software Proteus, abra-o. Abra um novo esquema clicando no ISIS ícone no menu.

    ISIS

  2. Quando o novo esquema aparecer, clique no P ícone no menu lateral. Isso abrirá uma caixa na qual você pode selecionar todos os componentes que serão usados.

    Novo Esquema

  3. Agora digite o nome dos componentes que serão usados ​​para fazer o circuito. O componente aparecerá em uma lista do lado direito.
  4. Da mesma forma, como acima, pesquise todos os componentes. Eles aparecerão no Dispositivos Lista.

    Lista de Componentes

Etapa 6: Fazendo um Layout PCB

Como vamos fazer o circuito de hardware em um PCB, primeiro precisamos fazer um layout de PCB para este circuito.

  1. Para fazer o layout do PCB no Proteus, primeiro precisamos atribuir os pacotes do PCB a cada componente do esquema. para atribuir pacotes, clique com o botão direito do mouse no componente que deseja atribuir ao pacote e selecione Ferramenta de embalagem.
  2. Clique na opção ARIES no menu superior para abrir um esquema de PCB.
  3. Na Lista de componentes, coloque todos os componentes na tela em um desenho que você deseja que seu circuito se pareça.
  4. Clique no modo de trilha e conecte todos os pinos que o software está dizendo para você conectar apontando uma seta.
  5. Quando todo o layout for feito, ficará assim.

    Layout PCB

Etapa 7: Diagrama de Circuito

Depois de fazer o layout do PCB, o diagrama do circuito ficará assim.

Diagrama de circuito

Etapa 8: Configurando o Hardware

Como agora simulamos o circuito no software e está funcionando perfeitamente bem. Agora, vamos seguir em frente e colocar os componentes no PCB. Um PCB é uma placa de circuito impresso. É uma placa totalmente revestida com cobre de um lado e totalmente isolante do outro lado. Fazer o circuito no PCB é comparativamente um processo demorado. Depois que o circuito é simulado no software e seu layout de PCB é feito, o layout do circuito é impresso em papel manteiga. Antes de colocar o papel manteiga na placa PCB, use o raspador de PCB para esfregar a placa de modo que a camada de cobre na placa seja diminuída da parte superior da placa.

Removendo a camada de cobre

Em seguida, o papel manteiga é colocado na placa PCB e passado até que o circuito seja impresso na placa (leva aproximadamente cinco minutos).

Passando a placa PCB

Agora, quando o circuito é impresso na placa, ele é mergulhado no FeCl3solução de água quente para remover o cobre extra da placa, apenas o cobre sob o circuito impresso será deixado para trás.

Gravura PCB

Depois disso, esfregue a placa PCB com o raspador para que a fiação fique proeminente. Agora faça os furos nos respectivos locais e coloque os componentes na placa de circuito.

Perfuração de furos em PCB

Solde os componentes na placa. Finalmente, verifique a continuidade do circuito e se ocorrer descontinuidade em algum lugar, desosolde os componentes e conecte-os novamente. É melhor aplicar cola quente usando uma pistola de cola quente nos terminais positivo e negativo da bateria para que os terminais da bateria não possam ser separados do circuito.

Configurando o DMM para verificação de continuidade

Coloque o hardware em um local adequado perto da porta e ele é trocado EM à noite e trocado FORA de manhã. O local preferencial é próximo ao portão da casa para que, se algum ladrão tentar entrar na casa à noite, o alarme comece a tocar e os vizinhos ou seguranças fiquem sabendo que as pessoas que moram na casa precisam de ajuda.