Como habilitar e priorizar o G Sync



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Vou contar a você um grande segredo do domínio constante da Nvidia. De vez em quando, ele lança uma tecnologia que muda drasticamente a experiência geral do jogo. Um exemplo perfeito disso é G-Sync. Introduzido em 2013, ele permite que jogadores apaixonados obtenham uma experiência altamente responsiva e livre de rasgos em seus equipamentos.



Em primeiro lugar, se você tiver uma placa de vídeo Nvidia acoplada a um monitor habilitado para G-Sync, não há razão para não querer eliminar a tela quebrada. Isso tornará toda a experiência mais suave e muito mais realista.



Nvidia G-Sync é uma tecnologia proprietária que faz com que a GPU e os monitores trabalhem juntos para atingir a melhor taxa de quadros possível sem rupturas. Mas antes de configurarmos o G-Sync, vamos entender do que se trata esta tecnologia.



G-Sync explicado

Desde que me lembro, o screen tearing sempre foi um problema, especialmente em jogos de PC. Os monitores mais baratos podem mostrar no máximo 60 quadros por segundo. Ainda mais, se você não tiver uma placa gráfica de última geração, é provável que seu equipamento seja capaz de produzir apenas 50 quadros por segundo nos jogos mais recentes com uso intensivo de gráficos.

Por causa dessa diferença de quadros entre a GPU e o monitor, você notará uma série de artefatos. Eles também são conhecidos como rasgos de tela. Sem um software auxiliar, as taxas de quadros entre os dois componentes quase nunca coincidem.



Antes do G-Sync aparecer, a solução era permitir Sincronização vertical de dentro do jogo que você jogou. Isso eliminou o rompimento da tela, enviando cuidadosamente cada quadro da GPU para o monitor no momento exato. Mas a sincronização vertical está longe de ser perfeita. O principal problema é que ele só funciona com taxas de quadros que podem ser divididas na taxa de atualização do monitor. Por exemplo, se você tiver um monitor que atinge o máximo de 60 Hz, qualquer taxa de quadros superior emitida por sua GPU será reduzida em 60 quadros.

Você pode pensar “Ei, 60 frames é o suficiente para mim”. Eu concordo totalmente, mas no caso de a taxa de quadros produzida pela GPU cair abaixo de 60, o Vsync irá cortá-la automaticamente para 30 quadros. E 30 frames não é maneira de um jogador sério jogar seus jogos.

É aqui que o G-Sync começa a brilhar. Todos os monitores G-Sync têm uma taxa de atualização adaptável. Isso funciona em total contradição com a forma como o V-Sync opera. O G-Sync não precisa dividir a taxa de quadros como o V-Sync. Portanto, sempre que sua placa gráfica produz uma taxa de quadros, o monitor G-Sync irá exibi-la imediatamente, independentemente de quantos quadros por segundo você atingir. Isso se livra de qualquer rasgo e quedas brutais de quadros.

Mas há apenas um problema. Você precisará comprar um monitor que tenha suporte G-Sync porque esta é uma tecnologia proprietária da Nvidia que usa um chip integrado no monitor.

Como ativar o G-Sync no PC

Finalmente, se você se certificou de que possui o hardware necessário para suportar o G-Sync, ainda precisa ativá-lo. Mesmo que a configuração inicial seja direta, você pode facilmente acabar bagunçando uma grande parte do recurso G-Sync. Para poupá-lo de qualquer inconveniente, criamos um guia completo de todo o processo. Certifique-se de segui-lo com atenção:

  1. Clique com o botão direito na sua área de trabalho e clique em Painel de controle Nvidia .
  2. Agora procure o Configurar entrada G-Sync e clique nele para expandir. Deve estar localizado em algum lugar sob o Exibição seção.
  3. Certifique-se de que a caixa ao lado de Habilitar G-Sync está checado. Além disso, seria uma boa ideia selecionar “ Habilite G-Sync para modo de janela e tela inteira ”. Como você provavelmente sabe, alguns jogos são executados sem borda ou em modo de janela e isso garantirá que o G-Sync também esteja habilitado para eles.
  4. Agora faça o seu caminho para Gerenciar configurações 3D . Está localizado sob Configurações 3D .
  5. Debaixo Configurações globais , certifique-se de Tecnologia de Monitor está configurado para G-Sync . No caso de estar definido para Taxa de atualização fixa , mude para G-Sync .
  6. Agora role todo o caminho para baixo no Configurações globais . Você notará uma entrada chamada Sincronização vertical . Certifique-se de configurá-lo para Fora . Como já discutimos acima, a sincronização vertical é muito inferior a G-Sync porque causará muito atraso de entrada inútil. Se você pode usar G-Sync no seu monitor, certifique-se Sincronização vertical não é uma opção.

Certificando-se de que o G-Sync tem prioridade

Agora, se você seguiu o guia acima, seu G-Sync deve estar no lugar. Alguns jogos têm recursos integrados que dificultam o G-Sync limitando a taxa de atualização a um nível inferior ao que seu monitor pode suportar.

Como regra geral, você deseja ter certeza de que cada jogo que você joga está definido para a taxa de atualização máxima que seu monitor pode suportar. Se você tem um monitor de 144 Hz, as configurações dos jogos devem refletir exatamente isso.

Para começar, você deve se certificar de que seu Windows está realmente configurado para a taxa de atualização máxima suportada pelo seu monitor. Você pode fazer isso facilmente no Windows 10, acessando Configurações> Sistema> Tela> Configurações avançadas de tela e clicando em Propriedades do adaptador de vídeo . A partir daí, você deseja clicar no Monitor guia e selecione o máximo Taxa de atualização da tela da lista e clique Está bem .

Depois de garantir que o Windows saiba qual taxa de atualização usar, é hora de ajustar seus jogos para fazer o mesmo. Inicie o jogo que deseja jogar com o G-Sync habilitado e vá para o gráfico Configurações. A primeira coisa que você quer fazer é ter certeza Sincronização vertical está desabilitado. Já habilitamos o G-Sync no aplicativo Nvidia.

Além disso, alguns jogos têm um Limite de FPS opção. Se você vir uma configuração como essa ativada, certifique-se de desativá-la imediatamente. Além disso, essa configuração também pode ser encontrada com o nome de Limitador de taxa de quadros .

Conclusão

Agora você deve ter um monitor G-Sync totalmente funcional. Se você não vir tela quebrada, significa que está funcionando corretamente. No entanto, se você encontrar quedas inesperadas da taxa de quadros, certifique-se de fazer algumas investigações. Comece verificando o menu de configuração embutido do jogo e certifique-se de que V-Sync e FPS Limiter não estejam habilitados. Com isso dito, relaxe e aproveite suas sessões de jogo sem lágrimas.

4 minutos lidos