Correção: Incapaz de corrigir problemas ‘Você reteve pacotes quebrados’

Você pode descobrir que, ao tentar instalar um pacote no Linux, encontra uma linha temida que diz E: Incapaz de corrigir os problemas, você manteve pacotes corrompidos. A instalação então se recusa a progredir além deste ponto. Você pode encontrar isso em qualquer distribuição Linux que usa apt-get para gerenciar pacotes, o que inclui o Debian, bem como os vários spin-offs do Linux Mint e Ubuntu.

É causado por dependências quebradas, que são um efeito colateral de ter pacotes instalados que dependem de outros pacotes que não estão instalados. Quando o apt-get vai instalar algo, ele percebe que não tem acesso a algo de que precisa e, portanto, não pode continuar. Alguns truques básicos de linha de comando, bem como uma ferramenta gráfica, podem consertar tudo rapidamente.

Método 1: Usando dpkg –configure para corrigir pacotes quebrados retidos

Enquanto trabalhava no terminal, tentando executar sudo dpkg –configure -a para iniciar um processo de atualização automática que procura por quaisquer dependências quebradas em seu sistema causadas por pacotes que não estão instalados. Esta ferramenta deve instalar automaticamente qualquer pacote que pareça estar faltando, sem a intervenção do usuário, embora se você for solicitado a instalar algo, deve pressionar a tecla y para responder ao prompt.

Se ele não encontrar pacotes quebrados, você não verá nenhuma saída. Executamos isso em uma máquina de teste limpa executando o Xubuntu, então não encontrou nenhum erro, mas se você está recebendo problemas de “Não é possível corrigir problemas, você tem pacotes quebrados retidos”, então pode encontrar vários pacotes que você precisa instalar . Depois de executá-lo, tente sudo apt-get install -f na linha de comando.

Este programa irá percorrer e construir uma lista de dependências e então ler as informações de estado. Se você receber uma mensagem informando que havia “0 atualizados, 0 recém-instalados, 0 para remover e 0 não atualizados” pacotes, então você estava trabalhando sem dependências quebradas ou o comando anterior corrigiu tudo. Neste ponto, você pode executar sudo apt-get clean && sudo apt-get update Seguido por sudo apt-get upgrade para atualizar cada pacote em seu sistema. Isso pode demorar um pouco, dependendo de quanto tempo seu sistema teve esses problemas de pacote.

Método 2: Usando o Comando dist-upgrade

Se você receber uma mensagem dizendo que 'alguns pacotes foram retidos', então você não pôde completar com sucesso o comando anterior, então você deve executar sudo apt-get dist-upgrade para instalar o restante desses pacotes. Além de executar a função de atualização regular, a opção dist-upgrade lida com dependências alteradas com versões mais novas de pacotes. Visto que o apt-get tem um sistema de conflito especial, ele geralmente tenta atualizar os pacotes mais importantes ao custo de não fazer nada para aqueles menos vitais para o seu sistema. Usar este comando força até mesmo aqueles a atualizar.

Dito isto, se não houver nenhum pacote quebrado detectado, você acabará com uma terceira mensagem sobre não haver nada atualizado e nada instalado recentemente. Se for esse o caso, você pode tentar sudo apt-get upgrade novamente para que, se houver alguma alteração, a sub-rotina de atualização automática seja executada. Por outro lado, se você souber o nome específico do pacote de que precisa, poderá instalá-lo manualmente.

Por exemplo, suponha que o componente de tempo de execução GNUStep fosse o que faltava, já que você queria usar síntese de voz. Você pode simplesmente digitar sudo apt-get install gnustep-gui-runtime para instalar este pacote vital. Lembre-se de que este é apenas um exemplo e você pode substituir gnustep-gui-runtime pelo nome de qualquer pacote que precise instalar. Distribuições modernas baseadas no padrão apt-get têm vários milhares de pacotes, mas contanto que você saiba o nome daquele que está procurando, isso o obrigará a instalar.

Método 3: consertar pacotes quebrados com o Synaptic

Se você tem o gerenciador de pacotes gráfico Synaptic, então você também pode usar esta ferramenta para consertar qualquer pacote quebrado que você possa ter. Abra o programa e selecione o menu suspenso Editar da lista de opções. Você deve ter uma opção “Reparar Pacotes Quebrados” neste menu, então selecione-o se tiver. Não demorará muito para ser executado se não houver muitos pacotes quebrados, mas pode encontrar uma série de erros que retardariam a execução.

Assim que terminar de passar por tudo, você notará as palavras 'Problemas de dependência corrigidos com êxito' na linha de status inferior.

Agora você pode atualizar e instalar pacotes normalmente. A maioria dos usuários só fará as coisas dessa maneira se já estiverem trabalhando no Synaptic, mas está lá sempre que você precisar. Depois de executado, você pode fechar o Synaptic e trabalhar no prompt de comando novamente ou continuar fazendo alterações aqui.