CORREÇÃO: SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION (dxgkrnl.sys)

dxgkrnl.sys é o arquivo de kernel gráfico DirectX da Microsoft. Funciona com os drivers da sua placa gráfica e, como tal, não deve ser modificado de forma alguma.

Obtendo um BSOD com esta mensagem, SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION (dxgkrnl.sys) indica que a placa gráfica e seus drivers apresentaram mau funcionamento de alguma forma. No entanto, é um problema de software e fácil de resolver. Os usuários vulneráveis ​​incluem, mas não estão limitados a, pessoas que usam várias GPUs em SLI, bem como pessoas que usam o Nvidia Surround para trabalhar em vários monitores. Geralmente aparece com usuários do Windows 10, mas os usuários de versões anteriores do Windows não são excluídos.

dxgkrnl

Existem algumas coisas que você pode fazer para resolver esse problema e todas elas são bastante fáceis de seguir. Você pode querer ler todos eles, visto que se referem a diferentes grupos de usuários, então você deve ver qual deles se encaixa primeiro e aplicar o método apropriado.

Método 1: desabilitar SLI

Embora isso seja mais uma solução alternativa do que um método, se você estiver na versão 353.62 da Nvidia e usar mais de uma placa de vídeo, esta é a única solução até agora. Desativar o SLI fará com que você sofra um impacto no desempenho ao trabalhar com aplicativos gráficos intensos ou jogos, mas é a única solução para esta versão dos drivers da Nvidia.

Para desativar o SLI, você precisará abrir Painel de controle Nvidia, de clicando com o botão direito na sua área de trabalho e selecionando-o no menu suspenso. À esquerda, você verá um painel de navegação. Expandir o Configurações 3D opção e escolha Defina a configuração SLI e PhysX. Dentro deste menu, em Configuração SLI, você deveria escolher Desative o SLI. Feche o Painel de Controle da Nvidia clicando em Aplique , então Está bem mais tarde.

Este método é para usuários que por algum motivo não podem ou não querem atualizar para drivers mais novos para suas GPUs. Este em particular é conhecido por causar um BSOD, especialmente com o Windows 10. Você pode usar o método para evitar BSODs até encontrar uma correção mais permanente, como um driver mais recente.

Método 2: Desativar Nvidia Surround

Surround é a tecnologia da Nvidia para pessoas que desejam executar mais de um monitor por vez, e oferece opções de jogos envolventes que podem realmente aprimorar sua experiência. No entanto, ele é conhecido por causar problemas com o Windows 10 e desativá-lo pode impedir o aparecimento dos temidos BSODs.

Para desativá-lo, clique direito na sua área de trabalho e abra Painel de controle da Nvidia. Novamente, no painel de navegação à sua esquerda, expandir Configurações 3D e clique em Configure Surround, PhysX. Debaixo Configuração surround, você deveria desmarcar Span exibe com surround . Agora você pode fechar o Painel de Controle da Nvidia clicando em Aplique , então Está bem .

Método 3: desinstale os drivers da Nvidia e deixe o Windows instalar os seus próprios

Visto que isso é afinal um problema de driver, mais uma solução possível é desinstalar os drivers que você instalou e deixar o Windows instalar os seus próprios. O Windows encontrará drivers compatíveis que não devem estar causando problemas com o seu computador, e você poderá usá-los sem se preocupar depois. As etapas para fazer isso são bastante fáceis.

Abra o Começar menu e procure por Gerenciador de Dispositivos. Abra o resultado e você verá uma lista de dispositivos conectados ao seu computador. Expandir Drivers de exibição e dentro você encontrará os drivers da sua placa gráfica. Clique com o botão direito e escolha Desinstalar. Deixe o assistente de desinstalação fazer seu trabalho, seguindo as etapas, e reinicie o sistema. Ao reiniciar, você pode usar atualização do Windows para baixar os drivers mais recentes. Tipo atualização do Windows no Começar menu e abra o resultado. Clique em Verifique se há atualizações e o Windows deve ver que nenhum driver está instalado atualmente para sua placa gráfica, o que fará com que ela procure os apropriados na Internet. Deixe-o baixar e instalá-los, e reiniciar seu sistema novamente.

Como o Windows instalou drivers para sua placa gráfica, o sistema deve estar instalado e funcionando como antes dos erros. Este é um método que funciona para vários problemas de driver de GPU e está provado que funciona para este também.

o dxgkrnl.sys O erro é conhecido tanto pela Nvidia quanto pela Microsoft. No entanto, se você preferir evitar esperar que eles encontrem uma solução para o problema, você pode seguir as etapas mencionadas e consertar seu dispositivo sozinho, para que possa continuar a usá-lo sem temer uma tela azul da morte.

Método 4: analisar arquivos DMP

Se os métodos acima não resolverem o problema para você, clique em ( aqui ) para ver o guia WinDBG para que você mesmo possa analisar os arquivos BSOD Dump.