Correção: o recurso solicitado está em uso



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Instalar e desinstalar programas no sistema operacional Windows pode às vezes parecer mais difícil do que deveria. O processo usual é bastante simples. Você abre o aplicativo Configurações ou vá para Painel de Controle >> Programas e Recursos e pode acessar facilmente os programas e aplicativos que deseja desinstalar. No entanto, certos problemas podem ocorrer se o assistente de desinstalação do programa começar a se comportar mal ou se simplesmente não estiver incluído no programa. Por outro lado, existem alguns aplicativos maliciosos que o impedem de desinstalar determinados programas e você deve se livrar deles o mais rápido possível.



Erro “O recurso solicitado está em uso”

Este famoso problema é normalmente causado por um rootkit malicioso com o nome de SmartService. Os rootkits são geralmente mais difíceis de lidar do que vírus e worms, porque operam silenciosamente e fazem mudanças sutis no sistema operacional e impedem que outros programas sejam excluídos ou descobertos.



Dito isso, os usuários terão problemas se tentarem desinstalar algum software de terceiros, pois o SmartService bloqueia a execução de muitas assinaturas digitais. Os processos e programas bloqueados são programas de segurança, como firewalls e software antivírus, que impossibilitam a verificação do PC. Além disso, o rootkit SmartService impede que certos processos sejam encerrados; os processos maliciosos que mantêm o software malicioso em execução. Vamos ver como você pode lidar com esse problema específico.



Solução 1: Malwarebytes Anti-Rootkit

Malwarebytes geralmente produz ferramentas de segurança gratuitas que podem definitivamente ajudá-lo a manter seu PC protegido. Esta ferramenta Anti-Rootkit em particular foi projetada para se livrar de rootkits como este e muitas pessoas relataram que este software realmente conseguiu se livrar do problema.

  1. Baixe a ferramenta Malwarebytes Anti-Rootkit aqui .
  2. Feche tudo que você pode fechar no seu computador e abra o arquivo que você acabou de baixar.
  3. Instale o MBAR em um local conveniente e abra-o após o término da instalação.
  4. Atualize o banco de dados e clique em Verificar com todos os alvos de verificação sendo verificados.
  5. Após a conclusão da varredura, mantenha o Criar ponto de restauração opção marcada e clique em Limpar.
  6. Seu computador será reiniciado, portanto, verifique se o mesmo problema persiste ao tentar abrir o software antivírus.



Se algo interferir com a instalação, abertura ou processo de remoção de malware do MBAR, você precisará usar uma ferramenta chamada Rkill, que o ajudará a encerrar os processos que estão causando o problema para que você possa removê-los imediatamente.

  1. Baixe Rkill de aqui .
  2. Depois de baixá-lo, localize-o na pasta Downloads e renomeie-o para “enganar” o rootkit.
  3. Execute-o e espere até que o processo termine. NÃO reinicie seu computador agora. Basta executar a ferramenta MBAR novamente e se livrar desse malware.

Solução 2: varreduras de segurança adicionais

Se o Malwarebytes Anti-Rootkit não foi capaz de se livrar do rootkit ou se você deseja executar algumas varreduras adicionais, existem várias ferramentas de alta qualidade que você pode usar.

  1. Baixe Zemana AntiMalware de aqui .
  2. Renomeie o arquivo que você acabou de baixar para outro nome.
  3. Execute a instalação e escolha a pasta em que deseja instalar o Zemana.
  4. O aplicativo deve ser executado automaticamente, mas se não for, abra a pasta onde você escolheu instalar o Zemana, renomeie o arquivo ZAM.exe para outra coisa e clique duas vezes nele.
  5. Faça uma varredura em seu computador com uma opção de varredura profunda.

Outra ótima ferramenta a ser usada é o Malwarebytes Anti-Malware (MBAM).

  1. Baixe aqui .
  2. Execute o arquivo que você acabou de baixar e instale a ferramenta no seu PC.
  3. Inicie o software.
  4. Localize Configurações no lado esquerdo da tela e vá para a guia Proteção.
  5. Ative a opção Verificar rootkits para localizar esse malware.
  6. Faça uma varredura em seu computador com uma varredura de ameaças.

Solução 3: Kaspersky Rescue Disk

Como o rootkit SmartService impede a execução de todas as ferramentas de segurança, ele pode impedir a execução de certas ferramentas de remoção de rootkit ou verificador antivírus mesmo depois de renomeá-los. Por exemplo, alguns usuários relataram que estavam incapaz de executar o Malwarebytes em seus computadores quando foram infectados com SmartService. No entanto, você pode executar uma ferramenta antivírus inicializável que será inicializada sem executar o Windows. Uma boa opção gratuita é o Kaspersky Rescue Disk.

  1. Baixe o Kaspersky Rescue Disk aqui .
  2. Grave a ferramenta em um CD ou DVD. Se você já possui o Kaspersky Anti-Virus ou o Kaspersky Internet Security, poderá gravar essa ferramenta em um DVD usando a interface do aplicativo. Se você não possui esses programas, pode usar qualquer gravador de imagem ou disco com o qual está familiarizado. Use uma configuração de baixa velocidade para evitar a ocorrência de erros.
  3. Carregue o menu do BIOS pressionando a tecla indicada ao inicializar o computador. Geralmente é F8 ou F11.
  4. Depois de abrir as configurações do BIOS, vá para a guia Inicializar e selecione inicializar de uma unidade removível.

  1. Insira o seu CD ou DVD com o Kaspersky Rescue Disk gravado nele.
  2. Reinicie o seu PC e a tela inicial do Kaspersky deve carregar com uma mensagem solicitando que você pressione qualquer tecla. Pressione qualquer coisa nos primeiros 10 segundos ou o Windows irá inicializar.

  1. Selecione seu idioma usando as setas do teclado e Enter e leia o contrato de licença. Pressione 1 para continuar, 2 para reiniciar ou 3 para desligar o computador.
  2. Escolha o modo gráfico do Kaspersky Rescue Disk, que é o mais fácil de usar.
  3. Atualize os bancos de dados de vírus visitando Minha central de atualizações >> Iniciar atualização.
  4. Inicie o processo de verificação clicando na guia Verificação de objetos, verificando tudo na lista abaixo e clicando em Iniciar verificação de objetos.

Existem três opções para cada arquivo malicioso que o software detecta:

  • Desinfetar - Limpa o arquivo e não o remove, deixando-o seguro para uso.
  • Quarentena - Marca o arquivo como malicioso e evita que seja usado. Ele pode ser restaurado mais tarde.
  • Excluir - exclui o arquivo completamente e o remove do PC.

Recomendamos que você coloque em quarentena ou exclua os arquivos maliciosos.

4 minutos lidos