O código-fonte das primeiras versões do sistema operacional Windows vaza online, possivelmente ameaçando o Windows 10, mas a Microsoft ainda está silenciosa?

janelas / O código-fonte das primeiras versões do sistema operacional Windows vaza online, possivelmente ameaçando o Windows 10, mas a Microsoft ainda está silenciosa? 2 minutos lidos

O Windows decide reorganizar



O código-fonte do Windows XP, Windows Server 2003 e outros sistemas operacionais antigos da Microsoft vazou online. Embora não haja confirmação oficial sobre a autenticidade e precisão do suposto código-fonte, os sistemas operacionais mais recentes da Microsoft podem estar em perigo de exploração. A Microsoft ainda não ofereceu nenhum esclarecimento sobre o suposto vazamento.

A Microsoft parece ter sido vítima de um vazamento massivo em relação ao seu sistema operacional Windows. Uma grande coleção de arquivos surgiu online, que parece ser o código-fonte do popular, mas antigo sistema operacional Microsoft Windows. Embora bastante obsoletos, esses arquivos podem permitir que hackers planejem explorações e ataques direcionados a novas versões do sistema operacional Windows, como o Windows 10.



Especialistas confirmam que o código-fonte antigo do sistema operacional Windows vazou online?

A Microsoft não reconheceu oficialmente o vazamento massivo, mas vários especialistas que afirmam ter analisado os arquivos, insistem que os arquivos são legítimos. Isso indica fortemente que o código-fonte do Windows XP, Windows Server 2003 e outros sistemas operacionais da Microsoft realmente vazou online. As fontes do sistema operacional vazaram online como um arquivo torrent de 42,9 GB no 4chan, um quadro de mensagens online.



O conteúdo do arquivo torrent aparentemente inclui código-fonte para vários dos sistemas operacionais mais antigos da Microsoft, como Windows 2000, Embedded (CE 3, CE 4, CE 5, CE, 7), Windows NT (3.5 e 4), XP e Server 2003. Curiosamente, a pasta torrent também continha o código-fonte do primeiro sistema operacional Xbox, MS-DOS (3.30 e 6), e o código-fonte de vários componentes do Windows 10. A lista de conteúdos que fazem parte deste enorme vazamento é a seguinte.



  • Windows XP
  • Windows Server 2003
  • MS DOS 3.30
  • MS DOS 6.0
  • Windows 2000
  • Windows CE 3
  • Windows CE 4
  • Windows CE 5
  • Windows Embedded 7
  • Windows Embedded CE
  • Windows NT 3.5
  • Windows NT 4

O vazamento do código-fonte não é novo, mas sim uma coleção de vazamentos anteriores e, portanto, os usuários do sistema operacional Windows 10 não correm risco?

Especialistas que analisaram o vazamento observaram que vários dos arquivos e pastas dentro do enorme arquivo torrent de 43 GB, na verdade, vazaram anos antes. Eles afirmam que o novo vazamento pode ser apenas uma coleção abrangente de arquivos e pastas antigos que foram acumulados e trocados em particular por corretores de dados que negociam com essas mercadorias.

https://twitter.com/riksucks/status/1309254650877546499

É interessante notar que o código-fonte de tais sistemas operacionais nunca foi totalmente privado. Especialistas indicam que o código-fonte era meramente proprietário. Em outras palavras, o código-fonte de vários sistemas operacionais Windows estava disponível fora dos cofres de dados seguros da Microsoft. Na verdade, a Microsoft concedeu acesso ao código-fonte de seus sistemas operacionais a alguns governos em todo o mundo.

o acesso especial ao código-fonte dos sistemas operacionais é concedido para algumas finalidades específicas, como conduzir auditorias de segurança e garantir que os sistemas operacionais sejam de fato confiáveis. O acesso ao código-fonte também é concedido a equipes acadêmicas para fins de pesquisa científica. A propósito, os especialistas presumem que o vazamento pode ter ocorrido na academia.

Os arquivos podem ser autênticos, mas podem não ser abrangentes e certamente não estão na ordem e natureza que a Microsoft utiliza. No entanto, existe uma possibilidade remota de que a Microsoft possa ter continuado a usar algum código do Windows XP dentro do Windows 10. Mas os hackers teriam que cavar fundo e encontrar uma conexão dentro do Windows 10. Mas, como o código-fonte do Windows 10 ainda é seguro, os hackers podem não ter sucesso com essa abordagem.

O único perigo verdadeiro é para os usuários do Windows XP e Windows 2003 Server. No entanto, os usuários desses sistemas operacionais obsoletos e arcaicos estão em perigo desde que a Microsoft parou de oferecer suporte a esses sistemas operacionais.

Tag Microsoft janelas