Windows 10 WSL2 agora pode executar Kali Linux com interface gráfica de usuário nativa completa Win-KeX disponível na Microsoft Store

Microsoft / Windows 10 WSL2 agora pode executar Kali Linux com interface gráfica de usuário nativa completa Win-KeX disponível na Microsoft Store 2 minutos lidos

Microsoft credita VentureBeat



Kali Linux, amplamente preferido por seu desempenho e outras funcionalidades relacionadas à segurança, recebeu a capacidade de ser executado com uma interface gráfica de usuário (GUI) completa no Windows 10. A GUI Win-KeX agora está disponível gratuitamente na Microsoft Store. Os usuários do Windows 10 e do Linux que precisam da base do sistema operacional Windows podem baixar e instalar a GUI e operar o Kali Linux.

Windows 10 tem Subsistema Windows para Linux 2 (WSL2) que pode suportar distribuições Linux inteiras com desempenho semelhante ao nativo. A Microsoft Store já tem várias distros populares do Linux disponíveis para download e uso. Kali Linux é uma das distribuições Linux disponíveis. Agora Kali Linux recebeu um pacote chamado ‘Win-Kex’ na Microsoft Store. O sistema basicamente gera um cliente Windows VNC conectado a um ambiente de desktop gráfico Xfce em execução no WSL.



Kali Linux obtém sistema de desktop GUI completo Win-KeX no subsistema do Windows para Linux (WSL2):

A equipe Kali Linux agora utiliza o avançado e poderoso Subsistema Windows para Linux 2 (WSL2) gerando um ambiente de área de trabalho gráfico que é mostrado diretamente no Windows. O Win-KeX é um sistema GUI completo para Kali Linux e, essencialmente, permite a operação suave da distro Linux de dentro de um ambiente virtual no Windows 10.



Com o subsistema Windows para Linux (WSL2), os usuários do Windows 10 podem executar aplicativos Linux em seus PCs. A versão anterior era bastante limitada em funcionalidade. o primeira versão do subsistema Windows para Linux utilizou um kernel compatível com Linux que traduziu chamadas de sistema Linux em chamadas de sistema que poderiam ser executadas pelo kernel do Windows. No entanto, o WSL2 é um kernel Linux real que roda sobre Arquitetura de virtualização Hyper-V da Microsoft .



Além de fornecer compatibilidade nativa e benefícios de desempenho, o WSL2 permite que os usuários iniciem executáveis ​​do Windows diretamente de uma distribuição WSL Linux instalada. Desnecessário acrescentar que este é um dos níveis mais altos de operação para dois sistemas operacionais completamente diferentes.



Kali Linux criou um pacote chamado ‘Win-Kex’ que essencialmente gera um cliente Windows VNC inteiro conectado a um ambiente de desktop gráfico Xfce executado dentro de WSL.

Como os usuários do Kali Linux podem obter o novo ambiente Win-KeX no Windows 10?

A GUI Win-KeX fornecida pelos desenvolvedores do Kali Linux é exibida em uma janela no Windows 10 e oferece aos usuários uma segunda interface de desktop completa. o O sistema GUI está disponível como um aplicativo na Microsoft Store . Após o download do software, a interface de usuário do Win-KeX ainda precisa ser instalada manualmente.

Depois que os usuários do sistema operacional Windows 10 baixarem o Kali Linux, bem como o sistema Win-KeX GUI, dois comandos “ atualização apt sudo ”E“ sudo apt dist-upgrade ”Deve primeiro ser inserido na linha de comando. Em seguida, o usuário deve executar a instrução “ atualização apt sudo ”E“ sudo apt install -y kali-win-kex “. O ambiente de trabalho pode ser aberto com a ajuda do “ biscoitos ”Comando. Assim que a versão mais recente do Linux Distro e as atualizações mais recentes forem instaladas, execute o comando “ sudo apt install -y kali-linux-default ”Para instalar todas as ferramentas Kali Linux.

Depois de concluir as etapas acima, os usuários do Windows 10 OS receberão um novo comando ‘kex’ que podem usar para acessar a área de trabalho Kali Linux GUI. No back-end, Win-Kex inicia um VNCServer com o ambiente de desktop Xfce dentro da instância WSL do Kali Linux. Em seguida, ele inicia o cliente TigerVNC Windows e passa automaticamente os comandos para se conectar ao servidor VNC.

Tag linux Microsoft janelas