O que é vssvc.exe e por que está em execução?

No Windows, se você verificar o gerenciador de tarefas em intervalos diferentes, poderá notar um processo “ vssvc.exe ”Funcionando com uma boa quantidade de CPU ou uso de disco rígido. Ao mover o ponteiro do mouse sobre o processo, ele exibe “ Serviço de cópia de sombra de volume do Windows ”.

Este processo nem sempre está em execução e é acionado por eventos predefinidos para fazer uma cópia do seu disco rígido dependendo do número de discos conectados ao seu computador. De acordo com a Microsoft:

VSS é um conjunto de interfaces COM que implementa uma estrutura para permitir que backups de volume sejam executados enquanto os aplicativos em um sistema continuam a gravar em volumes.

Para falar de forma simples, este serviço mantém constantemente o backup de seus dados, mesmo se você estiver usando o disco rígido.

Qual é a diferença entre o backup do disco rígido e a imagem do disco rígido?

Muitos de vocês que estão lendo este artigo podem ter uma boa ideia do que é um backup. Fazemos backups regulares de nossos dados (arquivos, fotos, vídeos, documentos, etc.) usando diversos utilitários com a intenção de criar e reter as cópias mais recentes possíveis de arquivos e pastas importantes. O backup do disco rígido está diretamente associado ao backup de arquivos e dados presentes em seu computador.

Por outro lado, criamos um imagem da unidade do seu sistema (ou outro disco rígido) para que possamos usá-lo no caso de um sistema operacional corrompido. Mas por que esse serviço é implementado? Pense em um cenário em que seu sistema operacional travou e, junto com ele, você deve configurar e instalar todos os outros aplicativos que estava usando em seu computador. Levará dias e até semanas para que o PC volte ao estado em que travou.

Além disso, você teria até problemas para inserir todas as chaves de licença e o incômodo de baixar todo o software novamente. Agora, se você tiver uma imagem do seu disco rígido, só inicializaria usando a imagem e restauraria a unidade do sistema de volta ao estado em que foi criada pela última vez. Portanto, imagem de disco é mais sobre como fazer backup dos arquivos do sistema do que dos dados do usuário.

Para resumir, se você fizer backup de seus dados, estará criando uma imagem deles (fotos, vídeos, documentos etc.). Quando você restaura seus dados, isso significa que você irá recuperar todos os itens que foram salvos nos dados de backup. Se você criar uma imagem do sistema, estará armazenando todas as suas configurações de usuário, programas instalados, os valores do registro, etc. Quando você restaura a imagem, significa que você irá recuperar o último estado do sistema quando a imagem foi criada.

Qual é a mecânica do Volume Shadow Copy no Windows?

Ao abrir as propriedades de uma pasta, você pode notar uma guia 'Versões anteriores'. Você pode ter usado essa opção no passado para restaurar as configurações da pasta ou até mesmo restaurar o conteúdo presente dentro dela. Da mesma forma, você deve ter ouvido falar da Restauração do sistema, que é usada para restaurar seu computador a um estado anterior. Obviamente, algumas configurações serão perdidas após a criação de um ponto de restauração recente no computador.

O serviço VSS também é usado por programas de terceiros. Por conta própria, o serviço VSS só é iniciado por alguns gatilhos predefinidos para criar uma imagem da unidade do sistema e também de outras unidades presentes em seu sistema. Se todas as suas unidades forem do mesmo tipo, ou seja, NTFS, o serviço fará um único instantâneo. Se forem de modelos ou tipos diferentes, vários instantâneos diferentes serão obtidos. Eles são armazenados em um local protegido em seu sistema com um arquivo de cabeçalho que consiste no registro de data e hora e na ID exclusiva atribuída a ele.

Como o VSS cria um instantâneo?

Existem três funções importantes que o VSS usa para produzir um instantâneo.

Congelar: Por um momento, o disco rígido do qual está sendo feito o backup entra no estado somente leitura. Isso é feito para que nada possa ser gravado enquanto o backup estiver em andamento.

Snap: A imagem da unidade é criada com os parâmetros necessários para reconstruir o snap no futuro.

Descongelar: O disco rígido é liberado para que os dados possam ser gravados nele novamente. Mas como o VSS indica que você pode continuar usando o disco rígido enquanto o backup está sendo produzido, os dados podem ser armazenados em algum buffer até que a unidade esteja pronta para ser gravada novamente.

Todo o processo é muito rápido e leva apenas um minuto de acordo com a Microsoft.

Quais são os principais recursos do VSS?

O serviço de cópia de sombra de volume no Windows tem dois recursos principais:

1. isto opera lado a lado com os aplicativos existentes e não interfere neles ao criar uma imagem de backup.
  2. Fornece um FOGO (Interface de programação de aplicativo) para programas de terceiros para criar uma imagem e restaurar um volume, se necessário, a partir de instantâneos salvos no passado.

Isso significa que muitos programas de terceiros usam esse serviço para criar imagens de discos rígidos e o empregam prontamente em sua operação.

O veredicto: você deve desativar o VSS?

A resposta é não . De acordo com declarações oficiais e monitoramento em tempo real, parece que o VSS não consome tanta CPU e é de fato benéfico para o usuário final. Ele faz o backup da unidade do sistema e é uma tábua de salvação se algo der errado com o seu PC. Desativar o VSS também significa que você estará removendo a funcionalidade de alguns aplicativos para restaurar seus dados de um ponto de restauração anterior, se algo inesperado ocorrer.