O que é: CTF Loader ‘ctfmon.exe’

Se você estava tendo um desempenho lento do sistema e verificou o gerenciador de tarefas ou simplesmente viu um processo chamado ctfmon.exe em execução no gerenciador de tarefas, você deve estar se perguntando o que é esse processo. O ctfmon.exe pode aparecer e desaparecer do gerenciador de tarefas. Para algumas pessoas, isso pode não causar problemas de desempenho, mas elas podem simplesmente estar curiosas para saber se o processo é legítimo ou um vírus / malware. Mesmo se o processo não estiver usando muitos recursos, não saber qual aplicativo está iniciando o processo pode ser problemático para muitos usuários.

O arquivo ctfmon.exe está relacionado ao carregador CTF (Collaborative Translation Framework). Este é um serviço usado para fornecer suporte de texto para escrita à mão e reconhecimento de fala. Este arquivo é responsável por ativar a barra de idiomas do Microsoft Office e o processador de entrada de texto de entrada alternativa do usuário. Portanto, este arquivo é um arquivo legítimo que deve ser executado sempre que necessário. No entanto, se o arquivo continuar aparecendo no gerenciador de tarefas e usar muitos recursos, pode ser um sinalizador vermelho. Existem dois casos aqui. A primeira é que há um aplicativo em execução que inicia o ctfmon.exe, mas você não tem certeza sobre o aplicativo que está usando o CTF Loader. Por exemplo, se você estiver usando o modo de escrita manual no Windows, é normal ver o ctfmon.exe no gerenciador de tarefas. O segundo caso é que você tem certeza de que não está usando um aplicativo que possa iniciar o ctfmon.exe. Nesse caso, você deve ter cuidado, especialmente se o ctfmon.exe estiver usando muitos recursos.

Existem algumas maneiras de controlar o ctfmon.exe. Continue passando por cada método listado abaixo até que o problema seja resolvido.

Dica

• Se você estiver vendo continuamente um erro do Carregador de CTF ou declínio extremo de desempenho por causa do ctfmon.exe, especialmente depois de atualizar o Windows, sua solução será reverter para a versão mais antiga do Windows. Existem atualizações do Windows que são conhecidas por causar esse problema com o Carregador CTF. Uma maneira simples de voltar à versão anterior é pressionar Chave do Windows > Configurações > Atualização e segurança > Recuperação > Clique Iniciar na seção Voltar para a versão anterior do Windows 10
  • Verifique a localização C: Windows System32 ou C: Windows SysWOW64. Você deve conseguir encontrar o arquivo executável legítimo em qualquer um desses locais, dependendo de ter a versão de 32 ou 64 bits. Aguarde Chave do Windows e pressione É > Segure Chave do Windows e pressione F > Tipo Exe na barra de pesquisa e pressione Entrar . Excluir todos os arquivos ctfmon.exe que você encontrar em locais diferentes dos mencionados acima e verifique o computador.

Método 1: Desativar teclado de toque e painel de escrita à mão

A solução mais comum para esse problema é simplesmente desativar o serviço do teclado de toque e do painel de manuscrito. Se tiver certeza de que não precisa deste serviço ou se ele estiver usando muitos recursos, você pode desativá-lo.

1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo services.msc e pressione Entrar

1. Localize e clique duas vezes em um serviço chamado Teclado de toque e painel de escrita à mão

1. Selecione Desativado no menu suspenso em Tipo de inicialização seção

1. Clique Aplique então selecione Está bem

É isso aí. Ele não deve funcionar continuamente e consumir os recursos do seu computador.

Nota: Se você tiver qualquer dificuldade em usar os aplicativos ou começar a ver erros relacionados ao CTF Loader, poderá sempre ativar o serviço. Basta seguir as etapas fornecidas acima e selecionar Ativado na etapa 4.

Nota: Existe um efeito colateral de desativar este serviço. Você pode ver que o comportamento “digite para pesquisar” ao pressionar a tecla Windows não funciona depois que você desativa o serviço. Nesse caso, ative o serviço e tente o método 2.

Método 2: usar o Agendador de tarefas

Você pode usar o Agendador de tarefas para controlar quando o ctfmon.exe é iniciado sem a necessidade de desativar nenhum serviço ou excluir qualquer arquivo. Se o método 1 apresentou alguns erros para você ou se você não se sente confortável em desativar um serviço, isso deve funcionar para você.

1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo taskschd.msc e pressione Entrar

1. Duplo click Biblioteca do Agendador de Tarefas do painel esquerdo
  2. Duplo click Microsoft do painel esquerdo
  3. Duplo click janelas do painel esquerdo

1. Selecione TextServicesFramework do painel esquerdo
  2. Clique com o botão direito MsCtfMonitor e selecione Desabilitar (ou qualquer outro gatilho de sua escolha)

Isso deve fazer o trabalho. Agora você não verá o Carregador de CTF no Gerenciador de Tarefas.

Método 3: analise o seu computador

Isso deve ser feito sem dizer, mas você deve verificar o seu computador nesta situação. Mesmo se você seguiu as instruções nos métodos fornecidos acima, é aconselhável realizar uma verificação completa do sistema apenas para estar no lado seguro. O pior que pode acontecer é você perder algumas horas do seu dia.

Portanto, baixe um antivírus e ferramentas de detecção de malware de sua escolha e execute uma verificação completa do sistema. Se você não tiver certeza, recomendamos o Malwarebytes.

1. Clique aqui para baixar o Malwarebytes para Windows.
  2. Uma vez baixado, execute o Malwarebytes e verifique seu sistema.

Uma vez feito isso, seu sistema deve estar livre de qualquer malware.