RESOLVIDO: Bug “Incapaz de inicializar a camada de auditoria: permissão negada” em libvirt-bin após atualizar o Ubuntu Server 14.04 para o Ubuntu Server 16.04



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Hoje decidi ir em frente e atualizar um dos meus servidores do Ubuntu 14.04 para o 16.04. Não é recomendado fazer isso em um servidor de produção, pois há muitos problemas que podem dar errado. As práticas recomendadas sempre indicam que ativar outro servidor como substituto ou temporário é o caminho mais seguro. Dito isso, quem não gosta de tentar coisas que não deveriam ser feitas.



A atualização correu muito bem, com uma exceção gritante, libvirt-bin não pôde ser atualizado corretamente. Aqui estão as etapas para corrigir a situação, bem como as etapas que não o fazem.



Incapaz de inicializar a camada de auditoria 1



O teste inicial foi corrigir o problema com sudo dpkg –configure -a, sem sorte. Eu também tentei usar o resolvedor automático aptitude, em seguida, limpar e reinstalar. Também sem sorte.

Para chegar à raiz do problema, em vez de tentar adivinhar tolamente, corri

Incapaz de inicializar a camada de auditoria 2



sudo journalctl -xe

Como mostrado acima, um bug no apparmor fez com que libvirt-bin não tivesse mais permissão para ser executado, pois não estava mais configurado (engraçado, eu poderia jurar que disse isso).

Aqui está como resolver o problema e a raiz do problema. Primeiro, precisamos limpar o cache do analisador do apparmor, já que ele possui os dados armazenados, impossibilitando a inicialização do libvirt-bin.

sudo apparmor_parser –purge-cache

Em seguida, removemos a regra que impede o libvirt-bin de iniciar.

Incapaz de inicializar a camada de auditoria 4

Em seguida, vamos em frente e substituí-lo.

Incapaz de inicializar a camada de auditoria 5

Finalmente, temos que dizer ao libvirt para reiniciar e tudo ficará bem.

sudo systemctl restart libvirt-bin

Para verificar o status de libvirt-bin digite o seguinte comando

status de libvirt-bin do serviço sudo

Isso irá gerar uma pequena verificação de estatísticas de libvirt-bin, mostrando que o processo descrito acima funcionou. Agora podemos rodar nossas máquinas virtuais novamente!

Incapaz de inicializar a camada de auditoria 3

Os outros erros que estou investigando atualmente, pós-atualização, bem como soluções que podem ser implementadas:

Falha ao iniciar LSB: Agente de Transporte de Correio exim. Este foi um erro de pós-correção, resolvido antes que a máquina fosse totalmente inicializada.

snd_hda_intel 0000: 00: 1f.3: falha ao adicionar o componente mestre i915_bpo (-19). Este é um erro da placa de som, pode ser corrigido atualizando o Alsa (não pretendo usar som fora do servidor, portanto, isso não afeta o desempenho).

Por último dev-disk-by x2duuid-E7A1 x2dCC4A.device: Dev dev-disk-by x2duuid-E7A1 x2dCC4A.device apareceu duas vezes com sysfs diferentes. Aparentemente, o backup da minha partição EFI foi completo o suficiente para registrá-lo como o mesmo UUID. A unidade NVMe (primária) tem um UUID de partição, no entanto, o RAID (backup) não. Para corrigir isso, deixarei a unidade primária sozinha e mudarei o UUID da unidade de backup usando uuidgen e então tune2fs / dev / sdx -U new -id-number-from-uuidgen.

2 minutos lidos