Rockstar aborda alegações de evasão fiscal, afirma que o programa de alívio fiscal ajudou a criar mais de 1.000 empregos

Jogos / Rockstar aborda alegações de evasão fiscal, afirma que o programa de alívio fiscal ajudou a criar mais de 1.000 empregos 1 minuto lido Rockstar North

Rockstar North



Depois de uma relatório publicado pelo think tank britânico Tax Watch, a editora Rockstar North foi criticada devido à sua alta redução de impostos. De acordo com as finanças do último ano fiscal, o estúdio alegadamente reivindicou £ 37,6 milhões sob o programa Video Games Tax Relief (VGTR). Esse número absurdamente alto levou muitos a acreditar que o desenvolvedor estava abusando de forma antiética do programa de redução de impostos. Respondendo às alegações, a Rockstar divulgou um comunicado, dizendo que o VGTR apoia “Quase um terço de toda a força de trabalho de desenvolvimento [do Reino Unido]” .

“O programa do Reino Unido para apoiar o crescimento de uma ampla gama de indústrias criativas por meio de redução de impostos é um sucesso comprovado,” um representante da Rockstar diz VG247 . “O programa resultou diretamente na Rockstar Games, aumentando significativamente seu investimento no Reino Unido, criando bem mais de 1.000 empregos altamente qualificados e de longo prazo em Londres, Lincoln, Yorkshire e Escócia.”



O relatório que inicialmente gerou polêmica observa que, apesar de a Rockstar ganhar mais de US $ 6 bilhões com a série Grand Theft Auto, o estúdio deixou de pagar o Imposto sobre Empresas no Reino Unido pelo quarto ano consecutivo. Além disso, das 345 reivindicações VGTR feitas no ano passado, as reivindicações da Rockstar foram responsáveis ​​por mais de 37% delas.



“Este investimento e o sucesso dos videogames britânicos apoiados pelo programa não só contribuem significativamente para a economia e as receitas fiscais do Reino Unido, mas também ajudam a solidificar a posição do Reino Unido na vanguarda do desenvolvimento de videogames no futuro.”



O programa de redução de impostos de videogames foi estabelecido no Reino Unido em 2014. Desde então, 1110 reivindicações de redução de impostos foram feitas com base no programa, das quais aproximadamente 25% foram apresentadas pela Rockstar. No total, o estúdio ganhou um total de £ 80 milhões em declarações de impostos desde o lançamento do VGTR.

A Rockstar, no entanto, defende essa afirmação, dizendo que o VGTR “Oferece um ótimo retorno do investimento para o contribuinte. Para cada £ 1 investido na indústria de jogos via VGTR, ele paga £ 4 em valor bruto adicionado à economia. ”

A especulação sugere que as declarações de impostos estão indo para o desenvolvimento do Grand Theft Auto 6, embora a Rockstar ainda não tenha feito comentários oficiais sobre isso.