Manutenção do PC: mantenha seu PC resfriado neste verão

Periféricos / Manutenção do PC: mantenha seu PC resfriado neste verão 4 minutos lidos

Muitas vezes nos pegamos falando que um PC feliz é aquele que permanece frio, e considerando quantas partes do mundo estão experimentando verões extremamente quentes, percebemos que é melhor falar sobre algumas maneiras de manter seu PC refrigerado. Afinal, não se trata apenas da CPU, mas do computador como um todo.



Lembre-se de que, embora possa parecer uma tarefa fácil, manter tudo funcionando perfeitamente e sem problemas. As coisas podem ficar um pouco complicadas se você não for cuidadoso com o processo e pode acabar cometendo erros também.

Às vezes, você vai ao mercado comprar o melhor cooler para processador apenas para perceber que não é suficiente e, nessas situações, precisamos fazer mais do que isso e começar a olhar algumas dicas adicionais.



Com este guia, você será capaz de reduzir a temperatura do seu computador até certo ponto, e isso também, sem ter problemas.



Resfriamento apropriado

Não importa o quão alto ou baixo é o seu PC. Se você quiser ter certeza de que tudo está funcionando como deveria, invista em um resfriamento adequado, porque isso será muito mais importante do que qualquer outra coisa que você possa encontrar.



Se você acha que seu processador está esquentando, certifique-se de escolher um bom cooler de CPU para que você não precise se preocupar com o aumento da temperatura sempre que houver uma tarefa intensa. Fique tranquilo, controlar a temperatura não é tão difícil, basta ter cuidado com o processo.

Além disso, também vamos aconselhá-lo a usar ventiladores que sejam bons para o fluxo de ar. Quando você está no mercado para comprar ventiladores, encontrará ventiladores otimizados para fluxo de ar, bem como ventiladores otimizados para fluxo de ar estático. Os últimos são os ventiladores que você usa para radiadores, enquanto os primeiros são os ventiladores que são feitos para empurrar e puxar o ar para fora do sistema.



Evite qualquer desordem

Um dos maiores erros que a maioria das pessoas comete quando se trata de PCs, em geral, é que eles colocam muita desordem, especialmente quando se trata de cabos. Embora não haja um efeito drástico na temperatura com a desordem, isso pode restringir muito o fluxo de ar, criando mais problemas para você e algo que você definitivamente deve evitar.

Amplo fluxo de ar

Outra dica muito importante que eu poderia dar é que você precisará de bastante fluxo de ar no que diz respeito ao seu PC e às temperaturas gerais também. Você pode ir para um fluxo de ar positivo ou um fluxo de ar equilibrado, mas o que você deve ter certeza é o fato de que você precisará permitir que ar fresco entre no gabinete do PC e ar quente fora do gabinete do PC.

Dessa forma, um fluxo de ar positivo será mantido e você não enfrentará problemas no que diz respeito à experiência geral. Além disso, se você deseja manter um amplo fluxo de ar em seu caso, obtenha um dos estes fãs, esses fãs são pessoalmente escolhidos por nossos revisores por causa de seu desempenho e funcionalidade. Então você está pronto aqui!

Limpe a caixa

Isso é algo que muitas pessoas não estão cientes, mas a poeira é uma das principais razões pelas quais nossos computadores esquentam mais do que deveriam. Se você está tentando garantir que seu PC permaneça o mais frio possível, certifique-se de limpar o gabinete regularmente e certifique-se de que não haja poeira.

Alguns dos locais mais comuns onde a poeira se acumula são as pás do ventilador, o radiador e a fonte de alimentação. No entanto, geralmente é aconselhável limpar todo o gabinete, em vez de apenas os componentes que mencionei antes.

Cuide da pasta térmica

Normalmente, a aplicação de pasta térmica não é algo que você precisará alterar repetidamente, mas você precisa entender que na verdade é um dos fatores mais importantes envolvidos. A razão por trás disso é bastante simples, para ser honesto. A pasta térmica para de funcionar depois de alguns anos, isso funciona tanto para a CPU quanto para a GPU.

Portanto, se você está percebendo temperaturas altas apesar de ter tudo sob controle, certifique-se de verificar a pasta térmica e ver se é necessário trocá-la.

Verifique se a temperatura ambiente está boa

Uma das coisas que muitas pessoas não têm ideia sobre sempre que estão tentando garantir que seu PC funcione o mais frio possível é que eles não levam em consideração a temperatura ambiente. Acredite ou não, a temperatura da sua sala ou de onde você colocou o PC desempenha um grande papel no fato de o seu PC estar frio ou quente.

Se quiser aproveitar ao máximo a situação em questão, você pode colocar seu computador em uma sala com ar-condicionado, ou pelo menos em uma sala onde a temperatura não seja tão alta o tempo todo.

Conclusão

Não há como negar que certificar-se de que seu computador está funcionando da maneira mais legal possível é talvez uma das coisas mais importantes que existe. Muitas pessoas ignoram completamente este fator e realmente não prestam muita atenção. A coisa certa a fazer é ser o mais cuidadoso possível sempre que você estiver procurando para garantir que as temperaturas não aumentem.

Lembre-se de que se o seu computador ficar constantemente mais quente do que a média, isso pode afetar seriamente a vida útil dos componentes que você está usando, e isso nunca é o certo. Com este guia, você poderá reduzir a temperatura geral do seu computador até certo ponto e sem problemas.