O Opera permite que os usuários atualizem para a versão mais recente do navegador

Tecnologia / O Opera permite que os usuários atualizem para a versão mais recente do navegador 1 minuto lido

Opera Software AS



O navegador Opera lançou a versão 54.0.2952.41 hoje, e binários pré-compilados já estão disponíveis para várias plataformas populares. Parece que os atuais desenvolvedores do Opera estão se dedicando novamente a garantir que seu navegador seja compatível com o maior número possível de plataformas de desktops e laptops.

O site oficial de FTP está oferecendo instaladores de configuração para máquinas Windows de 32 e 64 bits. Alguns desenvolvedores de software estão eliminando atualizações para pessoas que continuam a usar equipamentos i386, mas parece que o Opera planeja continuar a oferecer suporte a ambos sabores do Microsoft Windows por algum tempo. Também existem pacotes de atualização automática oferecidos para usuários existentes do Opera em ambas as arquiteturas.



Os usuários do macOS poderão encontrar um novo arquivo de configuração distribuído como uma imagem de disco da Apple, que deve preservar as permissões exclusivas necessárias para fazer o novo navegador rodar no hardware proprietário da Apple. As implantações existentes do Opera nas plataformas macOS e OS X podem ser facilmente atualizadas com o arquivo .tar.xz incluído.



Os fãs de código aberto também não foram deixados de fora da chuva. O FTP lista os pacotes DEB e RPM para esta nova versão do Opera, embora apenas máquinas amd64 sejam suportadas. No entanto, isso deve suportar a maioria das instalações modernas do Ubuntu e Fedora. Aqueles que estão usando as outras * distribuições buntu, bem como o Linux Mint de 64 bits, também não devem ter nenhum problema em adicionar o pacote.



As manchetes de notícias recentes trazem histórias sobre como os navegadores mais recentes têm ajudado a reduzir drasticamente o risco de vários tipos de ataques cibernéticos, já que as ferramentas que esses ataques usam funcionam com tecnologias mais antigas. Como resultado, aqueles que desejam ter certeza de que estão seguros podem aproveitar essa atualização gratuita.

Alguns comentaristas também podem considerar a implantação do navegador Opera como um exemplo útil de segurança através da obscuridade. Como menos pessoas o usam atualmente, há menos risco de um ataque cibernético explorar diretamente uma vulnerabilidade encontrada em seu código.

O Opera está se tornando rapidamente o navegador mais popular em algumas partes do mundo. Embora comande apenas menos de 3% da participação de mercado atualmente, os especialistas prevêem um crescimento contínuo nos próximos anos.