O Windows 11 não pode instalar a atualização KB5016629? Aqui está a correção!



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

A Microsoft lançou a atualização KB5016629 do Windows para resolver um problema com o menu Iniciar no Windows 11. No entanto, ao contrário de outras atualizações que são instaladas automaticamente em segundo plano, os usuários têm encontrado alguns problemas com esta atualização.





Na maioria dos casos, ele falha ao instalar por motivos desconhecidos. Nossa equipe realizou uma pesquisa para chegar ao fundo disso e descobriu que é provável que você encontre problemas com essa atualização específica devido a um ou mais dos seguintes motivos:



  • Aplicativo Malwarebytes – Em alguns casos, o problema foi causado pelo Malwarebytes, que estava bloqueando a instalação da atualização devido a um falso alarme de segurança. Se você estiver usando este programa, desative-o e tente instalar a atualização.
  • Proteção em tempo real – Esta causa é semelhante à primeira que acabamos de discutir. O recurso de proteção em tempo real do Windows também pode bloquear a instalação de atualizações e programas seguros no sistema. Você pode desativar esse recurso temporariamente e depois instalar a atualização.
  • NET 3.5 Framework – Em alguns casos, o problema também foi causado devido ao NET 3.5 Framework no sistema. Se esta estrutura estiver habilitada em seu sistema Windows, desligue-a temporariamente e verifique se isso resolve o problema.

Agora que você conhece as possíveis causas, vamos dar uma olhada nas soluções que ajudaram outros usuários afetados a corrigir o problema subjacente e instalar a atualização KB5016629.

1. Desative Malwarebytes (se aplicável)

Um dos motivos mais comuns que impedem o Windows de instalar a atualização KB5016629 é o Malwarebytes. Aparentemente, o aplicativo sinaliza a atualização como uma ameaça ao sistema devido a um alarme falso e a bloqueia totalmente.

Se você estiver usando o Malwarebytes, a primeira coisa que você precisa fazer em caso de erro é desativar o programa temporariamente. O mesmo vale para qualquer outro programa de segurança que você tenha instalado em seu sistema, pois pode fazer o mesmo.



Aqui está como você pode proceder:

  1. Clique com o botão direito do mouse no ícone Malwarebytes na bandeja do sistema e desmarque o Proteção contra malware opção.

    Desative a proteção contra malware

  2. A seguir, escolha Sair do Malwarebytes no menu de contexto.

É isso! Você pode desativar outros programas de segurança da mesma maneira. Basta clicar com o botão direito do mouse no ícone na barra de tarefas e escolher Desativar até a próxima reinicialização. Depois que a atualização KB5016629 estiver instalada, reinicie o PC para habilitar o programa novamente.

Manter esses programas desabilitados por muito tempo não é recomendado, pois isso pode tornar seu sistema vulnerável a riscos de segurança.

2. Desative o NET 3.5 Framework

O .NET Framework é uma estrutura de software proprietária da Microsoft para Windows. Ele permite que os desenvolvedores criem e executem programas C#, C++, F# e Visual Basic.

Em alguns casos, os usuários relataram que o problema em consideração foi causado pelo framework Net 3.5 e conseguiram resolver o problema desabilitando-o. É por isso que sugerimos que você tente desativá-lo também e veja se isso funciona para você.

Aqui está tudo o que você precisa fazer:

  1. Digite Painel de Controle na pesquisa do Windows e clique em Abrir .
  2. Na janela a seguir, escolha Programas da lista de opções disponíveis.
  3. Escolha o Ativar ou desativar o recurso do Windows do painel esquerdo.

    Clique em Ativar ou desativar recursos do Windows

  4. Desmarque . NET Framework 3.5 e clique OK para salvar as alterações.

    Desabilitar o .NET Framework 3.5

Feito isso, reinicie o PC e tente instalar a atualização novamente. Se você conseguir instalar a atualização com êxito, poderá habilitar a estrutura Net 3.5 novamente. Basta seguir as etapas listadas acima novamente e marcar a opção .NET Framework 3.5.

3. Desative a proteção em tempo real

Esse método está relacionado ao primeiro método que discutimos neste guia. Se você não estiver usando nenhum programa de segurança de terceiros em seu sistema, tente desabilitar a proteção em tempo real no Windows Defender.

A proteção em tempo real é responsável por impedir que malwares sejam instalados em seu sistema. No entanto, como o Malwarebytes, ele também pode impedir que atualizações legítimas como KB5016629 sejam instaladas em seu sistema após considerá-las falsamente como defeituosas.

Veja como você desabilita o recurso de proteção em tempo real:

  1. aperte o Ganhar + eu chaves para abrir as Configurações do Windows.
  2. Na janela a seguir, escolha Privacidade e segurança do painel esquerdo.
  3. Agora, clique em Segurança do Windows .

    Escolha a Segurança do Windows

  4. Escolher Proteção contra vírus e ameaças .

    Clique em Proteção contra vírus e ameaças

  5. Isso iniciará uma tela de segurança do Windows. Clique no Gerenciar configurações hiperlink nele.

    Clique no hiperlink Gerenciar configurações

  6. Em seguida, desligue a alternância para Proteção em tempo real .

    Desative a proteção em tempo real

Se você estiver tendo problemas para seguir essas etapas, também poderá desabilitar esse recurso via Powershell para instalar o KB5016629. Aqui está como:

  1. Digite Powershell na pesquisa do Windows e clique em Executar como administrador .
  2. Dentro da janela do Powershell, digite o comando mencionado abaixo e pressione Digitar para executá-lo:
    Set-MpPreference -DisableRealtimeMonitoring $true

    Desative o monitoramento em tempo real no prompt de comando

Agora você pode tentar instalar a atualização novamente e ver se desabilitar esse recurso fez alguma diferença. Independentemente disso, é altamente recomendável ativar o recurso de proteção em tempo real assim que terminar, pois é crucial para a segurança do seu sistema.

Se você também deseja habilitá-lo de volta via Powershell, execute o seguinte comando:

Set-MpPreference -DisableRealtimeMonitoring $false

Habilite o monitoramento em tempo real novamente

4. Instale a atualização manualmente

Caso nenhum desses métodos funcione para você ou se você não quiser seguir as etapas, poderá instalá-lo à força por meio do Catálogo do Microsoft Update seguindo estas etapas:

  1. Inicie o seu navegador e vá para o Catálogo do Microsoft Update .
  2. Modelo KB5016629 na barra de pesquisa na tela e clique em Digitar .

    Digite o número KB no catálogo do Microsoft Update

  3. Localize a atualização que deseja instalar de acordo com o seu dispositivo e clique no botão Botão de download associado a isso.

    Clique no botão Baixar

  4. Depois de baixar o arquivo, execute-o e siga as instruções para concluir a instalação.

5. Atualize por meio da Ferramenta de criação de mídia

Você também pode tentar instalar a atualização diretamente por meio da Ferramenta de criação de mídia. Essa correção foi sugerida pela equipe oficial da Microsoft, portanto, é seguro dizer que ela deve resolver o problema rapidamente.

Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Inicie seu navegador e navegue até o página oficial de download para a ferramenta de criação de mídia.
  2. Na página de download, clique no botão Baixe Agora botão em Criar mídia de instalação do Windows 10.

    Clique no botão Baixar agora

  3. Após o download do arquivo, clique duas vezes nele para abri-lo. Acertar Sim no prompt do Controle de Conta de Usuário (UAC).
  4. Na tela seguinte, clique no botão Botão Aceitar .
  5. Após a verificação inicial, selecione Atualizar este PC agora e clique em Próximo .
  6. Aguarde o download do ISO do Windows e clique em Aceitar . A ferramenta de criação de mídia atualizará seu sistema operacional depois que cada atualização for baixada localmente.
  7. Instale todas as atualizações pendentes depois de baixá-las.
  8. Quando a instalação estiver concluída, reinicie o seu PC.

Espero que isso instale com êxito a atualização KB5016629 em seu computador.