NVMe PCIe M.2 vs. SATA - O que você deve comprar e por quê?

Periféricos / NVMe PCIe M.2 vs. SATA - O que você deve comprar e por quê? 4 minutos lidos

Felizmente, todos estão cientes do ganho de desempenho que você pode obter ao atualizar de um disco rígido mecânico para qualquer tipo de SSD. A diferença de velocidade é enorme. O armazenamento em flash cobre o chão com discos rígidos quando se trata de desempenho, confiabilidade e eficiência geral. É por isso que os SSDs têm acumulado tanta atenção ao longo dos anos. O armazenamento flash já foi uma novidade para sistemas de ponta, mas felizmente, ao longo dos anos, as quedas de preços tornaram o armazenamento flash acessível a quase todos os consumidores.



Mas mesmo o armazenamento em flash pode vir em diferentes formas e tamanhos. Já falamos sobre os SSDs NVMe M.2, mas hoje iremos compará-los a outras formas de armazenamento flash, como SATA e mSATA. Vamos colocar as velocidades extremamente rápidas dos drives NVMe em teste e descobrir se você deve pagar a mais pelo desempenho.

Tipos de unidades M.2



Quando a maioria das pessoas pensa em drives M.2, pensa em drives pequenos super rápidos que usam uma conexão PCIe e o protocolo NVMe. O que você pode não perceber é que mesmo o M.2 vem em diferentes variações.



#AntevisãoNomeVelocidade de leituraVelocidade de escritaResistênciaCompra
01 SSD Samsung 970 EVO3500 Mb / s2500 Mb / s600 TBW

Verifique o preço
02 WD BLACK NVMe M.2 SSD3400 Mb / s2800 Mb / s600 TBW

Verifique o preço
03 Corsair Force MP5003000 Mb / s2400 Mb / sN / D

Verifique o preço
04 SAMSUNG 970 PRO3500 Mb / s2700 Mb / s1200 TBW

Verifique o preço
05 ADATA XPG XS82003200 Mb / s1700 Mb / s640 tbw

Verifique o preço
#01
Antevisão
NomeSSD Samsung 970 EVO
Velocidade de leitura3500 Mb / s
Velocidade de escrita2500 Mb / s
Resistência600 TBW
Compra

Verifique o preço
#02
Antevisão
NomeWD BLACK NVMe M.2 SSD
Velocidade de leitura3400 Mb / s
Velocidade de escrita2800 Mb / s
Resistência600 TBW
Compra

Verifique o preço
#03
Antevisão
NomeCorsair Force MP500
Velocidade de leitura3000 Mb / s
Velocidade de escrita2400 Mb / s
ResistênciaN / D
Compra

Verifique o preço
#04
Antevisão
NomeSAMSUNG 970 PRO
Velocidade de leitura3500 Mb / s
Velocidade de escrita2700 Mb / s
Resistência1200 TBW
Compra

Verifique o preço
#05
Antevisão
NomeADATA XPG XS8200
Velocidade de leitura3200 Mb / s
Velocidade de escrita1700 Mb / s
Resistência640 tbw
Compra

Verifique o preço

Última atualização em 2021-01-06 às 03:12 / Links afiliados / Imagens da Amazon Product Advertising API



SSDs SATA M.2

Quando o fator de forma M.2 surgiu pela primeira vez, o NVMe ainda não havia sido desenvolvido e a conexão SATA mais antiga foi usada nos primeiros dias. Essas unidades utilizam SATA para transferência de dados que envolve AHCI. Na verdade, o AHCI foi projetado para discos rígidos e remonta a 2004. Em suma, essas foram as primeiras formas de unidades M.2 e ainda são usadas em compilações de orçamento. Esses tipos de unidades se conectam com SATA e obviamente não são compatíveis com PCIe ou NVMe, então não compre estes se sua placa-mãe suportar as unidades PCIe NVMe mais recentes. Essas unidades também não oferecem nenhuma vantagem real sobre as unidades padrão de 2,5 ″, além do formato pequeno, que facilita a instalação em laptops ou pré-fabricados.

SSDs NVMe PCIe M.2

Essas unidades são a forma de armazenamento extremamente rápido que passamos a adorar. Eles usam uma conexão PCIe na placa-mãe. O barramento PCIe permite uma taxa de transferência de dados muito mais rápida e isso é parte da razão pela qual eles são muito mais rápidos. O outro aspecto importante dessas unidades é o NVMe. NVMe é uma forma de transferência de dados conhecida como protocolo NVMe. Em termos simples, AHCI é uma forma muito mais antiga de transferência de dados e destinada ao uso com discos rígidos. NVMe é construído exclusivamente para armazenamento flash e contribui para velocidades ainda mais rápidas do que as unidades SATA normais.



SATA vs mSATA vs Nvme

SATA

SATA se tornou um padrão universal para conectar todas as formas de armazenamento ao longo dos anos. A versão mais recente dessa interface é SATA III, que tem uma largura de banda de 6 Gb / se a taxa de transferência suportada por essa interface é de 600 Mb / s. Mesmo que SATA não seja a interface mais rápida para armazenamento atualmente, ainda é o padrão da indústria e os drives flash podem utilizar totalmente seu potencial. O infeliz é que o armazenamento flash é capaz de velocidades muito mais rápidas do que o SATA pode fornecer. O SATA, na verdade, limita todo o potencial de um SSD. É por isso que novos fatores de forma e interfaces estão sendo usados ​​para as unidades mais velozes.

mSATA

Mini SATA ou mSATA combina tudo o que é ótimo sobre SATA em um formato pequeno. É basicamente um SSD sem a caixa de 2,5 ″. É freqüentemente usado em laptops com espaço limitado. Ele tem quase a mesma largura de banda e taxa de transferência que uma unidade SATA regular teria e não há nenhuma queda de desempenho perceptível entre SSDs SATA e SSDs mSATA. Infelizmente, esse formato está lentamente se tornando obsoleto devido ao aumento do M.2. Quase todas as placas-mãe mais novas têm um slot M.2 e todos os laptops mais recentes também oferecem suporte a M.2. Com as unidades M.2 NVMe sendo a opção mais rápida e as unidades SATA regulares oferecendo o mesmo desempenho que mSATA, realmente não há mais razão para comprar esses tipos de unidades. A menos que você tenha um laptop antigo que não tenha um slot M.2 e queira atualizá-lo para um SSD, provavelmente ele tem uma porta mSATA. Nesse cenário, você pode usar unidades mSATA.

NVMe

O protocolo expresso de memória não volátil (NVMe) é o sucessor do AHCI. NVMe foi desenvolvido com armazenamento puramente flash em mente. O NVMe funciona de maneira semelhante aos processadores com maior contagem de núcleos. O que queremos dizer com isso é que o NVMe divide certas cargas de trabalho em partes menores para serem processadas mais rapidamente e acessadas mais facilmente. Isso aproveita a capacidade do armazenamento flash de acessar dados em um ritmo rápido. As unidades NVMe usam uma conexão PCIe na placa-mãe. O PCIe é muito mais rápido do que o SATA e ajuda o armazenamento flash a atingir todo o seu potencial. Esses tipos de unidades vêm em dois formatos. M.2 e adicionar cartões. Já falamos sobre o M.2 em detalhes antes, então vamos discutir brevemente as placas de expansão. Esses SSDs têm a mesma velocidade que os drives M.2 NVMe, embora usem um slot x8 ou x16 na placa-mãe, geralmente localizado abaixo do processador. Eles se conectam à placa-mãe de maneira semelhante às placas de vídeo.

Pensamentos finais

Depois de ler todas as informações acima, você está totalmente ciente dos benefícios de um drive NVMe. O NVMe realmente leva a velocidade a outro nível e está quilômetros à frente da SATA. Com tudo isso em mente, vale a pena seu dinheiro? Bem, a resposta a essa pergunta depende inteiramente de quanto desempenho você deseja de seu sistema e que tipo de trabalho você está fazendo nele. O que podemos dizer com certeza é que os drives NVMe serão mais rápidos em quase todas as tarefas que você puder realizar. Desde inicializar o Windows até iniciar um jogo ou editar um vídeo. Se seu orçamento permitir, definitivamente recomendamos dar uma chance aos SSDs de NVMe, e se você está procurando comprar o melhor dos melhores, dê uma olhada em nosso nossas melhores escolhas aqui.