MBR VS GPT? Qual é o melhor? e como converter GPT para MBR ou MBR para GPT?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Você pode ter experimentado erros relacionados a MBR ou GPT durante a instalação do sistema operacional ou perguntado que tipo de esquema de partição você deseja para seu disco rígido. Existem dois tipos de esquemas de partição: MBR e GPT. Ambos os esquemas funcionam de forma semelhante, mas existem algumas grandes diferenças entre eles, que você deve saber ao instalar o sistema operacional ou até mesmo comprar um novo PC. Este guia cobrirá todos os tópicos relacionados ao MBR e GPT.



  MBR VS GPT Qual é melhor? e como converter GPT para MBR ou MBR para GPT?

MBR VS GPT Qual é melhor? e como converter GPT para MBR ou MBR para GPT?



1. O que é MBR?

MBR é uma forma abreviada de Master Boot Record, é um esquema antigo para o sistema de computador desatualizado. O MBR foi introduzido em 1983 e é totalmente compatível com as placas-mãe e CPUs mais antigas. Ele contém todas as informações relacionadas ao disco, como partições, espaço em disco, etc. Além disso, fornece detalhes sobre o SO, pois pode ser necessário para inicializar o sistema.



1.1. Limitações do MBR

Existem algumas limitações de usar o estilo de partição MBR, mencionamos algumas delas abaixo:

  • Você pode criar até 4 partições primárias. No entanto, se sobrar algum espaço após a criação de uma partição primária, você pode usar o espaço restante criando a partição estendida.
  • Você não pode atribuir mais de 2 TB em um disco MBR. Você precisará convertê-lo para GPT, pois o MBR não suporta mais de 2 TB. No entanto, requer que o BIOS UEFI esteja ativado, o que descreveremos mais tarde.

1.2. Quando usar o MBR?

Se você tem uma CPU mais antiga, deve ficar com o MBR, pois o MBR foi criado para CPUs anteriores e é totalmente compatível com as CPUs mais antigas. No entanto, o MBR não suporta o Verificação de redundância Cíclica (CRC), e é por isso que dados antigos, como imagens e arquivos, geralmente são corrompidos.

2. O que é GPT?

GPT é uma abreviação de Tabela de partição GUID . É uma versão avançada do MBR e é usada com as CPUs mais atualizadas. No geral, é melhor que o MBR em muitas situações, pois suporta o Cyclic Redundancy Check (CRC), uma função que verifica dados antigos de tempos em tempos para que os dados não sejam corrompidos. Discutiremos mais diferenças importantes abaixo, pois essa não é uma delas.



2.1 Limitações do GPT

Abaixo estão as limitações do GPT:

  • O GPT pode ter até 9,4 Zetabytes . Se o convertermos para terabytes, a resposta que obteremos é nove bilhões e quatrocentos milhões de TB. Isso significa que você pode usar qualquer tamanho de disco rígido e o estilo de partição GPT o suportará.
  • Se você tiver um estilo de partição GPT atribuído ao seu disco, poderá criar até 128 partições primárias em um único disco, o que é mais que suficiente.
  • A GPT contém tabelas de partição primária e de backup para integridade de dados.

2.2. Quando usar o GPT?

O GPT está substituindo o MBR, como muitos usuários recomendam, e usa o GPT sobre o MBR devido à sua inicialização rápida. Apesar disso, se o seu sistema não for muito antigo e você tiver mais de 2 TB de disco rígido, precisará optar pelo GPT, pois o MBR não suporta mais de 2 TB.

3. MBR VS GPT (Comparação Completa)

Aqui está uma comparação completa do MBR VS GPT. O MBR não suporta mais de 2 TB, enquanto o GPT pode ter até espaço em disco ilimitado, pois suporta até 9,4 Zettabytes. O MBR pode ter até 4 partições primárias, enquanto o GPT pode ter até 128 partições primárias. O GPT suporta a verificação de redundância cíclica (CRC) para a integridade dos dados, enquanto o MBR não o suporta. Até agora, o GPT é melhor que o MBR, mas, como dissemos anteriormente, você deve ter o sistema de computador mais recente para usar o estilo de partição GPT e a placa-mãe deve suportar o modo de inicialização UEFI. Portanto, lembre-se de que, antes de converter MBR para GPT, verifique se seu sistema suporta o modo de inicialização UEFI.

4. Por que MBR ou GPT está relacionado a UEFI ou Legacy?

O modo Legacy suporta MBR e o modo GPT suporta UEFI. Lembre-se, você não pode atribuir GPT a menos que tenha o modo de inicialização UEFI ativado. A mesma coisa se aplica ao MBR também. Se você deseja o estilo de partição MBR para o seu disco rígido, o modo de inicialização herdado deve ser ativado nas configurações do BIOS da sua placa-mãe.

Além disso, se você tiver uma unidade inicializável do Windows com um esquema MBR, mas tiver o modo UEFI ativado, as duas situações provavelmente aparecerão. Primeiro, o USB pode não inicializar até que você altere seu BIOS de UEFI para Legacy, e o segundo cenário é que você pode receber uma mensagem de erro que O Windows não pode ser instalado na unidade .

Agora vamos ver outro cenário. Suponha que você esteja tentando instalar o Windows a partir de uma unidade USB inicializável, mas a imagem do disco tenha uma partição GPT e o disco rígido tenha uma partição MBR. Nesse caso, baixe a imagem de disco do Windows com o esquema MBR ou converta MBR em GPT para corrigir os erros de disco ao instalar o Windows. Portanto, é importante confirmar antes de instalar o Windows que tipo de estilo de partição e modo de BIOS serão compatíveis com seu sistema.

5. Como converter MBR em GPT sem perder dados?

Existem algumas maneiras de converter MBR em GPT ou GPT em MBR. Se você tiver dados importantes e quiser converter o estilo de partição sem perder os dados, siga as etapas.

5.1 Converter MBR para GPT via MBR2GPT

MBR2GPT é um utilitário embutido do Windows que converte MBR em GPT sem perder dados e criando um backup completo de um disco rígido do sistema. Para executar este utilitário, você precisará inicializar o Windows em um ambiente de pré-instalação. Para fazê-lo:

  1. Pressione a tecla Windows e clique no botão Power. Mantendo pressionada a tecla Shift, clique em Reiniciar
  2. Após reiniciar, você será direcionado para a tela de opções
      Navegando para solucionar problemas

    Navegando para a solução de problemas avançada

  3. Vamos para Solucionar problemas > Configurações avançadas do sistema > Prompt de comando
  4. Isso reiniciará seu computador. Abra o prompt de comando no ambiente de pré-instalação
      Abrindo o Prompt de Comando

    Abrindo o Prompt de Comando

  5. Agora digite o seguinte comando para validar todos os discos
    mbr2gpt /validate
  6. Agora para converter o disco do sistema, digite o seguinte comando
    mbr2gpt /convert
      Convertendo MBR para GPT

    Convertendo MBR para GPT

    Observação: Você não precisa mencionar o número do disco, mas caso não queira converter o disco do sistema, digite o seguinte comando com o número do disco

    mbr2gpt /convert /disk:[enter your disk number here] /allowFullOS
  7. Se os comandos acima retornarem mensagens de erro, verifique o número do disco ou certifique-se de que o disco que você deseja converter tenha um estilo de partição MBR. Caso contrário, você receberá mensagens de erro.
  8. Agora, depois de converter o disco do sistema de MBR para GPT, você precisará habilitar o modo UEFI e a inicialização segura do BIOS da placa-mãe. Siga os passos:
  9. Reinicie o computador e aguarde o logotipo do fabricante aparecer
  10. Depois de ver o logotipo, pressione uma das seguintes teclas de acordo com o seu sistema para entrar nas configurações de bios da placa-mãe
     F2, F8, F12, and Delete 
  11. Agora encontre a guia de opções de inicialização e ative o Modo UEFI
      Ativando o modo UEFI

    Ativando o modo UEFI

  12. Então vá para Segurança para habilitar o Modo de segurança
      Ativando a inicialização segura

    Ativando a inicialização segura

  13. Uma vez feito, salve as alterações e saia das configurações do BIOS para inicializar a partir do disco GPT
  14. Se tudo funcionar corretamente, o disco do sistema foi convertido para GPT.

5.2. Converter GPT para MBR via software de terceiros

Outra maneira de converter GPT para MBR ou MBR para GPT sem perder os dados é baixar e instalar softwares como AOMEI Partition Assistant e EaseUS para converter o estilo de partição do disco. No entanto, vai custar-lhe cerca de 39 dólares. Não recomendamos comprá-los, pois alguns outros métodos podem ajudar.

6. Converter MBR em GPT ou GPT em MBR via Gerenciamento de disco

  1. Para aplicar este método, você precisará excluir todos os seus dados do disco rígido. Para fazer isso:
  2. aperte o janelas chave e tipo Criar e formatar partições de disco rígido
      Abrindo o Gerenciamento de Disco

    Abrindo o Gerenciamento de Disco

  3. Abra as configurações de gerenciamento de disco e clique com o botão direito do mouse no disco que deseja converter
  4. Clique Excluir volume e espere ser deletado
      Excluindo Volume

    Excluindo Volume

  5. Uma vez que mostra Unallocated, clique com o botão direito do mouse e clique em Oculto para GPT Disco ou Converter para disco MBR
  6. Uma vez feito, o disco deve ser convertido com sucesso.

7. Converta MBR para GPT ou GPT para MBR via Diskpart

Diskpart também é um utilitário de linha de comando para converter o estilo de partição de disco. No entanto, você não terá mais acesso aos seus dados após alterar o estilo de partição do disco. Portanto, crie um backup de todos os seus dados antes de executar esses comandos. Abaixo seguem as instruções:

  1. Clique Menu Iniciar e digite prompt de comando
  2. Clique com o botão direito do mouse Prompt de comando e escolha Executar como administrador
      Abrindo o prompt de comando com o modo de administrador

    Abrindo o prompt de comando com o modo de administrador

  3. Agora para iniciar o processo, digite o Parte de disco e bater Digitar
  4. Modelo disco de lista e pressione Digitar
      Executando comandos do Diskpart

    Executando comandos do Diskpart

  5. Agora, se você deseja converter o disco do sistema, precisa inicializar uma unidade USB do Windows e digitar selecione o disco 0 no terminal. Caso contrário, digite o selecione o disco 1
  6. Após selecionar o disco, digite os seguintes comandos um por um
    clean
    list disk
    select disk 1
    convert gpt

    Observação: Para converter um disco do sistema, substitua 1 pelo número do disco do sistema, que pode ser 0

  7. Uma vez feito, o disco 1 foi convertido em GPT.