Hardware / CPUs Intel ‘Rocket Lake’ Desktop detalhadas com 8C / 16T Core i9, 8C / 12T Core i7 e 6C / 12T Core i5 3 minutos lidos

Intel

As CPUs para desktop ‘Rocket Lake’ de próxima geração da Intel já estão online há algum tempo. Estes parecem diretamente competir com as CPUs Ryzen 4000 Vermeer da AMD que são baseados na arquitetura ZEN 2. O último vazamento indica que as CPUs Rocket Lake são um pouco estranhas mistura de núcleos, arquitetura e outros aspectos mais refinados que vão para a engenharia de processador. É, no entanto, importante notar que as CPUs Intel Rocket Lake ainda são baseadas no arcaico 14nm Fabrication Node.

Um roteiro que vazou das CPUs Intel Rocket Lake oferece alguns detalhes muito interessantes. Aparentemente, a Intel está tentando atender ao crescente segmento empresarial com a próxima família Rocket Lake Desktop vPRO. A linha Intel vPro sempre foi composta de CPUs padrão para desktop com recursos de segurança adicionais por meio da plataforma Intel vPro.

Roteiro de configurações de CPU para desktop Intel Rocket Lake Vazamento:

O roteiro que vazou indica que há pelo menos três CPUs de desktop Rocket Lake-S desbloqueadas ou série 'K' sendo preparadas na Intel. Há uma grande probabilidade de que a Intel possa estar desenvolvendo apenas algumas iterações de CPU com eficiência energética com perfis TDP como o padrão de 65W e 35W. No entanto, atualmente, apenas os modelos um pouco mais sofisticados com 125W PL1 (energia do clock base) TDP são visíveis. É importante notar que os limites PL2 (potência Boost Clocks) devem variar entre 220-250W.

[Crédito da imagem: VideoCardz]

• Intel 11ª geração Core i9 vPRO - 8 Core / 16 Thread, 16 MB Cache
  • Intel 11ª geração Core i7 vPRO - 8 Core / 12 Thread, 16 MB Cache
  • Intel 11ª geração Core i5 vPRO - 6 núcleos / 12 threads, 12 MB de cache

Intel 11ª geração Rocket Lake Desktop Grade Core i9, Core i7, Core i5 Especificações:

Esperava-se que a família de CPUs Rocket Lake-S Desktop da Intel chegasse a 8 núcleos e 16 threads no máximo. O Intel 11 desbloqueadoº-A variante Gen Rocket Lake Core i9 supostamente embala 8 núcleos e 16 threads. A propósito, isso é um pouco menor do que a configuração 10C / 20T do 10 da Intelº-Gen Core i9-10900K.

É muito provável que a Intel justifique ou compense a redução de núcleos e threads usando uma nova arquitetura que é supostamente um híbrido de Sunny Cove (Ice Lake) e Willow Cove (Tiger Lake). Além disso, o Core i9 Rocket Lake-S de 11ª geração também possui 16 MB de cache. Resta ver o quão bem estes 11º-As CPUs Gen funcionam com menor contagem de Core e Thread. Além disso, todo o array é fabricado no Nó de 14 nm.

[Crédito da imagem: WCCFTech]

O Intel Rocket Lake Core i7 de 11ª geração embalará 8 núcleos, mas terá 12 em vez de 16 threads. Embora a contagem de threads pareça improvável, a Intel pode ser capaz de projetar tal CPU apenas para aumentar a segmentação. Além disso, é bastante provável que este Core i7 seja apenas uma variante binned ligeiramente inferior do Core i9.

O Intel Rocket Lake Core i5 de 11ª geração, no entanto, adere ao formato 6C / 12T padrão e vem com cache de 12 MB. A configuração é bastante semelhante à da geração anterior, mas os compradores podem esperar um desempenho aprimorado por causa das velocidades de clock mais altas e da arquitetura mais recente.

Recursos das CPUs Intel Rocket Lake de 11ª geração para desktop:

O nível de desktop Intel Rocket Lake de 11ª geração é claramente voltado para o segmento empresarial. É uma mistura bastante curiosa de arquitetura e tecnologia central. Alguns dos destaques dessas futuras CPUs da Intel são os seguintes:

• Maior desempenho com nova arquitetura de núcleo de processador
  • Nova arquitetura gráfica Xe
  • Velocidades DDR4 aumentadas
  • Pistas CPU PCIe 4.0
  • Tela aprimorada (HDMI 2.0 integrado, HBR3)
  • Adicionadas pistas PCIe x4 da CPU = 20 pistas PCIe 4.0 da CPU total
  • Mídia avançada (12 bits AV1 / HVEC, compressão E2E)
  • CPU Attached Storage ou Intel Optane Memory
  • Novos recursos e capacidades de overclocking
  • Descarregamento de áudio USB
  • CNVi e Wireless-AX integrados
  • USB 3.2 Gen 2 × 2 (20G) integrado
  • LAN discreta Ethernet 2,5 Gb
  • DIscrete Intel Thunderbolt 4 (compatível com USB4)

[Crédito da imagem: VideoCardz]

Relatórios indicam que essas novas CPUs serão encaixadas dentro da série de placas-mãe Z590. Certamente será interessante ver como o segmento corporativo reage a esses processadores, especialmente quando AMD está se desenvolvendo rapidamente sua próxima geração CPUs ZEN 3 Ryzen 4000 Series .

Tag intel