Hardware / Vazamento de roteiro para desktops e celulares da Intel: nenhum processo de 10 nm até 2022 2 minutos lidos Intel

Roteiro de arquitetura

Sabemos que todos os gigantes do silício estão tentando tornar seus nós de processo cada vez menores a cada ano. As razões para isso são muito simples, melhor dissipação de calor e mais poder de processamento. Mas, parece que o maior fabricante de chips (Intel) está sendo adiado a cada ano. Eles lançaram recentemente os processadores móveis de 9ª geração, que ostentavam sua antiga arquitetura de 14 nm. Por outro lado, seu maior rival, a AMD, já está se concentrando no processo de 7 nm da GlobarFoundries para processadores Ryzen de 3ª geração.

Este é apenas o começo da história, já que os vazamentos em relação ao futuro roteiro da Intel sugerem que eles seguirão o processo de 14nm em seus próximos lançamentos também. Embora não haja nada certo com o fato de que eles 'querem' ficar com o processo mais antigo, a única inferência favorável que pode ser derivada disso pode ser melhores velocidades de clock.

No passado, a Intel foi muito ativa em relação ao uso do processo de 10 nm para sua arquitetura Sunny Cove. O roteiro vazado sugere que eles não serão capazes de estabilizar o nó do processo até depois de 2021.

Tweakers vazou o alegado roteiro; ele detalha os lançamentos do departamento de desktop e móvel para o futuro. Embora a legitimidade de qualquer uma dessas fotos nunca possa ser confirmada, o alegado roteiro é referenciado com o programa SIP da Intel com DELL, o que adiciona credibilidade ao vazamento

Linha de desktop

Começando com a linha de desktop, a linha atual que consiste em processadores com até 8 núcleos multithread se enquadra na atualização de café lake-S de 9ª geração. Depois disso, a Intel se concentrará principalmente em aumentar a contagem de núcleos brutos em sua linha de consumidores, mantendo o processo de 14nm ++. No segundo trimestre de 2020, eles lançarão os processadores Comet lake-S, que terão processadores com até 10 núcleos.

tweakers.net

Processadores desktop

O roteiro sugere que a Intel será capaz de entregar processadores fabricados sob o processo de 10nm em 2022. Agora, 2022 é o provável ano de lançamento de sua arquitetura Ocean Cove, que será duas gerações superior à arquitetura Sunny Cove.

O roteiro não tem nada de interessado relacionado à família Xeon E também. Os processadores Xeon serão capazes de utilizar a próxima interface PCIe 4.0 até o início de 2021, enquanto a AMD está lançando sua plataforma X570 no próximo mês, que será compatível com a referida interface.

Lineup de celular

A linha de celulares, estranhamente, parece mais promissora de acordo com o roteiro. A linha móvel topo de linha com processadores G / H receberá a atualização Comet lake no final de 2020. A Intel lançará os processadores da série Ice lake-U com TDP de 15 a 25 Watts. Esses processadores terão produção limitada, mas uma arquitetura nova para começar.

tweakers.net

Processadores móveis

Por último, a Intel também atualizará seus gráficos integrados. Com o lançamento de sua GPU, eles mudarão a forma como os gráficos integrados funcionam nos chipsets. Atualmente, temos gráficos “on-chip”; estes serão mudados para gráficos “fora do chip”, para obter melhor desempenho térmico e gráfico. O mesmo que eles fizeram com as CPUs Kaby Lake da série G com gráficos VEGA.

Tag intel